Estamos sabendo, desde ontem , pela Folha, que ” a Polícia Federal tenta há sete meses ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas investigações instauradas a partir de novos depoimentos dados em 2012 pelo operador condenado no mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza”.
Os repórteres da Folha esclarecem que “não é uma intimação”, mas “um convite”.
Ou seja, nada, coisa alguma.
Não tem sentido “bater um papo” sobre acusações a sua honra. Ou há acusações com um mínimo de evidências que justifiquem um depoimento ou não se leva ninguém – menos ainda um ex-presidente da república – a depor numa delegacia, na base do “ouvi dizer”.
Quer ver como isso é obvio?
O que a imprensa diria se Fernando Henrique Cardoso fosse “convidado” para um “papinho” sobre as acusações de compra de votos para a releeição, denúncia que está feita, documentada e publicada? Ou sobre o que seria a “bomba atômica” referida por André Lara Resende, chefe econômico da campanha de Marina Silva, sobre a tentativa de favorecimento do grupo de Daniel Dantas na privatização das teles?
Afinal, uma acusação da Veja deve ter mais ou menos a credibilidade de um Marcos Valério, não é?
Mas a Folha passou todo o dia de ontem sustentando a história, plantada por “fontes” da Polícia Federal.
Mesmo depois de o próprio Lula dizer que “nunca fui convidado, notificado, nem pela Polícia Federal, nem pelos meus advogados”, o jornal não dá o braço a torcer.
Insiste na armação, dizendo que o convite tem sido reiterado desde fevereiro e que Lula não o atende por achar que se trata de exploração eleitoral.
O que, aliás, é obvio.
Marcos Valério prestou declarações acusatórias em setembro de 2012. Porque se teria esperado um ano e meio, até a véspera da eleição, para “convidar” Lula, se é que convidaram?
Se a Polícia Federal está com este ânimo de “Vamos Conversar?” bem que poderia chamar o senhor Apolo Santana Vieira, que responde a um processo por contrabando, e perguntar-lhe como e porque comprou um jato para Eduardo Campos e Marina Silva.
Assim, sei lá, só por curiosidade..
Mas isso não é “republicano” na visão sabuja do Ministro da Justiça do Brasil.
View Comments (97)
Pior é esse ministro faz de conta. Dilma exonera esse imbecil.
Esse Zé Cardoso é uma piada de mau gosto. E ainda quer ir pro STF para proteger o PiG e o DD. Não sei o que fez Dilma mantê-lo ministro por quatro anos, viu...
Complementando: Quer acabar com os vazamentos da PF? É muito simples.
Bastaria o Zé baixar uma portaria determinando o afastamento do delegado do caso e a subsequente substituição dele por outro em caso de vazamentos de informações sigilosas.
Pronto. Simples assim. Mas não, o Zé não tem culhões para fazer isso. A PF com o Zé é o rabo abanando o cachorro. Ou é uma simples questão de má fé do Zé. Não sei...
Exato!
Domínio do fato nos delegas que a tropa cria vergonha mas,ter um tucano SAFADO na justiça é brincar com a democracia e com a militância.
Bom dia,
convite para qualquer coisa, desde que seja convite, você pode aceitar ou não. O caso é que até o momento só se tem chororô e denuncias sem provas em jornais, já passou de hora do Ministro da Justiça por um fim na policia federal de ficar dando entrevista a jornais e sendo fonte dos mesmos.
Tem no mínimo 3 caixa-preta neste país que precisamo ser mexidas, mas não vejo muito culhão em ninguém : Judiciário, Polícia Federal e Mídia. Alguém acha que este Zé Ruela aí tem culhão sequer para pronunciar algo parecido ?
Esqueceu do 4º quintacoluna, o paulo bernardo (caixa baixa) e sua quadrilha no ministério das comunicações.
com quadros assim nme precisa PIG.
E da tchurminha da Helena Chagas na SECOM?
A vagabunda saiu, já foi muuuuuito tarde, mas manteve lá toda sua corriola de canalhas, entreguistas e quinta colunas.
Portanto, a Dilma mantém o salafrário Zé Cardoso na "Justiça", o pau mandado da Globo, Bernardo, nas Comunicações e o PSDB na SECOM.
'Tamos bem...
Vc pode criticar a helena chagas sem precisar chamá-la de vagabunda.
Posso. Mas insisto em chamá-la de vagabunda.
E então? Feri teus sentimentos?
MATOU A PAU!!
Fico me perguntando...Por que a Polícia Federal não se manifesta, dizendo se é verdade ou mentira o tal convite.
Talvez um bom agente funerário....mas Ministro da Justiça ?
Excelente, Brito. Perfeitas as argumentações. Só não são óbvias para quem não quer.
Esse zé é o ministro(SIC) mais ineficiente, inexpressivo, inoperante e mais tucano de todos os ministros da presidente inclusive mais que o Paulo Bernardo, e o pior que deseja ardentemente ser indicado para o STF, seria um retrocesso para todos nós.
Isso me cheira bala-de-prata