As perguntas (probidas e permitidas) de Cunha para Temer

Reproduzo ao lado a relação de perguntas presentadas pela defesa de Eduardo Cunha para serem submetidas a Michel Temer.

As marcadas com fundo rosado são as que Moro proibiu fossem feitas no questionário que se enviará ao Palácio do Planalto.

Não importa que seja um ser desprezível, Michel Temer tem o direito de defesa e faz parte dos recursos possíveis à defesa de um acusado refazer os ambientes e as teias de interesse que se formavam na situação em que é acusado.

Mais ainda porque Temer tem todas as condições, respondendo por escrito, de buscar suas agendas, rever sua contabilidade de campanha e de se aconselhar com seus advogados sobre o que poderia prejudicá-lo,

Só o que não poderia seria mentir, porque à testemunha isso não é permitido (como é ao acusado) sob pena de perjúrio.

A atitude de Sérgio Mor passa uma lixa grossa na tarefa de Temer ao responder, mas está completamente desprovido de razão ao dizer que  não podem ser feitas tais ou quais perguntas, se o réu considera relevantes para sua sustentação e elas em si não geram incriminação direta à testemunha.

É óbvio que se fossem perguntas do tipo “o senhor desviu tanto”, “o senhor recebeu tanto da empresa tal”, claro que não se poderia fazer, porque significaria que se estava investigando oPresidente da República, o que de fato é vedado a um tribunal de primeira instância, embora Moro não de tenha dado conta destes limites quando se trato de espionar Dilma Rousseff e divulgar suas conversas aos quatro cantos da terra.

Mas não eram e não havia motivos para vetá-las, como foi feito.

Mas, ao formulá-las e trazer situações e personagens específicos, produziu uma detalhada pauta para o que resta de jornalismo investigativo – e não “vazativo” no jornalismo brasileiro, que segue se afundando no sabujismo.

E mostra que não cessou, mesmo na cadeia, de fazer o que sempre fez: pressionar e chantagear para obter benefícios.

E, neste momento, nenhum benefício interessa mais a Cunha que o habeas corpus que dificilmente obterá no Supremo Tribunal Federal.

A menos que continue fazendo perguntas inconvenientes, pelo menos no juízo do Dr. Moro.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Esse juizeco, já comparado a savonarola está mais para Robespierre, as avessas claro, uma vez que deseja re-instituir o TERROR, mandando para as guilhotinas seus desafetos, todos aqueles que considera impuros para seus sistema de medidas, subjetivas obviamente, direcionadas seguramente e ao que tudo indica, pré-estabelecidas por poderosas mão externas.

    Pois bem, que o julguem sob o mesmo manto da ferocidade que se utiliza e que feneça também no cadafalso que sevicia direitos e garantias fundamentais que alimenta com sua fúria persecutória ad nauseam.

    Como o Robespierre real, chegará o dia ( espero em breve ) que seu TERROR voltará para si com a mesma intensidade e força, espera-se que imolado pelo mesmo sentimento que insufla tenha a dignidade de não chorar diante das câmeras da parceira, amiga e inefável sustentáculo, quando sua serventia tiver chegado ao fim.

    * Guilhotina moral, que se perceba.

  • Porque as FFAA não podem se furtar de defender o patrimônio nacional (leia-se Petrobrás):

    A missão do Ministério da Defesa (Do portal http://www.defesa.gov.br/)

    "Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a SALVAGUARDA DOS INTERESSES NACIONAIS e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional."

  • Este juiz não faz o que pensa ou o que quer, ele é um "pau-mandado", percebem? Quem não tem luz própria, tropeça nas sombras....

  • O Temer tem a obrigação moral de responder às questões censuradas, se é que não deva nada, claro.

    E ao juizeco, cabe investigar cada pergunta, independente da resposta, porque o Cunha não é bobo. Se perguntou é porque tem caroço nesse angu.

    E o Aécio heim? Deve estar assustado. Seguro mesmo, só o Serra.

    • um dos Favoritos para ser ao lado do Aécio Neves, nosso presidente no ano que vem!

  • Qualquer pessoa com um mínimo de raciocínio e que acompanha a política sabe que Moro não é juiz, faz parte do Golpe, tem lado, tem partido, é venal, corrupto, rancoroso, arbitrário, parcial, não respeita a constituição, não respeita as leis, usa as prerrogativas do estado p/ cometer as maiores injustiça se aliou aos promotores pentecostais do Satanás e parte da PF, tem ampla cobertura da Mídia na sua tarefa de destruição das empresas, e entrega da Petrobrás aos Americanos e esta a serviço da Globo e da CIA. Será descartado assim que não tiver mais serventia tal qual Temer.

  • Do Blog do Nassif- O juiz federal Sergio Moro impediu mais uma testemunha do caso triplex de falar sobre o elo suspeito entre a Lava Jato e os Estados Unidos. Na audiência de Milton Pascowitch, na semana passada, Moro disse que não iria colocar em risco um eventual acordo de delação do lobista com autoridades americanas por um "mero capricho" da defesa de Lula.
    A frase foi disparada após o advogado Cristiano Zanin Martins fazer uma série de perguntas sobre esse possível acordo de cooperação internacional sem que Pascowitch tivesse obrigação de responder. A defesa de Lula suspeita que a força-tarefa da Lava Jato fez uma ponte informal com o Departamento de Justiça dos EUA, para exportar delatores sem o devido companhamento do Ministério da Justiça brasileiro.
    O Juiz que ganha acima do Teto no Brasil e trabalha p/ USA, mas isso não é escandaloso p/ a nossa Mídia porque ela também ajuda a derrubar a democracia brasileira p/ auxiliar os americanos.

  • A fala de Helio Bicudo, ao aderir ao Fora Temer, é altamente reveladora de todo o golpismo que determinou o impeachment sem crime de responsabilidade da Dilma. A fala não de um idoso, que merece todo respeito, mas de um velhaco. Bicudo é golpista.

  • Bicudo e Janaína! Dois golpistas arrependidos.
    Mas as perguntas do CUnha visam unicamente colocar o Temerário numa sinuca de bico. É claramente um aviso de que "eu sei o que você fez no varão passado". Dependendo das respostas e dos movimentos de Temer (que não está nem aí para o Cunha) o descartado abrirá o bico. E aí não sobra pedra sobre pedra. Briga feia no ninho e no covil.

Related Post