As madalenas do golpe

Miriam Leitão, sexta-feira, e Ricardo Noblat, hoje, lembram-me uma expressão – comum nos meus tempos de guri:  a de “fazer cara de Madalena Arrependida”, quando se fazia algo errado e desastroso e fingia-se não ter nada com aquilo.

Até os títulos se parecem: Miriam escreve “Quanto (Temer) custa” e Noblat “O preço de manter Temer”.

Têm razão, sim: o país está pagando caro por este desastre político, econômico e civilizatório representado pela ascensão, há quase um ano e meio, de uma figura que todos, depois da sordidez da traição conspiratória e da evidente aliança com Eduardo Cunha, indigna sequer de respeito pessoal.

Noblat diz que Temer, aquele a quem achava “um senhor elegante”, entre outras coisas com a portaria do trabalho escravo (daqui a pouco falaremos sobre esta outra “esperteza”), “parou o relógio da História. Atrasou os ponteiros. Ganhou mais alguns votinhos para permanecer impune”.

Miriam, envenenada por sua hipocrisia, ataca o Governo impiedosamente, mas sempre se referindo à “chapa Dilma-Temer” como se, coitada, não soubesse que as políticas do usurpador são a negação completa de quase tudo o que o que significava o governo petista. E, quando não é traição “original”, é o aprofundamento brutal do que já tinha sido cedido por conta das pressões do “mercado”, do qual a jornalista sempre foi um dos porta-vozes.

Os dois, amplificados pelo poder que lhes dão as Organizações Globo, são dos principais artífices da demolição de um governo que, com todos os defeitos que pudesse ter, não empurrava o país para um século atrás.

Aos dois, certamente, não se pode negar o direito  humano de mudar seus pensamentos, dede que nisso haja a sinceridade de reconhecer os erros e, neste caso, o atentado irresponsável à ordem democrática.

Porque é impossível travar uma discussão honesta sobre qualquer problema quando se parte do cinismo como suporte.

O jornalista Bob Fernandes, na semana passada, pontuou isso de forma claríssima (veja o vídeo ao final) antes mesmo de Leitão e Noblat publicarem seus artigos:

Espantoso é jornalista não ter entendido antes quais forças pilotavam o impeachment. Quem, o que e como tomaria o Poder.Espantoso é quem é do ramo não saber das consequências. Ou pior: fazer de conta não saber a que rumos e gambiarras a gambiarra “pedalada fiscal” nos arrastaria.

Quem abre a Caixa de Pandora do golpismo, quem rompe o lacre da ordem institucional não pode reclamar dos demônios que surgem.

A exorcização deles, agora – e não será simples – depende da restauração do rito democrático, que está severamente ameaçado, só não vê quem não quer.

Claramente, de um lado, a ser mutilado por um poder extrapolítico, fortemente autoritário e classista (judicial, prima facie, ou militaresco), com a interdição de quem lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto.

E, depois da absolvição de Michel Temer, esta semana, da putrefação da própria ideia de que se deve ter eleições ou só resta mesmo a “solução” autoritária.

Noblat devia levar mais a sério a frase de Sócrates que usa como epígrafe de sua coluna, hoje: “As pessoas precisam de três coisas: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara.”

 


Fernando Brito:

View Comments (25)

  • A Pergunta que o Brasil deve fazer é: Quanto custa e quanto custou ao país o Monopólio de comunicações da Globo? Algum pais teria democracia com uma mídia e um analfabetismo da população como a existente no Brasil?
    Se hipocrisia, canalhice e sordidez pudesse ser vendidos, alguns jornalista estariam multi milionários. O que revolta é que esse pulhas pensam que todos são idiotas e que eles vão ser considerados, ao final de tudo o que fazem, pessoas bem intencionadas.

  • Quando este pesadelo terminar, merdas como estas (e outras) aí devem ser atiradas na privada e uma bela descarga deve ser dada para que não prejudiquem o país novamente no futuro.

  • nós sabemos e eles sabem que nós sabemos que eles não estavam errando ao apoiar o golpe, como mandaram seus patrões. agiram e continuam agindo da mesma forma baseada no cinismo dos que vivem em zonas de conforto. queremos confronto!

  • O jornalismo tupiniquim da rede golpe ficou a cara dos patrões, mas o risco e o bolso continuam os mesmos (os riscos são do empregado e o bolso dos patrões). E para o mundo , há um único risco dos patrões: o boicote de empresas que exploram e apoiam o trabalho escravo. E aí, como defender liberdade de expressão defendendo o trabalho escravo?

  • Noblat, Leitão, Tio Rei, Villa, Mainardi, Olavo & caterva são lixo fétido do jornalismo (sic) brasileiro. Não deveriam nem ter seus nomes citados por blogs de esquerda. De "Maria vai com as outras" passaram a ser "Madalenas Arrependidas". Essa gente não tem conteúdo nem convicções, pois são meros porta-vozes de seus patrões. Gente assim acredita no "crescimento econômico" pilotado pelo Temerário, mesmo que os dados econômicos os desmintam. Eles só existem porque existem brasileiros babacas que acreditam nas falácias que lhes mandam publicar. Me recuso a ler uma única linha do que esses golpistas publicam.

  • Percebi que tinha algo errado já no início de 2016, quando Temer aparece numa propaganda do PMDB falando da tal "ponte para o futuro".

    O que ele dizia simplesmente era a antítese do programa progressista da Dilma. E a história mostrou claramente isso pouco tempo depois.

  • Vi declaração do Requião dizendo que os Lobistas da Shell e/ou Chevon ficam ao lado do Relator da MP 795 (entreguismo Puro), na cara dura, na frente de todo mundo, orientando estes Parlamentares Ladrões Lesa-Pátria, além de analfabetos, como proceder e responder aos questionamentos que surgem.

    Pergunto porque os Blogues Progressistas não fazem reportagens específicas sobre esta situação: Ponham a foto do Lobista, identificando-o como representante das Petroleiras estrangeiras, e espalhem nas redes sociais. Esses Picaretas, Ladrões não passam nem medo. Eles tem que sofrer exposição máxima pra atrasar, pelo menos, a entrega do Brasil. Urgente!!!

  • Vi declaração do Requião dizendo que os Lobistas da Shell e/ou Chevron ficam ao lado do Relator da MP 795 (entreguismo Puro), na cara dura, na frente de todo mundo, orientando estes Parlamentares Ladrões Lesa-Pátria, além de analfabetos, como proceder e responder aos questionamentos que surgem.

    Pergunto porque os Blogues Progressistas não fazem reportagens específicas sobre esta situação: Ponham a foto do Lobista, identificando-o como representante das Petroleiras estrangeiras, e espalhem nas redes sociais. Esses Picaretas, Ladrões não passam nem medo. Eles tem que sofrer exposição máxima pra atrasar, pelo menos, a entrega do Brasil. Urgente!!!

  • Tudo se resume a isto "o país está pagando caro por este desastre político, econômico e civilizatório representado pela ascensão, há quase um ano e meio, de uma figura que todos, depois da sordidez da traição conspiratória e da evidente aliança com Eduardo Cunha, indigna sequer de respeito pessoal" A personalidade do Temer é e será dificil para ser entendida por algum psicologo, profissionalmente e intelectualmente competente.Às vezes, tenho conhecimento através da mídia ou da historia que muitos homens honestos ou com venhonha na cara se suicidaram por saber que sua honra ou credibildade foram postas em dúvida. O Temer está muito longe de ter um gesto de grandeza para suicidar-se ou sumir da existencia como homem. Prefere se manter como bandido. ladrão,covarde,traidor e usurpador, talvez, lá no íntimo, como: corno conformado...

Related Post