Aroeira e a crônica de humor na tragédia do dinheiro nas campanhas

Esta semana tive inveja, daquela boa e sincera inveja , por não ter escrito o que escreveu Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo.

 

A homenagem que merece o Renato Aroeira, cartunista do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, por ser dos – felizmente – ainda nem tão poucos cartunistas que exerce seu ofício sem ser simples repetidor, em graças, da linha empresarial dos jornais – e infelizmente, desta vez – e de boa parte dos jornalistas da grande imprensa. Homenagem que se completou com a ótima entrevista que concedeu, no site, a Pedro Zambarda.

 

Então, resolvi aproveitar o domingo e organizar as charges de Aroeira numa  crônica visual do comportamento vergonhoso de Gilmar Mendes e de Eduardo Cunha na votação do financiamento das campanhas eleitorais com dinheiro das empresas, no STF e na Câmara dos Deputados.

 

Ridendo castigat mores, rindo criticam-se os costumes, é frase de autor incerto, mas de verdade certíssima.

 

Ou castiga a falta, sequer, de modos de Gilmar e de Cunha.

 

Os atores

 

 

Os personagens

 

 

A novela

 

 

O último capítulo

 

 

The End?

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • Reproduzo abaixo o comentário de um leitor do blog conversa afiada, pois achei muito interessante o que ele escreveu:

    "Luis: Já estou fazendo a mais de cinco anos, tenho um filho e quatro anos que nunca ouviu o plim plim; é maravilhoso. Peço ainda a todos que também desliguem a CBN, não leiam os "jornalões de SP e RJ", nem pensem em comprar a Óia, Épouca, e outros lixos dessa categoria, verão que o mundo fica bem melhor. Se puderem peçam para os donos de TV em lojas, repartições públicas, consultórios tirarem da TV bobo, quando forem a algum consultório médico repleto de Óias, leve uma outra revista e que não seja da Abril, ok. Dicas de uma vida mais saudável".

    Para o bem da saúde pública e para manter o bom humor e melhorar a qualidade de vida da população, vamos deixar os abutres do PIG às moscas.

  • :

    : * * * * 23:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra*S*il e postando:

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

  • se quiser democracia, tem que gastar, pelos menos , 40% do orçamento só com campanhas e pagar tudo que o for preciso

  • Vivo entulhado de exemplares de Carta Capital e um dia "desovei" uma boa quantidade delas numa sala de espera de uma clínica medica. Voltei lá no dia seguinte e haviam sido recolhida. Morri de rir.

  • Com o texto e as charses lavaram minha alma triturara por esta corja.Ambos sao como frutas temporonas, são as melhores e mais doces.Mandem mais.....

Related Post