As vivandeiras de quartel

O Valor publica hoje declarações do General Otávio do Rêgo Barros, do Centro de Comunicação Social do Exército nega que haja qualquer determinação nas Forças Armadas para interferir nas manifestações – sejam as de apoio ou de protesto – contra as as ações do juiz Sérgio Moro.

“Quando empregamos tropas em eventos de pacificação ou de garantia da lei e da ordem, a determinação nos é dada por meio da Presidência da República”, afirma. “Se algum governador desejar a participação das tropas para qualquer coisa, tem que pedir à Presidência, esse é o fluxo”.

A encrenca foi provocada por duas incitações de colunistas globais – Ricardo Noblat (A crise ganhou um novo componente. E ele veste farda e pilota tanques) e Merval Pereira, que colocou os chefes militares na canhestra situação de estarem indo atrás de lideranças políticas.

Ao contrário do que ocorreu em 1964, porém, hoje não parece tão fácil, para usar a expressão do marechal Castello Branco, que as “vivandeiras alvoroçadas”, que “vêm aos bivaques bulir com os granadeiros” consigam ” provocar extravagâncias ao Poder Militar”.

Mais uma vez, sirvo-me do traço e da sacada sempre genial do Aroeira, lá em cima, para mostrar quem é que pensa em provocar e dirigir os militares, cuja grande maioria não cai nessa.

Aliás,  militares mais conscientes sabem que, há 52 anos, as Forças Armadas acabaram sendo levadas a amarrar a vaquinha para que outras bocas nela mamassem.

E compreendem perfeitamente que a turma que os insufla é a mesma que, durante mais de uma década, levou-as a uma situação de penúria e desvantagem tecnológica que a duras penas vinha sendo revertida. No fundo, desejam reduzir nossas forças de defesa ao papel de polícia, e polícia política.

Também não há nenhum conforto na direção das nossas instituições militares com a formação de grupos, como os “bolsonaristas”, que querem conduzir o país para essa deformação do poder militar.

Agitação e força armada é uma mistura que nunca dá certo e, pior, é uma reação química que tende a ficar descontrolada.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • O Merval e o Noblat precisam é de psiquiatra urgentemente.
    Estão tão fanatizados pelo golpe que já perderam conexão com a realidade.
    E tem mais gente surtando: Aécio Neves, por exemplo. O que ele espera? Que derrubará o governo, assumirá e governará tranquilamente?
    Está na hora dessa gente por a mão na consciência. A oposição vai destruir o país para tomar o poder. Poder de quê? Sem golpe militar, na próxima eleição eles já caem de novo.
    Falta razão.

    • Não. Acho que falta neles liberar sua energia da libido, que como Freud diz, é e sempre será sexual. Em outras palavras: está faltando sexo nisso!!!!

  • Não sabia que a PF tem uniforme de gala para prender ex-presidentes. A roupa parece de fuzileiro da marinha norte-americana. Até o pessoal da Aeronáutica estranhou. Tudo muito esquisito. Não é mais o Haiti que é aqui. É a Somália, a Síria, as terras devastadas por aventureiros nativos a serviço do poder financeiro global. Não sei como vamos nos unir num contexto onde aqueles que deveriam zelar pelo equilíbrio dos poderes só incentivam a divisão e o caos. Lembrei do filme Babel. Tenho seguramente um lado dentro desse caos. O problema vai ser encontrar as pessoas com segurança caso a ameaça se concretize. Não estou com medo, mas definitivamente não sei o que esperar disso tudo. Não sei se volto a ler os jornais para ver até onde vai a bravata da oposição inimiga do Brasil. Meu estômago não anda forte e nessas horas só a racionalidade para enxergar as brechas que os açodados nos deixam.

    • O militares não deveriam estranhar NADA. O Almirante Othon, PAI DO PROJETO NUCLEAR BRASILEIRO, foi preso e se encontra ainda hoje encarcerado sem culpa formada, tendo sido humilhado na prisão com porta derrubada pelos puliças da pf a ponta pés. Preso depois da troca de informações entre a PF e a CIA. O alvo é, não só o pré-sal, mas também o submarino nuclear brasileiro, essencial para segurança nacional, impedir que se torne realidade.

  • Exatamente o que penso.

    Se preciso for, creio, que hoje, a "vaca de divinas tetas" será protegida pelas Forças Armadas contra as bocas exclusivistas, que, em seus delírios anti-petistas, ultrajam a Pátria.

    Desse modo, o anseio dos Merval e Noblat desse País não passa de um piedoso desejo!...

    • É umd esejo de que as forças armadas aja como um cão de guarda e ataque na defesa do projeto deles. Ao mesmo tempo eles não desejam nem os USA que os militares assumam nada. no máximo façam o jogo sujo, enquadre o povo, agindo como força de segurança e se recolham aos quarteis depois das mãos sujas de sangue. Em 1964 era para ser assim. Entregariam depois aos civis entreguistas aliados dos interesses dos USA e mentores do golpe. Os militares resolveram assumir o poder. Para os USA inicialmente engajado na guerra fria com a falecida URSS pouco importava quem iria vencer o comunismo. Mas depois os militares passaram a ser tmb um obstaculo aos interesses dos USA no Brasil quando Geisel resolveu adotar uma postura independente e soberana adquirindo USINAS NUCLEARES da Alemanha. isso desgostou os USA que não querem outro galo cantando em seu terreiro. Então não interessa aos USA que militares patriotas assumam o poder. Temem que um militar no poder adote a mesma postura de Geisel e fortaleça as Forças Armadas brasileiras. Os USA não estão nada satisfeitos com o submarino nuclear brasileiro, a compra dos caças suecos, etc. E a tendencia seria no poder os militares darem continuidade a essa politica de fortalecimento. É o que eles mais temem. Eles não querem as forças armadas no poder, eles querem que ela limpe a sujeira que eles estão prestes a fazer e depois se recolham para os quarteis.

    • Pobres aprisionados, ainda acreditam que falando a verdade serão aceitos e beneficiados na pena... Imagina quanta coisa já não foi dita acerca dos golpistas corruptos, informações que foram suprimidas, ocultadas e distorcidas; alguém sabe de quem é essa voz que retruca ao delator??? Será do "suave" juiz moro ou será de alguma "procuradora" de intrigas contra o José Dirceu??? Essa voz... Essa voz...

  • Porque não chamam a marinha? Ela poderia cobrar da globo a razão do ataque ao projeto do submarino nuclear.

  • ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    Eu estava saindo do meu local de trabalho e me dirigindo pacificamente para o meu TRIPLEX [Risos], quando, ainda no centro da cidade, deparei-me com cartazes afixados em postes de iluminação pública e árvores com o seguinte anúncio:
    DIA 13, FORA DILMA!
    Inapelavelmente, arranquei-os um a um na presença de muitos transeuntes!
    Amanhã, logo cedo, comparecerei à Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, e solicitarei providências dos órgão municipais no sentido de impedir o uso de equipamentos públicos para a difusão de propaganda nazifascista, provocação que se configura fragoroso e inaceitável atendado à segurança nacional!
    E rogo a todos e todas munícipes deste 'Brasil do Bem' que denunciem esta avalancha terrorista em cada cidade do nosso país!
    Muito obrigado.

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antinazifasciterroristas e antigolpistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil - em homenagem ao sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro.

  • Esta gente que tanto mal causou ao Brasil não poderá ficar impune. Ficaram impunes pelo apoio ao golpe de 64 e pela participação na ditadura, repetiram a dose. A impunidade estimula a reincidência no crime.

  • Fernando, o objetivo foi já sair na frente para causar intriga e divisões na tropa.
    Foi causar rumor e tentar despertar núcleos não leais ao comando.
    Tem uma palavrinha que resume isto: terrorismo.
    Ou é medo mesmo.
    Sentiram o bafo na nuca no final de semana, pois a Fase 1 do golpe falhou.

  • Noblat e Merval, por algum motivo, acharam que Moro - não digo que perdeu a serventia - mas ao menos que não dá para apostar todas as fichas nele. Só isso.

    • Isso já está cristalino desde há muito tempo. O golpe sempre teve três frentes: cassar a chapa Dilma no TSE, com Gigi e seu jagunço Toffoli; impixar a Dilma no Congresso, e garantir o fisiológico Temer no governo central cumprindo a agenda dos vendilhões; e prender o Lula primeiro na Lava-Rato, depois com a desvirtuação da Zelotes e a investigação porra louca do MP paulista. No último ano e meio, sempre que o Moro ser desmoralizava, o Cunha surgia com um trunfo. Quando esse perdia a força momentaneamente, vinha o Gilmar com mais esculhambação...

  • Alguém das Forças Armadas sabe qual o motivo do Almirante Othon, pai do projeto nuclear brasileiro, continuar preso em Guantánamo depois de troca de informações entre agentes da Cia e a PF.
    Sabe dizer por que estão - moro, procuradores - tentando sabotar e o projeto nuclear brasileiro, o submarino nuclear, essenciais a segurança nacional e que permite que o Brasil seja defendido por um leão e não por um poodle?

Related Post