Até Temer se revolta com a tese da “conspiração lusitana”. Leia a nota oficial do vice

 

Nem comentei de tão ridícula é a “ofensiva” dos jornais em favor da “conspiração” liderada por Michel Temer para colocar a si mesmo no lugar de Dilma Rousseff.

 

Não que considere Michel Temer um franciscano, desinteressado pelo poder, incapaz de conspirar.. Mas porque considero Temer um profissional da política.

 

Porque o primeiro requisito de qualquer conspiração é o silêncio, e Michel Temer vem falando. Muito e, até, algumas coisas completamente inábeis. Mas em voz alta e conspirador sussurra.

 

Segundo, porque é notório que Temer tem ajudado a pouca articulação política realizada pelo do Governo Dilma, tanto que é aquele com quem mais Lula tem trabalhado para que se estreitem as relações e que permita recompor minimamente a base do Planalto.

 

Terceiro, porque – apesar das declarações públicas – é a Aloízio Mercadante que Temer atribui a maior parte de seus problemas com o Planalto, e não a Dilma.

 

Convenhamos, em relação a Mercadante, a opinião de Temer coincide com 80% da das torcidas do Flamengo e do Corínthians, somadas. (A propósito, Lula é Corínthians)

 

A esta altura, não é de crer que Dilma “entre na pilha” de Mercadante,  que vale um trilionésimo de Temer para a estabilidade de seu governo.

 

Claro que Temer está mordido com uma série de atropelos e é certo também que ninguém é da cúpula do PMDB há tanto tempo como ele se não cuidasse, em primeiro lugar, de sua própria posição política.

 

Raríssimos são os vices que, se o cargo lhe caísse ao colo, recusaria. Mas daí a pretender liderar uma conspiração a seu favor a distância é a da prudência que Temer jamais deixou de cultivar.

 

Como a nossa imprensa coloca-o, porém, como chefe da primeira “conspiração pública” da história brasileira, o vice-presidente ditou uma nota à sua Assessoria de Imprensa (é só lê-la para ver que ela foi ditada e ditada por pessoa irritada)dizendo que “não se move pelos subterrâneos, pelas sombras, pela escuridão.”

 

O que vai adiantar muito pouco, porque enquanto houver a conversa do “impeachment” haverá intriga e ambição, e pouca ou nenhuma vontade de Temer em amarrar seu destino ao de Dilma, se não tiver poder e influência.

 

Leia e veja se não foi assim:


Nota Oficial

Sobre as reportagens, artigos e análises publicadas neste fim de semana, esta Assessoria de Comunicação esclarece que:

Em mais de 30 anos de vida pública, o vice-presidente da República, Michel Temer, sempre expôs suas posições políticas de forma aberta e franca. Como acadêmico, seus raciocínios têm premissa e conclusão. Não é frasista. Não se move pelos subterrâneos, pelas sombras, pela escuridão.

A sua única cartilha é a Constituição. Especialmente a atual, que tem a democracia como seu fundamento estruturante. É legalista por convicção e vício profissional. Seu limite é a Lei. Sabe até onde pode ir.

Vice-presidente da República, age nos limites do seu cargo, esforçando-se para melhorar a condição de vida de todos os brasileiros. Trabalha para superar as dificuldades e busca propiciar às futuras gerações um país justo, rico e desenvolvido.

Trabalha e trabalhará junto à presidente Dilma Rousseff para que o Brasil chegue em 2018 melhor do que está hoje. Todos seus atos e pronunciamentos são nessa direção. Defende que todos devem se unir para superar a crise. Advoga que a divisão e a intriga são hoje grandes adversários do Brasil e agravam a crise política e econômica que enfrentamos.

A hora é de trabalho e de união. Apesar de seu zelo, e atento ao cargo que ocupa, não são poucas as teorias divulgadas de que suas atitudes podem levar à ideia de conspiração. Repudia-a. Seu compromisso é com a mais absoluta estabilidade das instituições nacionais.

 

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Temer está, sim, posicionando-se para o que der e vier. Calado, seria um poeta. Sua movimentação errática é incompativel com um "profissional da politica", com mais de 30 anos de janela. Atos e palavras são incontestáveis.
    O PMDB está em péssimas condições, assim como o PT, e Temer, ciente de que as próximas lideranças a tornarem-se réus são seus correligionários, tenta reduzir os estragos agindo e falando o que convém a quem deseja desestabilizar o cenario, visando surgir como solução, como fator de agregação. Um oportunista canastrão.

    • Brito quase sempre atento desta vez não percebeu os sinais e em política os sinais são imprescindíveis para se detectar apoio e traição.Corrobora o fato de Temer ter participado de uma reunião com um grupo que clara e desavergonhadamente prega um golpe.Ingenuidade somente para pífios Petistas e temos os tido aos montes.

      • Acho quer ninguém leu o último parágrafo do Fernando. Ou se leu, não interpretou corretamente. Ele foi bem claro ao dizer que Temer não colocará a mão no fogo por Dilma em caso de quebra de parâmentros para o impitim.
        "O que vai adiantar muito pouco, porque enquanto houver a conversa do “impeachment” haverá intriga e ambição, e pouca ou nenhuma vontade de Temer em amarrar seu destino ao de Dilma, se não tiver poder e influência".
        Estou errado, Fernando?

  • Fernando, eu não teria essa confiança que você tem em Temer.
    Um "profissional da política", como você o define, não diria ou faria o que ele tem dito e feito ultimamente.
    Quem nasceu para Temer jamais será um José de Alencar.

  • Na verdade ele só esqueceu de dizer que as intrigas são criadas e propagadas pela imprensa. Acho que ele disse uma coisa dentro de um contexto e manipular outra. Enfim, não acho que ele conspirar contrata ela. Acho mercadante falso, ele sim dilma tem que ter pé atrás. Infelizmente a presidenta tem muita gente ruim ao seu lado. Ela escolheu muito mal seus principais ministro. Edinho ruim mas ele já foi colocado num período ruim e a lava jato pode destruir ele mesmo ter recebido dinheiro com todos os demais partidos.

  • Quem milita entre is Coronéis deste rico interiorzão Paulista a 50 anos sabe que não existe diferença entre eles e os tucanos,o fato da nota ser oficial em nada consegue cativar credibilidade.Certo que a mídia é canalha e de tudo se aproveita mas repito o que disse ao se compor a chapa:-A que se temer o Temer!

  • Fernando

    É raro isso acontecer mas discordo totalmente de você.

    O Temer está no centro de tudo que tem acontecido.
    Primeiro colocou-se como "salvador da pátria".
    Depois é difícil esse governo chegar a 2018 com esse baixo índice de aprovação.
    Agora essas inserções do PMDB com o Temer falando em verdade.

    Se isso não é participar de uma conspiração, o que mais pode ser ?

  • Curioso como a postura do Fernando brito está tão próxima a do Nassif, ambos apoiando o traíra e arrumando desculpas para a traição.

  • Aonde estão os partidos de esquerda.

    A direita está em bloco estruturada e de golpes paraguaios e panamenhos querem se perpetuar nas privatarias e crimes de lesa-pátria.

    Estamos observando movimentos em direção ao desmantelamento da Nação Brasil. Acordem!

  • Concordo com a grande maioria daqui. Temer sabe muito mais do que nó o que pode causar uma fala do tipo: morde e depois assopra. Ele está tateando, navegando ora do lado do governo, ora ele se encontra com opositores ferrenhos. Acho que ele está se posicionando e sinalizando que pode sim ser a pessoa que iria unificar o país, que está disposta a isso, sem "ferir a constituição". É o mesmo discurso que FHC agora declara. Ele quer ser o salvador do Brasil e colocar seu nome na história que veio para unificar um país dividido, falido. Está seguindo apenas o que vem declarando. Está com Dilma, mas a essa altura ele próprio acredita que pode ser o líder para unir o país. O resto, acho eu, é luar de Paquetá.

  • PÔ!!! (desculpem o grito!)...mas não dá p´rá entender.
    como é que pessoas como o "zé" (PHA), o mercadante, o berzoini(bernadizado-PHA) e quejandos...fazem parte de um governo que quer governar...
    sem contar os delcídios..
    AH! e ainda tem o levi (putz).
    dilma voce gosta de sofrer...

Related Post