Aragão, procurador e ex-ministro: falar mal dos abusos da Lava Jato é sacrilégio?

Marcelo Auler gravou e transcreveu trechos da palestra feita por Eugênio Aragão,  procurador da república e ministro da Justiça por breves dias antes da interrupção do mandato de Dilma Rousseff, a alunos e professores da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, esta semana.

E as palavras são inteiras, corajosas, simples, como para nos mostrar que a instituição a que ele pertence, sem as deformações que a ela impuseram, é de enorme valor para a democracia.

Um trecho basta para que se avalie como isso é verdadeiro:

Aí vem aquela coisa de publicarem escutas que não têm sequer pertinência com o processo: Dona Marisa (mulher de Lula) falando palavrões com seu filho…Pelo amor de Deus, o que isso tem a ver? Isso é pura estratégia de desconstrução de reputação. Não tem nada… As pessoas falam, dentro das suas quatro paredes o que quiserem.  Se ela falar palavrão, é um direito dela, falar palavrão… Se ela está debochando de coxinha, ela tem o direito de debochar de coxinha. Qual é o problema, é a liberdade dela. Não, isso é colocado a público, quando a lei é muito clara: ela diz que as gravações que não dizem respeito ao processo devem ser destruídas, não divulgadas….

Mas está ali: divulgam aquilo que devia ser destruído. Isso é criminoso. Isso é para destruir reputações. Cadê o procurador-geral da República? Cadê o Supremo Tribunal Federal? Cadê os órgãos jurisdicionais se opondo a este abuso? Não, todo mundo fica paradinho. Do Moro não se pode falar mal. Se você falar mal da Lava Jato será um sacrilégio. E aí, pronto, você está sujeito a levar uma chapuletada.

O que diz este procurador da República deveria ser a voz de toda a Procuradoria. os fiscais da lei jamais deveriam se esquecer que direitos também são leis e, como tal, merecem a sua guarda.

Lei a toda a reportagem e veja alguns trechos da palestra de Aragão em vídeo no Blog do Marcelo Auler.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • É isso mesmo.
    Esse Procuradores, incompetentes, e o juiz do Paraná querem passar uma narrativa messiânica de que quaisquer críticas à Lava Jato é querer terminar com ela, o Apocalipse.
    Oras, não dá prá engolir essa.
    Fala mal, é satanização da pessoa, na mesma hora.
    Cada uma, cada conversinha prá boi dormir ...

  • BOMBA! EXTRA!...

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Planalto revela que demissão de Henrique Alves envolve outras delações, não a de Machado

    Por jornalista Jorge Bastos Moreno
    16/06/2016 18:36

    E atenção, nova versão para a demissão de Henrique Alves, dada agora por um ministro palaciano:
    Não tem nada a ver com a delação de Sérgio Machado. Tem a ver com delações que estão por vir à tona.
    --- A delação de Sérgio Machado tem efeito zero na demissão do Henriquinho ( como é chamado o ex-ministro na intimidade.) O presidente interino não deixaria, por coerência, Henriquinho sair só por isso. Ele saiu por outros motivos --- disse o ministro.
    Henrique Alves foi informado que existem outras denúncias mais pesadas contra ele. Lá atrás, numa conversa com Temer, ele garantiu ao presidente que não tinha mais nada contra ele. E tem.

    FONTE, pasme: http://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-moreno/post/planalto-revela-que-demissao-de-henrique-alves-envolve-outras-delacoes-nao-de-machado.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

  • Caro Brito... A lava rato merece esse nome em grande parte graças ao Moro... Mas o Moro teve muita ajuda dos prestimoniosos procuradores fanfarrões. Aquele que tem o wifi de deus, e aquele outro do "grande 171". A lava rato é o que é porque os que a conduzem são quem são!

    A grande ironia é que quem incorpora as virtudes que deveria ter o MP (que nem seu criador as reconheceu na criatura) é exceção, e não a regra.

  • Demais!...
    Deu uma chapuletada em todos os farsantes inimigos da democracia, golpistas!....

  • Leram o Viomundo?

    O que espanta são as cifras. Milhões pra este, milhões pra aquele, milhões vindos do exterior para a campanha do PSDB. Foi muito dinheiro e durante muito tempo.

    O que esta se tentando é salvar o PSDB para udo futuro pela direita. Mas não sera possível.

    Qual o plano B da Globo e Direita Atômica que se dispersa e se reencarna sempre?

  • E os vilas, azedos, e capiaus dizem que o PT faliu a Petrobras!

    RESUMO

    O Vazoduto que canalizava esses milhões todos da Petrobras para a Transpetro foi fundado pelo PSDB com Machado.Para comprar a Câmara. Depois ele virou PMDB . Aécio era o Cunha dessa época e elegeu/comprou 90 deputados

  • Não é de se estranhar que a transpetro esteja exaurida e à venda. Faz parte da cartilha.

    Furam o balanço para uso em campanha e privado, publicam balanço falso e depois fazem sumir a instituição. Bem comportamento da Direita Atômica. Isso vem desde a Privataria.

  • Aragão é dos bons e competentes. Hoje mesmo sai uma nota da PGR afirmando ter havido engano na citação do ex-deputado Marcos Maia, do PT. A alegação é que houve confusão com os Maia do DEM. E fica a pergunta: Depois de um engano colossal desses (um entre outros tantos) o responsável pela PGR não conhece a obrigação de um pedido exclusivo e formal de DESCULPA? Isso seria caso de demissão sumária em país sério. Não precisava nem impeachment. Dos grampos na conversa presidencial já condenados por Teori, então, nem se fala. É caso de conspiração contra o próprio país.

  • E a gente ainda tem que aguentar a Globo, fingindo surpresa, fazendo editorial para falar que a política do Brasil está dominada pela corrupção. E da imprensa? Nada? E a mansão de Paraty? E o dinheiro do BNDES pra Globo? E a sonegação de impostos? E a Mossak-Fonseca? E tem bobo que olha Globo e acredita ainda...

Related Post