As surubas do moralismo

Romero Jucá pratica a grosseria verbal com rara franqueza e acaba, por isso, deixando as verdades peladas na praça.

Ou o “estancar essa porra” que a gravação de Sérgio Machado revelou ser seu desejo em relação à Lava Jato, bem como o seu projeto de que “com o Michel tem acordo”, inclusive com o STF, não acabaram se tornando realidade que todos estão vendo?

Hoje, na manchete do Estadão, o líder do Governo no Senado tem mais um arroubo de sinceridade.

“Suruba judicial” só se for ampla, geral e irrestrita. Irrestrita para “eles”, bem entendido.

É um rasgo de grosseria que permite ver o quanto há de demagogia nas declarações contrárias à prerrogativa de foro por função, uma instituição que nada deveria ter a ver com impunidade, mas que, com imenso oportunismo, foi levantada como argumento capenga para impedir Lula de ocupar a Casa Civil de Dilma Rousseff –  que o ministro Celso de Mello aposentou com um “podemos tirar, se achar melhor” no caso de Moreira Franco.

Muito menos é algo que beneficie apenas, ou especialmente, os políticos.Em número, disparado, são os juízes que desfrutam desta condição, seguidos pelos membros do Ministério Público, e só então parlamentares e ministros (ou secretários estaduais).

Uso o número que o Dr. Deltan Powerpoint Dallagnol utilizou certa feita para condenar o foro  vinculado: 22 mil seriam seus beneficiários. São mais, mas aceito, para raciocinar.

16.812 deles, segundo o censo do CNJ, são juízes. Ou três quartos dos integrantes do que Jucá chamou de “suruba”. Some aí os promotores de Justiça, nos Estados e os da União e se verá que restam poucas vagas na chalana.

Alguém acredita que  retirar parlamentares dos tribunais colegiados  deixando-os ao sabor de juízes de comarca, boa parte deles afundados na política paroquial e outros tantos acometidos da síndrome da divindade, como estamos assistindo, vá “desafogar” a Justiça?

O moralismo não é apenas sempre imbecil e reducionista. Frequentemente, é capa para objetivos  inconfessáveis, privilégios indefensáveis e usurpação de poder.

Quanto à moralidade republicana e o “todos são iguais perante a lei”, bem fariam os juízes e promotores se revogassem os gordos penduricalhos que se concedem e aí voltassem a tocar no assunto.

Enquanto isso, ninguém pode dizer que Jucá esteja falando algo que não seja a imoral verdade.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • coisa linda mesmo é a matéria que já já chegara a internet da chegada da água aos reservatórios do nordeste,coisa linda,coisa de lula.

    • Julio, tem tanto bandido neste governo, todos os dias as noticias são tao ruins, que essa da agua chegando ao sertão passa despercebida. A imprensa golpista faz de conta que nao sabe de nada.

    • A globo já decidiu que a transposição do São Francisco não existe, então não tem essa água aí que mencionado!
      Viva o Brazil!!!

  • República das bananas, da porra e da suruba política. Pornografia explícita dos 3 despoderes despudorados...tem como descer mais nesse poço desmoralizante? Tem sim, sempre tem....só de imaginar o tal moraes de capa preta tomando assento no stfinho o estômago embrulha! E eu achava q Gilmar Dantas era a degradação...

    • Mais duas perguntinhas, digamos, triviais!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      O senhor declarou à Receita Federal a existência da empresa Clavi Moda Jovem & Acessórios, com endereço registrado no Shopping Paulista?

      NOTA DO "SABATINADOR":
      Caso a sua caixola esteja muito perturbada de emoções pela chegada à 'PEC da Bengala' do STFede, lembro-lhe que a advogada Viviane Barci Moraes foi sócia da referida empresa.
      Porventura, a advogada Viviane Barci Moraes é sua esposa?

      • … O “neófito supremo Careca plagiadora brilhante” indicado pelo ÍNFIMO libanês usurpador decorativo dirá que “a culpa pelo lapso é do contador”!…

  • Ei, até quando aguentaremos pagar salários para Ladrões? Paredão para todos! judiciário e executivo. Janot apátrida! verme canalha! Está com medo de acabar como o Teori? Velhacos miseráveis! Estão no fim dá vida e não se cansam de roubar. Canalhas! Malditos ladrões!

  • Jucá notório corrupto fala de cátedra, com conhecimento de causa, ele sabe os meandros do poder e como funciona a Justiça no Brasil. Basta alguém ingressar nos prédios das justiça e verá o luxo e o dinheiro desperdiçado. Prédios construídos com mármore, qual o custo? . Salários com dezenas de penduricalhos que elevam a valores astronômicos, muito acima do teto. Carros com motoristas, diárias. Todos que trabalham nos tribunais, incluindo funcionários recebem salários acima dos demais servidores. Porque não fazem uma autocrítica ? Isso já não seria corrupção. Há nesse país dezenas de acusações de sentenças compradas, com envolvimento de juizes e qual a correção? Aposentadoria com salário integral. A Justiça brasileira da qual a mídia se aliou na verdade não tem moral para julgar corruptos, como é o caso do Juiz fura Teto.

    • ....justi$$$azinha de mmmeeeeerrrrrrddddaa!

      Paquidérmica, onerosa, parcial, corrupta, alienada, aloprada, antipovo, antinacionalista, blindadora de [mega]bandidos(as)...

      E tenho dito!

  • Sou obrigado a concordar com o Juca o pais vive um suruba geral, no qual ele e o cafetão .

  • O Brasil é o único país do mundo onde tucano é ave de rapina. Mas esse Romero Porra Suruba Jucá, do PMDB, consegue ser mais canalha do que muitos tucanos. Temer, como sabe lidar com bandidos, loteou todos os cargos com os da pior espécie. E vai continuar cercando tudo, afinal, "precisamos parar essa porra".
    Lava a jato? Já era, acabou, morreu.
    Viu Moro? Entendeu? Daqui prá frente você vai conviver com o "mea culpa", por que o PT te deu todos os meios de acabar com a corrupção e você se tornou o juiz de "um caso só". E não conseguiu nada, pois atirou no zig, quando os bandidos estão no zag. Quero crer que seja um problema só de inteligência ou equívoco.

    • A globo já decidiu que a transposição do São Francisco não existe, então não tem essa água aí que mencionado!
      Viva o Brazil!!!

  • UBA, uba, uba, queremos mais suruba. A coxinhada merece este surubão que ajudaram a construir. Eram felizes e nem percebiam. Nada como um dia pós outro. Quem semeia vento, colhe tempestade e é o que colherão até 2018. Junte se a nós. Nunca é tarde para consertar o erro. Lula, Lula e sempre Lula.

Related Post