A Justiça brasileira tornou-se sui generis.
Prolata suas sentenças pelos jornais e, pior, condena até mesmo antes de receber a defesa.
Mesmo com o processo tendo sido avocado pelo STF, a República de Curitiba prossegue a todo vapor em sua obsessão: prender o Lula.
Não é uma conclusão, é uma determinação. As razões factuais e documentais, arranjem-se.
Ontem, Ricardo Noblat já se enchia de alegria, com um texto absolutamente novelesco que terminava dizendo que a “Lava-Jato dispõe de indícios e provas suficientes para prender Lula por obstrução da Justiça, ocultação de bens em nomes de terceiros e recebimento de dinheiro por palestras que não fez.”
Vejam que maravilha de Justiça: o sujeito nem acusado formalmente foi e já decidiram prendê-lo.
Coronel da roça, nos anos 30, não faria melhor.
Não é o único caso.
Marcelo Auler, em seu blog, conta também como José Dirceu já foi condenado, um mês antes do julgamento e sem ter sido recebida sua defesa.
Vai-se esperar a formalidade.
Passa-se rapidamente os olhos e manda incluir ali no processo, entre a acusação e a sentença já elaborada.
Mas tem pior, aponta o calejado repórter. Os delatores são procurados para delatar não o que sabem, mas aquilo que se deseja ouvir. É a delação encomendada e descaradamente publicada no Estadão:
A própria reportagem ressalta que, “até março, procuradores da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba consideravam estar a um delator de completar o quebra cabeça acusatório contra Lula – como se tivessem o cenário da imagem já definido, restando apenas uma peça para completar o desenho”. O problema é que este delator ainda não apareceu pois, segundo o Estadão:” A figura do delator bomba é considerada peça faltante ainda no caso do tríplex no Guarujá, que deve ser a segunda peça de acusação formal à Justiça contra Lula, segundo esperam os investigadores. Lula será denunciado nesse caso por lavagem de dinheiro, sendo beneficiado pela OAS, uma das líderes do cartel que atuava Petrobrás, com a reforma e decoração do imóvel com dinheiro oriundo de corrupção. As tratativas para um acordo com o ex-presidente da empreiteira José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, mesmo que distantes de um final, poderão completar esse quadro.O inquérito considerado o mais incipiente é o que trata das palestras, pós-Presidência, via empresa LILS, Palestras, Eventos e das doações ao Instituto Lula. Nessa frente, um delator que confirme que os repasses e pagamentos por palestras podem ter ocultado propina é essencial para investigadores”.
Imaginem o quanto vale ser este “delator que ainda falta” para um sujeito que está em cana, imundo e lambuzado em desvio de dinheiro?
Não há um lugar no mundo que se faça de Estado de Direito que tolere uma Justiça de cartas marcadas assim.
Só o Brasil, capital Curitiba.
View Comments (37)
Eu me candidato a ser "delator", "caguete", "dedo-duro", "traíra" o escambau, mas meu preço é prisão do moro e sua quadrilha.
Dá a impressão que Fidel Castro é um santo perto desses ditadores da mídia confundidos de salvadores da pátria pelas luzes dos holofotes.
o mesmo vale p impitima na camara e senado, só formalidades,...
O que ocorre no Brasil se deve fundamentalmente termos instituições corruptas e me refiro principalmente ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, que permite o GOLPE, que circule livremente um Gângster como Cunha um safado como Temer, e juiz ilegal que não respeita as leis como Moro. Se tivéssemos homens dignos e cumpridores dos seus deveres constitucionais não teríamos de conviver com essa vergonha de ser brasileiros. Esses porcos golpistas não merecem conviver em paz nossa pátria.
E o fhc não faz palestras? quanto ganha?,e as doações feitas pra montar o instituto dele? essa obsessão pra prender o lula tem um nome, medo porque sabem que em 2018 ele ganha...esse moro ta brincando com fogo e pode se queimar,sabe quem é o fogo moro? o povo
Eu quero saber como é que um juiz de 1a instância que grampeia ilegalmente a Presidência da República ainda não foi incomodado com um processo? E vocês ainda estão aí a defender essa Dilma...
Se o telefone de Dilma tivesse de fato sido grampeado Moro estaria em apuros...
Esse pedido da AGU pedindo anulação do GOLPE tem que ser ENVIADO ao Guardian, NYT, Le Monde, El Pais, etc. etc. Meu Deus alguém tem que conseguir parar esses ladrões indecentes. Não da mais pra acompanhar as noticias, é de enlouquecer. O povo tem que fazer VIGILIA E PRESSIONAR o Senado e denunciar o STF todos os dias !! As togas desses senhores precisam ser queimadas simbolicamente em praça publica, não é possivel que isso continue assim !! A rede esgoto JUNTO, é CLARO !!
http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/04/agu-entra-com-recurso-na-camara-pedindo-anulacao-da-votacao-do-impeachment-5288.html
Com o que já estamos vendo desde o vergonhoso julgamento-show-mensalão com o juiz Joaquim Barbosa, só recentemente revelado, imaginem só como será logo mais, a ditadura da Justiça, tão logo a turma de preto (informação) derrubem definitivamente a democracia, no peito e na marra.
Concordo com você, apenas acho que a democracia já foi derrubada pelo judiciário desde a AP470. Temos até presos políticos e torturados.
Aqui, no Estado Plutocrático de Dinheiro - que tenta se estabelecer, já sem disfarces, através do Golpe -, a decência e o respeito à legalidade já se foram faz tempo.
Antonio Lassance fez artigo primoroso sobre não podermos e nem devermos contar com o STF.
Golpistas de toda ordem, por ideologia e necessidade, não recuarão um milímetro em seu golpismo a não ser que firmemente confrontados pelo que hoje realmente vale:
- as ruas, os movimentos e redes sociais e os blogs sujos (espaços de contraponto).
Juizeco bandido.