As pragas do Egito brasileiro

Uma das melhores leituras de economia é a do blog do professor Fernando Nogueira da Costa, da Unicamp, que nunca a enxerga separada da política e da história das sociedades.

Hoje, Fernando produz um relato tragicômico do que parece estar acontecendo em nosso País.

Troque o Egito pelo Brasil e a divindade pela adoração ao Deus Mercado, que se converteu em um monoteísmo a quem todos, em nome do bom-senso, temos de cultuar e a história das pragas que se estão a abater em nosso país – ou nos jornais de nosso país – em ruínas.

Como se sabe, nossas classes dirigentes e altos hierarcas vivem uma situação desesperadora.

Afora o derrièrre da atriz Paola Oliveira, parece que nada de bom surge nunca na mídia.

O Deus Mercado assim o exige.

Com uma pequena diferença em relação ao outro, que faz das trevas o esplendor.

Este deus, o Mercado, é bom em fazer o contrário: transforma em treva tudo o que fulgia.

As pragas de um  deus vingativo

Fernando Nogueira da Costa

Pior que está não pode ficar… Este autoengano é comum em momentos de infelicidade. Quando o “tornar-se presente” é um ato triste, o ser humano lembra das coisas boas que já ocorreram no passado — “ele era feliz e não sabia” — e busca esperança de que outras poderão ocorrer no futuro. Ou então verifica que também aconteceram coisas boas em 2014, por exemplo, o desempenho no mercado de trabalho (4,8% foi a menor taxa de desemprego média anual desde o início da série em 2003) — que pode piorar…

Outra fuga mística é ver que pior aconteceu com o Egito Antigo, quando uma doutrina religiosa que defendia a existência de uma única divindade quis impor o culto ou a adoração de um único deus: o seu.

As 10 Pragas que um deus vingativo lançou sobre o Egito tiveram por fim levar Faraó a reconhecer e a confessar que o deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito, cujos habitantes deveriam ser punidos por sua grosseira idolatria a outros deuses. Coitados, eram inocentes úteis nessa disputa de poder:)

1) Água em sangue – A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes no Nilo foi também um golpe contra a religião do Egito, pois certas espécies de peixes eram realmente veneradas e até mesmo mumificadas.

2) Rãs – A rã, tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição, era considerada sagrada para a deusa-rã, Heqt. Assim, a praga das rãs trouxe desonra a esta deusa.

3) Piolhos – A terceira praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio de suas artes secretas. Atribuía-se ao deus Tot a invenção da magia ou das artes secretas, mas nem mesmo este deus pôde ajudar os sacerdotes-magos a imitar a terceira praga.

4) Moscas – A linha de demarcação entre os egípcios e os adoradores do deus de uma religião teocêntrica veio a ficar nitidamente traçada da quarta praga em diante. Enquanto enxames de moscões invadiam os lares dos egípcios, os israelitas na terra de Gósen não foram atingidos pela praga. Deus algum de outras religiões pôde impedí-la, nem mesmo Ptah, “criador do universo”, ou Tot, senhor da magia.

5) Peste sobre bois e vacas – A praga seguinte, a pestilência no gado, humilhou deidades tais como: Seráfis (Ápis) – deus sagrado de Mênfis do gado, a deusa-vaca, Hator e a deusa-céu, Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga. Todo gado do Egito morreu, mas nenhum morreu de Israel.

6) Feridas sobre os egípcios – Deus nesta praga zombou a deusa e rainha do céu do Egito, Neite. Moisés jogou o pó para o céu que deu um tumor ulceroso na pele do povo que doeu demais. Os magos também pegaram a doença e não puderam adorar a sua deusa e rainha religiosa. Israel novamente foi poupado dessa praga.

7) Chuva de pedras – A forte saraivada envergonhou os deuses considerados como tendo controle sobre os elementos naturais; por exemplo, Íris – deus da água e Osiris – deus de fogo.

8) Gafanhotos – A praga dos gafanhotos significava uma derrota dos deuses que, segundo se pensava, garantiam abundante colheita. Deus encheu o ar de gafanhotos. Os deuses egípcios (Xu – deus do ar e Sebeque – deus-inseto) não puderam fazer nada para não deixar acontecer.

9) Escuridão total – Com esta praga Deus derrubou o deus principal do Egito, Rá, o deus-sol. A palavra Faraó significa sol, ele era um deus. Egito ficou nas trevas (sem ver nadinha) durante 3 dias, mas Israel ficou na luz.

10) Morte de todos os primogênitos – inclusive entre os animais dos egípcios – A morte dos primogênitos resultou na maior humilhação para os deuses e as deusas egípcios. Os governantes do Egito realmente chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá.

‘Tá vendo? Por aqui, por ora, só falta água e luz…

P.S. do Tijolaço: …e sacerdotes

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Sob o ponto de vista do nosso contexto atual tem lá sua graça, mas como história e dados sobre o egito,está cheio de equívocos...

  • Por aqui, em Brasília, não falta água nem luz.
    Só falta o Governador chorão parar de reclamar e arregaçar as mangas e trabalhar.

    • E a formula Indy, o governador desistiu porque?
      Para fazer o Brasil passar vergonha?

      • Normal, Emerson57, espera pra ver o que acontecerá, caso o P$DB tomar o poder, Olimpíadas 2016 vai ser cancelada também e tu acha que o Brasil vai se transformar em país desenvolvido após cancelar a Olimpíadas? os tucanos juram que sim kkkkkkk

        • Isso.
          Formula um também vai ser cancelada!
          Por falta de água!!!
          Água em Sampa em novembro? Só se for importada...

  • O Sacerdotes da Dilma são os piores, nem precisa de praga kkkk

  • Quem autorizou as pragas é um ser muitíssimo cruel, malvado até o talo, horrível, um psicopata completo. Cada uma delas mostra um crescendo de perversidade: rãs, piolhos, moscas, pestes, feridas, gafanhotos comendo os alimentos, pedras caindo do céu, escuridão, água em sangue, fome, morte, destruição. Caramba! É tão horrível que acho que nem o psdb seria tão malvado assim...

    • Laure, tô achando esse ser cruel e malvado tão parecido com um certo invasor do Afeganistão, do Iraque, da Líbia... Fizeram coisas tão semelhantes, ambos...

  • Acho que muita conversa fiada.
    Compara os resultados dos governos. Quanto à ética. Quanto à gestão da dívida. Quanto à carga tributária. Quanto à infra-estrutura. Emfim Resultados e Projetos.

    Faça como o Serra e o Malan: explique o projeto. Bota na mesa. A eleição não foi apertada? Assume que talvez convence.
    Quanto à Petrobras eles disseram que é preciso diminuir sua participação no Pré-Sal. Retirar a exigência de usar trabalhadores e peças para infraestrutura de extração do Pré-Sal. E Privatização da Empresa.
    Sou totalmente contra essa posição. Mas é bom que ela fique explícita.
    E é bom lembrar que os EUA invadiram o Afeganistão e o Iraque, no século 21, por conta do controle do petróleo do seu solo.

  • A quantas pragas corresponde um Presidente da Câmara dos Deputados?

  • [“algumas vezes, penso que chegará o dia no qual todas as nações modernas hão de adorar uma espécie de deus americano, um deus que terá sido um homem que viveu na Terra e que terá sido muito comentado pela imprensa; e as imagens desse deus poderão ser vistas nas igrejas; não ao modo como a imaginação de um pintor as concebeu - miraculosamente impressas em um lenço ou em um lençol, não. estas imagens haverão de estar fixadas, de uma vez por todas, pela fotografia.
    sim. eu estou prevendo a existência de um deus fotografado. usando óculos.
    neste dia a civilização terá alcançado seu ponto mais alto.
    e em Veneza as gôndolas serão movidas por satélite.”]
    Gore Vidal
    em ‘Messiah’

  • A praga que mais prejudica o Brasil é a grande mídia manipuladora, vil e mercenária, em conluio com os canalhas golpistas os quais, como alguém já disse, formam o Partido dos Safados do Brasil. Também aí militam os festejados membros do serviço público, notadamente aqueles vinculados ao charco da chamada "Guantánamo Tupiniquim". Prende-se primeiro para depois averiguar. Pratica-se o ato ignóbil de conduzir coercitivamente quem jamais se negou a comparecer a qualquer intimação. Nem todos os piolhos, moscas, rãs e gafanhotos, do Egito antigo, causaram tantas trevas quanto essa falange justiceira que arrogou a si a incumbência de promover o juízo final. Querem, a todo custo, criminalizar PT e tentar destruir a Petrobrás. Por seu lado a grande mídia jorra veneno, como agua podre do volume morto, no afã de desestabilizar o Governo Dilma. Falsificam crises, manipulam informações, distorcem ou omitem importantes conquistas do País, de modo a inculcar no povo um clima de pessimismo e mal estar social. Estas são as suas armas brandidas ferozmente, dia e noite, sem tréguas e sem descanso. Mas o povo não é bobo. O que temos que fazer: Reuniões plenárias em todas as cidades do País para esclarecer, motivar e preparar a militância; Um programa do PT deve ir ao ar em rede nacional para rebater as falsas acusações e mostrar comparativamente os avanços do Brasil nos últimos 12 anos; Atos públicos devem ser promovidos em articulação com os movimentos sociais, estudantis, ONGs e sindicatos. Os Ministros do governo devem emitir notas informativas para esclarecer as providencias em cada área: P.Ex: Minas e Energia: sobre energia elétrica; Trabalho e Ação Social: sobre o seguro desemprego; Educação: sobre o FIES, e assim por diante. Temos que ganhar a "batalha da comunicação". Vamos a luta! Os canalhas, reacionários golpistas não vencerão!

  • Ah que saudades do tempo de FHC!!! Nós éramos felizes e não sabíamos. Obras invisíveis, como aquele canal que Serra diz ter deito de Sergipe ao Ceará - ninguém jamais viu esse canal, mas deixa pra lá, pelo menos não foi superfaturado nem demorou uma eternidade. Corrupção inocente (ninguém se importava - se não deu na globo, não existe). Desemprego altíssimo, mas as pessoas culpavam a si mesmas! Ouvi muita gente dizer: "não me esforcei o bastante, mas se eu correr atrás...". Aumentos semanais da gasolina, ah esses tinham um culpado: Saddam Hussein. Todo mundo conformado e satisfeito, ninguém reclamava de nada. Ô tempo bom, viu?

Related Post