A “denúncia” contra Ciro Gomes, sobre a qual o Jornal Nacional ontem dedicou extensa reportagem, praticamente copiando o texto publicado pelo Jornal O Globo é conhecida há, pelo menos, um ano.
Em 30 de setembro de 2017, a Veja publicou que ” a delação da Galvão Engenharia vem tirando o sono das equipes de dois presidenciáveis pouco citados na Lava-Jato, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes“.
Em novembro daquele ano, Luiz Edson Fachin pediu “ajustes pontuais” na delação.
Porque este ovo, chocado há tanto tempo, eclodiu ontem?
A “reportagem” do JN não traz nenhuma informação nova em relação às publicadas por O Globo. É, sem tirar nem por, uma coletânea de recortes do jornal, que se estende por quatro minutos e meio, um tempo que só se dá a grandes acontecimentos ou, como no caso, matéria de interesse editorial. Ainda mais sem nenhum material de apoio.
Destruir apoios de Ciro na classe-média para alimentar uma subida de Jair Bolsonaro neste eleitorado? Ou deter, neste mesmo segmento, um crescimento do ex-governador do Ceará que “contivesse” o crescimento de Fernando Haddad?
Desqualificar seu apoio, num segundo turno a Haddad?
Apenas demonstrar-se imparcial e por fim aos boatos de que estaria apostando numa “alternativa Ciro” na qual, entre todos os institutos, só o Datafolha, ainda que discretamente, põe suas fichas? Se é isso, assemelha-se às ilusões de Ciro com o ‘Centrão’, esperança que o fez cometer vários erros de condução da campanha.
Seja o que for, pela idade e qualidade do material usado, bom jornalismo não é.
Se fosse, um ano depois de levantada a acusação, o assunto já teria sido tema para muitos “exclusivos”, porque o conteúdo, como se viu pelo histórico, já tinha “aniversário de vazamento”.
Tem batata nessa chaleira, diria Leonel Brizola.
View Comments (35)
O Ciro, algum dia, vai entender que é preciso ter lado e, além disso, deixarr isso claro. Será que ainda acha que não e deve colocar em andamento o projeto de regulamentação da mídia?
CARLOS, quando a boiada se dispersa, o boiadeiro (GLOBO) fica sem saber o que fazer, corre pra todos lados, e só faz bobagens, vem outras por ai.
Sejamos honestos. É preciso lembrar que Ciro usa os mesmos argumentos que Lula e Dilma usaram para recusarem a regulação da mídia e não há a menor esperança de que Haddad venha a por em prática qualquer ação nesse sentido.
Menos mal que a banda podre da midia nao tem a mesma força, depois que perderam o controle da informaçao foi junto a credibilidade, o judiciario, o futebol brasileiro e as facçoes de direita. Mas ainda trabalha pelos seus interesses proprios como exemplo a defesa dos interesses do cartel dos bancos privados que sao seus grandes parceiros anunciantes. Uma reforma na midia teria grande aceitaçao popular principalmente por que a marca "globo" esta queimada e caiu no descredito popular.
A Globo está apostando no Alckmim ?, só pode ser. Ciro, não fica magoado com a Globo não, afinal, no cu dos outros é refresco !
O GLOBO SÓ BATIA NO LULA, AGORA BATEU NO CIRO.
SENTIU CIRO,!! BATER NO LULA PODE !
Começam a pressionar contra Ciro pra deixá-lo de cabeça baixa no segundo turno e poderem manobrar melhor a campanha contra o PT. A Globo é useira e vezeira em artimanhas e nenhuma delas tem qualquer sinal de honestidade ou de jornalismo sério.
Com certeza aí tem, pois da Globo só pode sair o pior que existe para interferir no processo eleitoral. Só que eles não têm mais o poder que tinham quando inventaram e elegeram o Collor.
#HaddadEManu
O caso Adélio e o "sFAKEamento" do "Coiso/ele NÃO"!
***
Bolsonaro, o lobo solitário e as raposas de olho no galinheiro
Por egrégio e impávido jornalista Joaquim de Carvalho
https://www.youtube.com/watch?v=BQTiXTNbjpI
Se o número de votos brancos e nulos aumentar significativamente, Bolsonaro pode liquidar a fatura no primeiro turno.
A propósito: ninguém parece estar prestando atenção a um fato preocupante: a identificação biométrica poderá ser usada para impedir a votação de uma parcela significativa da população mais pobre.
Talvez a Globo esteja contando com isso.
Tenho dito e chamado a razão de todos... compreendam de uma vez por todas que a luta deles é contra tudo que têm qualquer feição de progressista. Eles apenas escolhem alvos prioritários e vão avançando tal qual descrito no poema de Brecht.
Neste sentido as duas candidaturas do nosso campo tem gerado uma confusão na cabeça do golpe. Se dedicar munição para destruir uma a outra fica em situação de Vitória virtual.
Entendam também, as candidaturas de Haddad e Ciro são complementares.
É hora de segurar o ímpeto, dedicar solidariedade a Ciro, evitar o "eu ti disse" e dar um passo importante para superar as as contradições do dois grupos progressistas.
Logo os canhões estarão voltados para o maior inimigo dos golpista que é PT, Lula e Haddad. Não podemos perder oportunidade de atacar o Instituto das delações sem provas e requentadas segundo os interesses dos golpista.
A turma de Lava Jatense estão em desespero. Estão arrancando defunto da cova. E o Aecin do pó???? Estes vagabundos não falam nada???? E a turma Roubo Anel???? E a turma do zé cerrote com o Paulo Afro??
Cambada de FDP com esta lava jato!!!!!!!!