Até Reinaldo Azevedo vê Moro como juiz “candidato”. E “Tirano de Siracusa”…

Ninguém pode acusar Reinaldo Azevedo de ser contra a Lava Jato.

Nem de não ter batido palmas e sacudido bandeirinhas para o juiz Sérgio Moro enquanto este tratou da demolição política do PT.

Portanto, é bom levar a sério o que ele diz hoje, em sua coluna na Folha, mesmo ele cumprindo o papel histriônico do tucanato.

Moro já é candidato. E sacio a fome de complemento de quem não suporta a gramática da dúvida: é candidato “a alguma coisa”. Que ele já não caiba mais no molde do juiz, disso estou certo.

Mandam-me um vídeo em que o “esposo”, Moro, lê o trecho de um discurso de Theodore Roosevelt contra a corrupção. O americano, que falava suavemente, carregava, como se sabe, um grande porrete, o imortalizado “big stick”. Encerra a gravação sem esquecer de um agradecimento: “E fica essa leitura aí para ser apresentada nessa página, que é mantida, muito gentilmente, pela minha querida esposa”.

A tal página, no Facebook, é a “Eu MORO com ele”. Traz, logo na abertura, uma foto com as palavras “DE AMOR POR VOCÊ”. No primeiro caso, um trocadilho; no segundo, uma elipse trocadilhesca: “[Moro] de amor por você”. Assim, já se sabe a quem remete o pronome “Ele”, que não mais substitui um nome, um substantivo, mas alude a um mito em fermentação.

A página da “minha [dele] gentil esposa”, para a qual “Ele” grava vídeos, faz a defesa do fim do foro especial por prerrogativa de função, chamado, sem a devida vênia jurídica, de “foro privilegiado”; reproduz a foto de uma criança de oito anos que se fantasia com os “pretos sobre preto” da vestimenta do juiz; faz militância política aberta sobre temas que estão por aí, em trânsito.

Em suma, “Eu MORO com ele”, “muito gentilmente tocada” por sua “querida esposa”, é uma página de militância política. Inclusive contra o Supremo, para onde vai boa parte dos políticos da Lava Jato com foro especial. Sugestão evidente: “Ele” pode fazer Justiça; já aqueles do STF…
E que mal há na existência de uma página com essas características? Nenhum! Desde que “Ele” não concentrasse hoje poder de vida e morte sobre a reputação de pessoas num mercado do qual “Ele” decidiu fazer parte.

Não sei se Moro vai reagir ao “Tio Rei”  –  que, ao final,  o compara a ao “Tirano de Siracusa” –  como reagiu à metáfora de Rogério Cerqueira Leite, bem mais leve, que traçava um paralelo com Jerônimo Savonarola.

É que há várias comparações possíveis: a mais comum, a de Platão, que em sua Carta VII, relata as três viagens feitas por ele ao reino dos Dionísios, realizadas na esperança de transformar os governantes tiranos, primeiro Dionísio, o Velho e depois Dionísio,  o Jovem, em filósofos-reis.

Mas há outro tirano de Siracusa, o Áglatocles, do qual tomo o resumo biográfico feito pelo professor Carlos Fernandes Filho, da Universidade Federal de Campina Grande:

 Tendo se distinguido na guerra, o conselho de governo de Siracusa, os oligarcas, temendo que ele aspirasse à tirania, deu ordens para eliminá-lo. Obrigado a fugir e, apoiado pelos cartagineses, tornou-se chefe de hordas e formou um exército no exílio, interior da Sicília. Assumiu a causa dos pobres contra a dos oligarcas, sublevou os soldados e conduziu o seu exército para a cidade, ordenando-lhes que saqueassem e matassem todos os membros do conselho (322 a. C.).

E, assim, aclamado pelos sobreviventes, foi eleito único general da cidade, tornou-se rei da Sicília e conhecido como o último tirano de Siracusa. No poder prometeu a remissão das dívidas e a repartição das terras entre os pobres, restabeleceu a hegemonia de sua cidade na ilha e agiu com moderação durante algum tempo. Investido de grande poder pessoal adquirido com o apoio do pobre,  partiu contra a supremacia de Cartago. (…)Cruel e extravagante, pediu ajuda ao faraó Ophelas que acreditou em suas ofertas e marchou com suas tropas em seu socorro. Em sua estratégia, assassinou Ophelas e declarou-se senhor do seu exército. Sitiou, a seguir, Utica, mas temendo que seu filho Archagathus estivesse suscitando descontentamento no exército, voltou secretamente à Sicília.

Revoltados com a sua deserção, os soldados assassinaram Archagathus e seu outro filho. Enfurecido, matou todos os homens, mulheres e crianças de Siracusa que tinham parentesco com qualquer soldado do exército revoltoso. Depois capturou Egesta, onde promoveu uma matança geral contra homens da cidade e saqueou sua riquezas. As jovens e as crianças foram vendidas, como escravas, aos bruttii, no continente.(…) Doente de câncer, morreu envenenado por um de seus netos, Arcagetes, aos 71 anos, e seus bens foram confiscados e a democracia foi restaurada.

Dr. Moro eu juro que é esse o nome do neto, Arcagetes, sem “U” depois do “g”. Não posso crer que o “Tio Rei”  esteja incitando à violência, como em relação ao Savonarola não se estava sugerindo incinerá-lo numa fogueira.

Não se zangue, Dr. Moro, porque Áglatocles em grego quer dizer “honesto”. Ele era sogro de Pirro. Isso, aquele Pirro cuja vitória, se se repetisse, encontraria todos mortos.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • ... Se parte significativa da esquerda brasileira, boçal e preguiçosa, continuar preguiça e boçal, e sem enfrentar o esforço de levar o debate para o seio da população, o resto será enxugar gelo, a nossa derrocada frente à direitona!
    E manter o 'Zé Tucano Cardoso' no 'miniSTÉRIO' da "Justiça" explica, em parte, a tragédia que nos assola!

    ***

    Obama critica duramente o FBI. Vamos discutir a polícia, o MP e a Justiça por aqui também?

    Por Pedro Lorenzi Breier -
    03/11/2016

    (...)

    • O Messias sempre a cata dos bodes expiatorios ! Que tal pessoas que se dizem informadas, que passam o dia a teclar, começarem a se articular e ir à luta? Isso é o que muitos estao fazendo ja' ha' muito tempo, assim como Lula, Dilma, os movimentos sociais, as mulheres e os jovens aguerridos! Muito diferente da maioria que so' tecla, tecla, tecla e tecla... Você deseja ainda que a esquerda carregue mais uma cruz e seja chicoteada porque consideras tuas palavras cheias de razão e de indignação à ultima cocada-preta do pedaço ? Palavras so' não movem nem sequer um assopro quanto mais o vento do fascismo. Me poupe.

    • FB o nivel dos comentarios esta cada dia pior, tanto do lado dos coxinhas como dos ditos petralhas, progressistas, etc. Eh uma baixaria total, uma competição de ignorância sem fim. Dificil até entender o que essa figura nefasta da direita jornalistica abjeta teria pra dizer de interessante qdo sabe-se que é tudo novela, fofoca, gente babando... O blog deveria fazer um break... Passo por aqui cada vez menos e para um post interessante existem cinco que são bem ruins. Uma pena.

    • Algum comentário útil? Vai ficar só nisso, no hahaha? Isso é o tal do " rindo pra não chorar" pois agora vc tá sentindo aquele frio na espinha: - o que eu devo fazer, se o meu oráculo intelectual está atacando o oráculo da minha ética? É assim segue o inocente útil, o idiota descerebrado, que pode até ficar furibundo com o "TIO REI" agora, mas não tem mais a força de se levantar contra a doutrinação a que foi submetido ( inclusive, e principalmente, pelo próprio Reinaldo - nas páginas daquela revista que a coxinhada consome avidamente, como se fosse a Torá do "cidadão bem informado". Mas já sabemos que lá no fundo o idiota vai agir conforme quer o seu "mentor intelectual" mal sabendo que este cumpriu um papel antes, e agora cumpre outro, a soldo de quem realmente lhe interessa: uma certa plutocracia política paulista. Vai querer dizer que é "loucura de esquerdopata"? E a fotinha do Reinaldo com o José Serra, aquele parecendo ter visto o próprio Crucificado? Agora que o Moro apertou o Marcelo Odebrecht e na delação em vez de Lula veio Serra, o " TIO Rei" dos otários vai cumprir seu papel de esculhambar com o Moro. Aliás papel que ele sempre cumpriu, no entanto antes so esculhambava com políticos de esquerda, por isso era o Rei da coxinholândia. Percebe, babaca, que vc vive enganado?

    • Se tivesse o minimo de inteligência pulsante não escreveria a besteira que escreveu, mas como escreveu continuará no fundo do poço da ignorância irreversível. Mais um caso perdido.

  • ... E o DEMoTucano 'mor(t)o' será eleito:
    presidente do Maringá Football Club!

  • A rede golpe sempre buscou um personagem para coloca-lo no palácio do planalto,ela gerou e pariu Fernando Collor para representa-la e distinguir-se das demais emissoras.Só que, o ego do menino era muito grande,achou que poderia levar uma carreira solo,deu no que deu,a águia prateada não descansou, enquanto não arrancou-lhe, do poder,depois dessa epopeia, tentou inflar também na época o prestigio do Jaquim bobão ou beberrão,sempre deixando nas entre linhas, que ele era o cara para vencer o Lula,mas parece que o poeta de boca fechada,não aceitou o chamado,porque certamente tinha toda, convicção a mesma do promotor de Curitiba,que perderia para Lula,agora ela sonda, o menino prodígio ou o todo poderoso, da republiqueta de Curitiba,torço que ele aceite,que é para o Lula dar-lhe uma peia.

  • Por qual partido o Moro seria candidato? Podemos Saber Disso Brasileiros?

    • Estão viajando; não será coisa nenhuma.O tiranete à moda " l'état ces't moi " ( Luis XIV ) jamais se submeteria a
      uma disputa democrática. Poderia ser no máximo ( ou no mínimo ) um Richelieu, mas não temos um LUIS XIII.

  • Como disse Nilo Batista, o dileto blogueiro chegou ao fundo do poço para citar Reinaldo Azevedo.

    Mas é isso mesmo, desde que o PT começou a se desmantelar, falta assunto por aqui. Lembram--se das 8 postagens diárias contra Cunha? Pois é, bons tempos do Tijolaço. Mas a pá de cal foi o resultado das eleições municipais, onde, para os petistas, só não houve gópi na capital acreana,

    O que parece ter ocorrido neste blog é que o blogueiro (dileto, por favor) tá sem assunto (ou será que está sem discurso?) e por isso mesmo vou deixar algumas dicas aqui do que pode ser assunto nas próximas postagens:

    a) Até agora não houve uma única postagem sobre o enriquecimento dos filhotes de Lula, especialmente do wikiconsultor que já fugiu para o Uruguai temendo sua prisão;

    b) No blog Conversa Afiada, há uma entrevista recente com Eugênio Aragão, na verdade um simulacro de entrevista falando mal da Lava Jato. O que me chamou a atenção foi a foto de Mao Tsé Tung pendurada na estante de Paulo Henrique Amorim. Importante, já que Mao é ídolo da esquerda, expor como foi a revolução cultural na China e como todo e qualquer cidadão que discordava da implantação do socialismo foi executado pelo Governo chinês fazendo o número de mortos chegar à casa de dezenas de milhões. Já que vocês são socialistas, Fernandinho, é bom expor sobre o que realmente foi o socialismo no mundo todo, a exemplo do massacre dos ucranianos (1932-33), dos fuzilamentos em Cuba, das listas de pessoas para morrer que ao ermo eram ditadas por Stalin e seus subcomandantes. Os jovens brasileiros que sonham com o socialismo mas não estudam história devem ter uma visão ampla do assunto, não acha?

    c) poderia, por último falar da proteção que Toffoli deu a Renan e questionar porque Renan Calheiros ainda não foi cassado. Se sua munição foi só contra Cunha, sua indignação é seletiva, Fernandinho.

    • Quanta IDIOTICE ! Fico imaginando a pessoa que possui uma mente tão doente, pobre diabo !!

      Fiquei com uma dúvida , quantas pessoas o CAPITALISMO mata diariamente ? Seria algo na casa dos milhões , seguramente, mas os IMBECIS continuam falando dos freios de arrumação do SOCIALISMO.

      • Matar gente agora é freio de arrumação? Quer dizer que se a pessoa não pensa do modo socialista deve morrer? Estou esperando o dia que Lula, Dilma, Paulo Henrique Amorim, Fernando Brito e outros tenham a coragem que vc teve de revelar como se faz para se implantar um estado socialista: matando pessoas.

        • Vc fala dos tiranos, não do sistema. Mas vamos falar dos sistemas. Pq não foi o Tirano George Bush que levou guerra ao Iraque. Foi um sistema que precisa de fonte de energia barata pra manter-se funcionando. Muitos quiseram aquela guerra. Falemos da Colonização africana? Ah, ela com certeza foi um legado do famigerado sistema comunista. E aqueles sistemas de governo que a "livre iniciativa" se deu muito bem obrigado? Ditadura Pinochet, Ditadura Argentina, Fascismo italiano, Nazismo Alemão, Ditadura Franco na Espanha. Vc tenta confundir, (ou burro que é, se confunde mesmo.)sistema de governo com sistema econômico. Mas vc como todo sujeito desonesto e desprovido de completa simpatia pelo outro, se espera mesmo a desonestidade de olvidar o fato de que não se aceita que qualquer força política de esquerda que almeja chegar e exercer o poder democraticamente. Quer um exemplo? Salvador Allende, no Chile.Getúlio Vargas, Jango e Dilma no Brasil. É por aí vai. Porque se engana o trouxa que o jogo do poder é jogado com regras claras, e paridade de armas. Não, o jogo é jogado com extrema disparidade de forças, e adivinha qual lado as possui em covarde abundância?

          • Quero ver implantar o sistema sem um tirano. Essa merda de socialismo é uma auto-contradição. Acorda!

    • O que sempre me intrigou foi o fato do "brog" se fingir de surdo e mudo a respeito da Máfia da Merenda no governo TUCANO de Alkmin !!!!

      • Como é que é? Sério? Tu agora tá fiscalizando a corrupção tucana? Blz, começa pela reeleição.

  • Seria o máximo dos máximos para glória, gozo e delírio dos acoxinhados desta nação. Moro, o salvador da direita para a direita governará! Que legal, que coisa maravilhosa para eles. Fico imaginando o sorriso nos lábios destes coxinhas que só tem uma cara, a sua própria e que é de pau e um só umbigo, o seu próprio e mais nenhum. Seria um final felicissimo a la Globo desta novela de vários mocinhos e um só bandido, exatamente o PT. A trama ganharia óscares e mais óscares nas academias dos States. Para a história passaria a façanha de um juiz que perseguiu, amordaçou e trancafiou um cidadão de bem, candidato dos muitos, e em nome da nobreza e da elite do tal pais, tornou-se o seu fiel comandante. É muito pra minha cabecinha, morro e não vejo tudo.

  • Não creio que Moro queira ser presidente já em 2018, caso haja eleição. Seria óbvio demais, embora seja sabido que a vaidade ofusca a razão, e o dito juiz é vaidoso à estratosfera. Acho que por um tempo médio ele vai se ater a eleger pelos meios já conhecidos - destruição de concorrentes prevalecendo-se de seu poder jurídico - seus próprios estafetas. Isso lhe dará o poder dos poderes, sem o desgaste de imagem que a faixa presidencial propicia.

  • RICARDO AMARAL: OU REAGIMOS AGORA, OU NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO

    "Não se trata como coisa banal a violência do Estado. Muito menos em um país que vive sob um governo golpista, que não tem nada a oferecer além de mais arrocho, mais recessão, mais desemprego e menos políticas sociais", diz o jornalista Ricardo Amaral, no Nocaute; vídeo

    5 DE NOVEMBRO DE 2016 ÀS 08:47

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.nocaute.blog.br/mundo/ricardo-amaral-se-nao-reagirmos-agora-talvez-nao-haja-mais-tempo-para-reagir.html

Related Post