Não se trata de descobertas da pólvora, mas a entrevista do professor Jorge Chaloub, da Fundação Getúlio Vargas, hoje, na Folha, desenha, com concisão e clareza, os tempos que estamos vivendo, com as novas e intolerantes faces da direita que, há décadas, não assumia tão claramente a sua verdadeira natureza.
Clhaloub acerta em cheio ao apontar como esta nova expressão da direita tem raízes num discurso moral, “dividindo o mundo entre bem e mal”. como se bem e mal, desde o fim do Éden, não convivessem em tudo e em todos e obrigasse a todos a ter um pensamento único e mesquinho, algo que o neoliberalismo, por ter tentado fazer no plano filosófico, não conseguiu lograr penetrar tão profundamente na sociedade. Do qual divergir passo a ser tratado como uma doença mental:
Por isso, todas as posições que se assemelhem à esquerda são retratadas como patologias, como exposto pelo termo “esquerdopata”.
Os fanáticos, os justiceiros, os odientos, se nucleam – ou aderem – a centros de formulação “com vínculos com o empresariado e a mídia”e exploram a decepção e à cena política tradicional. A crise econômica aduba este processo de brotamento de novos ramos na velha árvore do conservadorismo.
Da leitura da entrevista – cuja a íntegra está aqui – emerge claramente o entendimento que a Lava Jato, com seus transbordamentos dos conceitos morais sobre os jurídicos, funcionou como um catalisador de deste processo de “culpa ideológica” onde as posições políticas são criminalizadas e a adesão ao pensamento de esquerda fornece a convicção, independente de provas, de que alguém tem uma moral dissoluta.
Embora tenha tido um sucesso que não conhecia há meio século, esta maré reacionária tem contra si, sempre, o processo histórico. Tomado o poder, ainda que por seus cúmplices e não diretamente, os dias vão deixando claro não só a hipocrisia deste discurso moral – que se vale dos piores tipos para impor-se – mas também sua incapacidade de oferecer alternativas a um país de massas, como é o Brasil hoje.
Mas wue ninguém se iluda: mesmo fadada a durar pouco tempo, as marcas e feridas que ele deixará em nosso país e na vida de nosso povo serão profundas, dolorosas e difíceis de cicatrizar.
View Comments (13)
A república de CÚritiba tem grande parcela de responsabilidade nisso, junto com a grande mídia. Não esqueço daquele cretino, o procurador-pastor Cepacol, dizendo que a culpa dos nossos problemas estaria na origem portuguesa de nossa colonização, afirmando que os portugueses eram corruptos e ignorantes. Além de ter sido uma declaração profundamente preconceituosa, demonstrou como esses "rapazes de CÚritiba" são burros, ignorantes, tacanhos e com complexo de vira-lata, pois o Cepacol disse que os EUA foram colonizados por "cristãos de verdade" e que isso explica o "sucesso" deles. Se entendesse de história, não passaria vergonha dessa forma. Ou ele nãos sabe o que os "cristãos de verdade" fizeram com os nativos americanos e fazem até hoje em vários países do mundo, espalhando guerras, fome e destruição. Se nossa imprensa fosse minimamente séria, alguém questionaria esse cretino pilantra travestido de procurador-pastor. Aliás, quando alguém irá investigar a fundo as ligações suspeitas desses safados com os EUA?
CÚritiba? Moro é de Maringá e Cepacol é de Pato Branco. Estão na 'capital' para fazer o serviço seletivo e sujo.
Eles se acham "puros" e "eleitos por Deus" para limpar o Brasil dos males. Regressamos à Idade das Trevas com punição pública aos inimigos do poder de plantão. Mas ódio gera ódio. O gestor da subversão que levou o tacanho ao Alvorada foi o Judiciário. Gestor e cumpridor das etapas, com omissões,participações e cumplicidades. Além da infantilidade do então governo e seu "republicanismo ". Diretas JÁ! Lula Presidente do Brasil!
E o David Marq continua com a foto portando, na mão, o que ele mais gosta. De vez em quando ele sai da mão e vai para outro lugar.
Uma proposta de emenda constitucional apresentada pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) impede que quem já chefiou o executivo duas vezes – como é o caso de Lula – possa voltar a concorrer; a PEC, na realidade, explicita o medo do PSDB diante da possibilidade da volta de Lula.
É o medo explícito de perder mais uma eleição. A quinta consecutiva! Lula morreu? NÃO. A jararaca está mais viva do que nunca. Devemos agradecer à mídia e aos coxinhas que, de tanto atacar o Lula, fizeram muita gente voltar a raciocinar sobre o que é melhor para o país. Obrigado mídia. Obrigado coxinhas. Continuem com suas mentiras. É bom para o Lula. É bom para o Brasil. Vocês esqueceram o ditado popular que diz: "Falem mal, mas falem de mim".
Ah, obrigado Moro, por fazer mil acusações ao Lula e não conseguir provar NENHUMA!
Viva a lava jato. Viva a midia golpista! Vivam os coxinhas!
Obrigado. Obrigado. BRIGADUUUU!
ARI COUTO: O que aquele maluco quis dizer com Venezuela? O avião partiu da Bolívia em direção à Colômbia. Do Brasil até a Bolivia eles foram em outro avião. O cara é louco? Não. É coxinha, que confunde bandeira do Japão com comunistas. É dose. E a empresa era Venezuelana, mas a aeronave era registrada na Bolívia. E nem pousou em território venezuelano. Que coxinha maluco.
Esse davi maque o x na opção errada é de um pensamento raso a perder de vista embaixo do solo. Dizer que foi o governo de Lula que começou toda a divisão, é de uma desonestidade a perder de vista nas estrelas. Davi marque com x a opção errada, as diferenças aparecem quando são permitidas aparecerem. Como vocês querem, agora, encobrir, renegar e reprimir, é quando não aparecem. Eu imagino que tu saibas disto, mas não aceite. Vai ver se cria vergonha na cara e para de incomodar quem só quer o bem do Brasil. De canalhas mal intencionados já estamos fartos.
Esses coxinhas canalhas já perceberam que o Temer está ferrando o país. Basta ler seus comentários, que são os mesmos sempre. Algum deles comentou algum ato do Temer, nem que fosse para dizer se está certo ou errado? Algum deles comentou sobre a xepa do pré-sal, que está sendo entregue à preços irrisórios? Algum deles comentou sobre aposentadoria com 49 anos de contribuição? Ou a reforma do ensino? Ou sobre o fechamento de tv do governo? Não. Para esses débeis mentais basta ver se o JN diz se é bom ou não. Ignorantes políticos são a matéria prima para os irmãos Marinho (eles não tem nome), os Frias da puta, os Civitas e outros golpistas FDP.
Ou o golpe escancarada e fecha tudo com o traíra e seus subversivos no poder ou Lula volta para consertar o estrago. As FAAs serão determinantes. Já não tem avião, submarino e nem monitoramento por empresas nacionais. ..falta demitir todos e contratar uma empresa americana de segurança. ..Vão esperar o quê?
Foram encontradas toneladas de armas em poder dos mercenários terroristas que invadiram a Síria. A grande maioria fabricada nos EUA:
http://www.orientemidia.org/encontradas-em-aleppo-centenas-de-caixas-com-armas-americanas-militantes-terroristas-tiveram-de-abandona-las-ao-sairem-da-cidade/
Pois é, Senhor Brito. Infelizmente os jovens de agora não se lembram do governo catastrófico anterior a 2002, quando a esquerda tomou posse. Daí os acontecimentos passam a ser em ciclos... A esquerda toma posse, depois de uns anos, a direita, que tem o poder da mídia, convence uma boa parte da população de que aquele modo de governo esta errado. E, por aí vamos com alguns setores sempre se associando a golpes. Talvez depois, pedindo desculpas de novo.