As “pré-verdades” das delações da Odebrecht

Na Folha de hoje, intrigante reportagem de Letícia Casado e Camila Mattoso mostra que pouco ou quase nada andaram as investigações sobre as 77 delações premiadas dos executivos da Odebrecht.

O principal motivo, dizem elas, é a falta de provas do que foi alegado pelos delatores:

Pela leitura dos andamentos dos inquéritos, que são públicos, é possível verificar que a maior dificuldade tem sido de buscar provas sobre os pagamentos realizados.

Pelos montantes alegados, aqui e lá fora, é impossível que não haja registros bancários que, ao menos, antecedessem as transferências de dinheiro vivo ou as remessas para o exterior. Para receber um ordem de pagamento de três mil dólares do Google , preciso apresentar ao Banco do Brasil e uma declaração de próprio punho daquilo a que se refere . Não é possível que em transferências de milhões de dólares não haja registros.

E não é por falta de pedidos de comprovação:

Aos delatores, que também foram chamados a depor novamente, a PF pediu mais detalhes dos repasses, mas em geral teve respostas vazias.

Há casos, exemplifica a matéria, de que as denúncias sejam simplesmente falsas, como o da acusação do ex-executivo  Alexandrino Alencar, que informou ter se reunido com a deputada Maria do Rosário (PT/RS) para tratar de doações em 2010 num escritório que ela comprovou só ter alugado em 2014!

Enquanto eram acusações, as delações da Odebrecht eram manchetes diárias. Agora, quando se trata de provar os pagamentos – e ninguém está duvidando que sejam muitos e grandes – passam a acumular poeira nos escaninhos da Justiça.

No tempo das “pós-verdades”, elas foram tratadas como “pré-verdades” vinda de bandidos desesperados por obter 600 anos de perdão  neste estranho país da delação.

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Tem muito tucano, "santo", "corredor", "careca", não vai andar.

  • Triste realidade! Estão doando todas as nossas riquezas, gerando empregos para trabalhadores norte-americanos, chineses, franceses, etc, e retirando a que pertence aos brasileiros por direito legítimo! Enquanto isso cobram a conta de quem não a fez - os trabalhadores brasileiros, acabando com o seu presente e futuro e de seus descendentes. Com burrice e safadeza extrema continuam a culpar a Dilma,o Lula e o PT por tudo de errado que está aí posto - que foi praticado pelos golpistas. E os zumbis de plantão aplaudem!!!

  • Moro e Dallagnol criaram um monstro midiático judicial que agora os está devorando: Delações Premiadas, do tipo "ele sabe", "ouvi dizer", na hora da prova concreta encalham.

    As instâncias superiores da justiça já se deram conta dessas maracutaias do Feudo Judicial de Curitiba e os justiceiros estão emparedados.

    Acredito que a demora na sentença de Lula tem a ver com essa constatação. Moro vai condenar Lula, pois "está condenado pela mídia a condená-lo", mas está revisando todo o processo na busca de uma brecha que salve sua reputação marqueteira.

    Aposto que pedirá socorro a sua mestra, a Ministra do STF, Rosa Weber, autora da esdrúxula pegadinha jurídica nos autos do processo do mensalão: "Não existem nos autos provas de delito de José Dirceu, mas a literatura jurídica me autoriza condená-lo". Moro só terá que substituir o nome de "José Dirceu" por "Lula" e sua reputação de justiceiro do Jornal Nacional seguirá "calma e confortável".

  • O objetivo da lava jato já foi quase totalmente atingido. Derrubou o governo que não se dobrou aos interesses do mercado financeiro, das petroleiras estrangeiras, dos ianques e também não concordou com a destruição de direitos trabalhistas e sociais. Por mim, pensando em relação aos Odebrechts, acho muito bem feito que o cara tenha ficado preso e que a empresa foi estraçalhada porque ele foi um dos que apoiaram a derrubada do governo quando seus interesses foram contrariados. No mais, o brasil só se resolve "com sangue na calçada", mas isto nunca vai acontecer. Trouxa daquele que continuar preocupado em obedecer alguma lei se houver alguma maneira de não cumpri-la.

    • concordo contigo carlos. a Odebrecht APOIOU ESSE GOLPE travestido de impedimento da dilma. vai piorar com o Dória sendo presidente do Brasil. mas antes vai deixar a cidade de São Paulo destruída(como já está em 6 meses). e é dele junto com essa imprensa que será dada a humilhação eu o brasil sofrerá.

  • Dentro de alguns anos, e não precisarão ser muitos, essa quadrilha lavajateira será acusada de traição e irresponsabilidade no exercício de cargos públicos. Irresponsabilidade e leviandade que levaram o país à ruína econômica, política e social, com o afundamento de sua imagem no mundo. Um bando de cretinos irresponsáveis, tanto no MPF quanto na PF, STF, etc. E parte da culpa, admito, cabe à Dilma e ao idiota do seu ministreco da Justiça, o Cardozo, que não souberam lidar com essa cambada de moleques exibicionistas e com uma mídia ridícula de tão parcial. Será tarde demais, o Brasil já estará arruinado, mas ao menos servirá de exemplo para as gerações futuras. Dentro de 30 anos, quando os danos provocados pela palhaçada de curitiba estiverem sanados, esse será um capítulo lamentável da história brasileira. Talvez o pior de todos porque não fez sentido em momento algum. O único objetivo era apear do poder um partido eleito democraticamente e botar em seu lugar uma tropa da elite burra que não se elegia há mais de quatro pleitos. Golpe burro, amparado na molecagem da lava-jato!

    • Concordo com a Beth e digo mais: nossa sociedade será humilhada por essa imprensa parcial mais cedo ou mais tarde e dentro desse prazo de 30 anos.

  • UMA PIADA CHAMADA LAVA-JATO:
    "a maior dificuldade tem sido de buscar provas sobre os pagamentos realizados"
    PROVAS??? 3 ANOS DE OPERAÇÃO... CENTENAS DE AGENTES... EMPRESAS QUEBRADAS... MAS TÁ DIFÍCIL ACHAR PROVA???

    Mas o Dallagnol não escreveu um livro de 300 páginas explicando detalhadamente como usar "provas indiciárias"???

  • A senha pra sair da cadeia era falar o nome de Lula e de Dilma... "abre-te sésamo"!!

  • 77 não provaram nada contra o Lula. Então, "não vem ao caso".

  • Concordo com a Beth e o Leonardo.
    A quadrilha lavajateira será vista de OUTRO modo ate pelo mundo juridico, mais o academico e policial.
    Ela foi canhestra, apressada, partidarizada, e "préadquirida'' por vários atores... e ao final ruim na entrega do que prometeu. E nao vai ter vida tranquila com a nova procuradora dra Dodge.
    E o que vai ser contado na Historia do brasil sobre este período vai ser objeto de vergonha: '' como foi possivel que se chegou a tanto"?

  • Enquanto isto o Brasil vai cada vez mais afundando, e o povo brasileiro cada vez mais andando para traz, tudo isto é lamentavel.

Related Post