Até Noblat, que achava Temer “bonito”, reconhece o desastre

O desgaste de um governo pode ser avaliado por pesquisas, mas também pela relação de seus áulicos.

Quando sentem o naufrágio, o abandonam com a maior sem-cerimônia.

A coluna de Ricardo Noblat, que dizia há um mês e meio que ” quem conquistou dona Marcela não se deixa abater por nenhuma dificuldade”, hoje, em O Globo, chama o presidente de “duro, insensível, desastroso” e de “mesquinho”.

Como Temer não parece ter mudado tanto em tão pouco tempo, deixo por conta do leitor e da leitora achar de quem foi a metamorfose, transcrevendo parte de sua coluna:

Que futuro nos aguarda

Ricardo Noblat

Um prodígio, o presidente Michel Temer e seu time de auxiliares. Empenhados em marcar distância de mais uma erupção da bestial violência que há décadas abala o apodrecido sistema carcerário brasileiro, eles conseguiram com espantosa facilidade justamente o contrário.

Ninguém de bom senso ligaria o governo atual ao que aconteceu no Amazonas e em Roraima. Então o governo meteu com gosto o dedo na tomada.

Primeiro foi Temer, que chamou de “acidente pavoroso” a morte e o esquartejamento de 57 presos numa penitenciária próxima de Manaus. Acidente é um fato casual.

Num país onde mais de 60 mil pessoas são mortas a cada ano e 11 Estados registraram decapitações desde a rebelião do presídio de Pedrinhas, em São Luís, em 2013, acidente pode ter sido a ascensão de Temer à presidência – não a chacina de Manaus.

Não se atribua o que ele disse a uma mera infelicidade na escolha das palavras. Temer é um homem culto, prudente e pensa muito antes de falar.

Ao taxar um massacre de “acontecimento pavoroso”, quis isentar seu governo de qualquer responsabilidade e minimizar o acontecido. Foi duro, insensível, desastroso. Deixou-se levar pelo cálculo político mesquinho.

Depois de Temer, foi o ministro da Justiça. Além de apresentar um arremedo de plano para reformar o sistema carcerário sem dotação orçamentária e sem metas, negou que tivesse recusado ajuda ao governo de Roraima onde 30 presos foram decapitados ainda vivos e alguns tiveram corações e olhos arrancados.

O ministro mentiu. E mentiu de novo ao garantir que a situação dos presídios está sob controle. Controle de quem?

O caminhar voluntário do governo para o cadafalso na semana passada culminou com a intervenção do Secretário Nacional da Juventude que se apresentou como “um coxinha”, elogiou o “acidente” em Manaus e defendeu novas matanças.

Foi o único a ser demitido depois de incensado nas redes sociais. Mais de 50% dos brasileiros pensam como ele. E é aqui que reside o maior problema.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • E Noblat esqueceu-se do deputado major que iniciou em seu facebook uma disputa entre presídios, para ver quem mata mais, declarando sua torcida por Bangu. E seus seguidores pensam como ele. E é aqui que reside o maior problema.

  • Na verdade uma dos maiores problemas do Brasil é o PIG e colonistas ( por favor não corrijam!) como o Noblat. Lixo canalha, lixo canalha , lixo canalha.

  • Elite Brasileira: Sonho de Lavar Privada de Tio Sam, na Berlinda

    O mundo do faz-de-conta das classes mais abastadas do Brasil, moldado pelas reportagens-fantasia da mídia de imbecilização das massas encontra-se em situação cada vez mais difícil de seguir sendo sustentada – ainda que ambos os setores resistam tão patética quanto estoicamente!
    Afinal, tanto quanto sonhar em limpar privada de Tio Sam, há uma ideologia por trás da defesa do indefensável: uma das elites mais reacionárias, discriminatórias, agressivas, ignorantes e dessituadas do planeta não se pode se dar por vencida!
    Se conseguir sobreviver em um Estado altamente policialesco, entre uma das sociedades mais violentas e discriminatórias do mundo, outro grande desafio é ser explorado no berço do capital hoje: se não bastassem todas as históricas humilhações, a decadência econômica (certamente, reflexo da crise intelectual e moral por que atravessa o país), a realidade da vida na América está bem distante das cores, dos fogos de artifício e de toda a alegria imperante na Disney, e de toda a sorte das precárias propagandas midiáticas.

    http://www.globalresearch.ca/elite-brasileira-sonho-de-lavar-privada-de-tio-sam-na-berlinda/5553549

  • Para a mídia golpista o que importa agora é bater no Temerário e abrir mais espaço para o rei da privataria.

  • "O caminhar voluntário do governo para o cadafalso na semana passada culminou com a intervenção do Secretário Nacional da Juventude que se apresentou como “um coxinha”, elogiou o “acidente” em Manaus e defendeu novas matanças."
    "Foi o único a ser demitido depois de incensado nas redes sociais. Mais de 50% dos brasileiros pensam como ele. E é aqui que reside o maior problema."
    -
    E o senhor, colunista Noblat, em que grupo se encontra?
    -
    Pela sua atuação durante tantos anos, apoiando essa degradação do pensamento, da razão, insuflando essa caminhada em direção a uma espécie de fundamentalismo, não tem culpa nisso tudo?
    -
    Valia tudo. Era preciso para apear o PT do poder, esmagar o PT. Os fins justificam os meios, não é mesmo Sr Noblat?

  • Um crápula que vive em uma casa de prostituição política (Globo) criticando um ser rastejante em que eles tiveram o máximo empenho em colocá-lo como presidente, golpeando um governo legitimamente eleito em atos criminosos. Se Temer é repugnante eles sabiam desde há muito, pois não são inocentes em política, essas críticas são falsas e mentirosas, como são a maioria dos jornalistas do Globo, só estão se afastando de um governo apodrecido com objetivo de dar o golpe dentro do golpe.

    • Verdade. Essa bandidagem golpista disfarçada de jornalista e/ou humorista tanto fez que transformou nosso país num lixo, botando no poder uma quadrilha de outros bandidos de várias matizes e procedências que não tinha - nem tem - votos nem para se eleger vereador. De quebra ainda transformou boa parte do povo, aí incluída a maioria da classe média, numa autêntica "legião de zumbis" sedenta de sangue e incapaz de pensar por si. Isto é o que se pode constatar lendo, por exemplo, os comentários inseridos nas reportagens do G1 sobre as bárbaras carnificinas ocorridas nos presídios.

      O futuro do Brasil é muito preocupante, pobres dos nossos filhos e netos!

  • Por isso é que não leio esses nazistas. O Noblat disse "ninguém de bom senso ligaria o governo à carnificina do AM". Seria verdade, desde que não ficasse comprovado, que o ministro do Temer sabia e foi solicitado a mandar reforços para lá, o que negou. Como sabe também, que novas retaliações serão feitas pelas facções criminosas.

Related Post