Auditoria confirma afirmação de Dilma sobre Pasadena, mas notícia fica “só para assinantes”

Se você comparar o espaço no noticiário para a confirmação da fala de Dilma Rousseff sobre não terem sido levadas ao conhecimento do Conselho de Administração cláusulas que, segundo ela, a fariam opor-se ao negócio e toda a extensão das “zentas” matérias que diziam que “ela sabia” dá uma proporção parecida com a de um lenço e o Estado do Amazonas.

Pois hoje, o insuspeitíssimo Valor Econômico (sociedade Globo-Folha) publica a matéria só para seus assinantes.

Como eu prefiro correr o risco de “violar a privacidade” do Valor a deixar que uma notícia com esta importância fique oculta, reproduzo os principais trechos do trabalho dos repórteres r Letícia Casado e Fernando Torres, com a colaboração de  Claudia Schuffner.

“Relatório do comitê de auditoria da Petrobras sobre a aquisição nos Estados Unidos da refinaria de Pasadena em 2006, elaborado como resultado de investigação interna da companhia, reconhece pela primeira vez diversas irregularidades no processo e coloca praticamente toda a responsabilidade nas costas do ex­diretor da área internacional Nestor Cerveró, preso desde janeiro por causa das investigações da Operação Lava­Jato.  O relatório também corrobora a versão da presidente Dilma Rousseff, que comandava o conselho de administração da estatal na época e alegou depois que aprovou a compra com base em um resumo executivo apresentado por Cerveró, sem duas cláusulas da negociação, conhecidas como “Marlin” e “Put Option”. Segundo a versão de Dilma, caso tivessem sido mencionadas, as cláusulas a teriam levado a ficar contra a transação. O documento, apresentado em 14 de novembro de 2014 ao Conselho de Administração da estatal,confirma esta omissão.”

(…)

O Valor teve acesso ao relatório feito pelo comitê, que procurou resumir um documento de 113 páginas preparado pela Companhia. O comitê de auditoria recomendou ao conselho de administração abrir processo civil contra 11 brasileiros relacionados no relatório e processo investigatório nos Estados Unidos para apurar eventuais práticas de fraude ou corrupção.

E muito relevante:

“O relatório do comitê de auditoria foi concluído em 24 de outubro de 2014 e apresentado três semanas depois ao conselho. Portanto, os conselheiros tomaram conhecimento sobre os resultados da investigação depois de a então presidente da estatal Graça Foster e do ex­presidente da estatal José Sergio Gabrielli terem prestado depoimentos no Congresso e de terem sido questionados sobre a compra da refinaria no Texas.”

Portanto, não eram informações disponíveis na ocasião e suas falas.

O relatório, segundo o Valor, aponta diversas falhas no negócio, com discrepâncias nos valores – muitíssimo menores do que as que têm sido levantadas na mídia – mas só com o acesso às datas de cada estimativa seria possível verificar se, com a variação dos preços e margens de lucro do refino, o tamanho das diferenças é imprudência ou má-fé e o peso que têm sobre a qualidade do negócio, conduzido pelo ex-diretor Nestor Cerveró.

 

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • E ainda tem um fato mais relevante: mesmo que Dilma fosse contra, o conselho poderia ter aprovado a aquisição, pois o voto do presidente do conselho é igual ao de todos os demais integrantes.
    A principal falcatrua da imprensa ao se referir a Dilma como presidente do conselho é desinformar sobre o papel do órgão: ele não executa a gestão da companhia, o seu papel é definir as diretrizes estratégicas que deverão ser seguidas pela diretoria.

  • ... Eu já sabia!

    Eita 'Coração Valente'!

    A Magnífica!

    O pré-sal é nosso!

    Viva o Brasil!
    Viva o honesto, sapiente, leal e impávido povo trabalhador brasileiro!

  • … Ainda sobre malandragens dos da [eterna] DIREITONA!

    Ontem (19/05/2015), tivemos, no Brasil, três fatos relevantes, a saber:

    1- a presença da missão do governo chinês e o anúncio de vultosos investimentos no nosso país;
    2- a aprovação pelo Senado Federal do nome do eminente jurista Luiz Edson Fachin para compor o STF;
    3- as manifestações populares realizadas em Curitiba contra o (des)governo DEMoTucano Beto ‘Hitler’!
    [Alguns desdobramentos:
    Beto Richa cogita renunciar ao mandato de governador do Paraná)
    20 MAI 2015 – 11:02
    (…)
    FONTE: http://www.esmaelmorais.com.br... ]

    Pois muito bem,
    no programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio – edição de hoje (20/05/2015) – o boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “das organizações (sic) Globo *soNEGAdoras” não emitiu uma sílaba (uma sílaba sequer!) a respeito de, ao menos, um destes fatos!
    *das verdades – e dos impostos!

    Inacreditável!
    O mesmo Alexandre Garcia que passou vários dias assassinando a reputação da inocente [e indefesa] cunhada do João Vaccari Neto!
    Uma vergonha!
    Uma lástima!

    Na edição do panfletário e terrorista ‘MAU Dia Brasil’ de hoje, o Garcia voltou a criminalizar o MST!
    Aproveitou para tangenciar o assunto Operação Zelotes!
    Sobre o tema, afirmou que “a pena relacionada ao crime de concussão associado aos investigados não deve ser de oito, e sim de, pelo menos, 20 anos de cadeia!”

    RESCALDO: vamos ver o que os executivos da *RBS, o [mega]empresário Jorge Gerdau, os donos do Bradesco, da Mitsubishi et caterva irão pensar da condenação (sic) do **Alexandre Garcia!
    *a maior emissora afiliada da Rede Globo no sul do Brasil!
    **no exercício da função de, digamos, capilarizar o PIG!
    Através das ondas potentes do rádio deste ‘Brasilzão do Meu Deus’!
    Aqui, em Feira de Santana, o estropício militante divulga o programete ‘MAU Dia Brasil’ pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade de Feira de Santana 970 AM. Emissoras integrantes da Rede Capuchinhos de Comunicações, empresas católicas [do lucro!].

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: lá isso é jornalismo, siô?!

    NOTA: no ‘braZil’, o ‘miniSTÉRIO’ das Comunicações fiscaliza os entes subordinados à Lei Geral que regula as Concessionárias Públicas do setor?

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

    • Sobre o Alexandre Garcia, basta lembrar que ele foi o porta-voz do último ditador militar João Batista Figueiredo. Isso já quem ele é.

  • Mas, afinal, alguém sabe do desempenho dessa refinaria? Tá dando lucro ou prejuízo?
    Até onde eu sei, deu lucro de U$ 70 mi no primeiro trimestre de 2014.

    • Isso!
      Se está dando lucro vai se pagar.
      Isso se ainda não se pagou.
      O resto é lixo para encher PIG.

  • :
    Ouvindo A Voz do BraSil e postando:

    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************

    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
    .
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * * Ley de Medios Já ! ! ! !

  • O Cerveró, pelo que me lembro, já tinha dito na cpi que essas 2 cláusulas não constavam no resumo entregue ao Conselho de Administração pois, segundo ele, seriam detalhamentos desnecessários, e que esses detalhamentos não seria comum constarem nesse tipo de documento.

  • Quando é que fica pronto os relatórios sobre as obra do aeroporto Internacional de Claudio e dos repasses de dinheiro público para a rede de Rádios Arco-Íris,junto com delações de Alberto Youssef sobre Aécio-O rei de Furnas e mais os estudos de impacto do heliCOCA?

    Aécio vai ou não ser investigado pela PGR?

  • Por falar em Helicoca, li em algum lugar que um juiz de Minas Gerais mandou devolver o helicoptero para o dono, amigão do Aécio, e extinguiu a investigação do crime. Ou seja, para tucanos e seus asseclas tráfico de cocaina não é crime. Não li nem ouvi em lugar algum o que foi feito com aquela meia tonelada de entorpecente, nem de onde veio e para onde ia, e, principalmente, a quem pertencia. Então, seguindo declaração aecista, gostaria de saber quem comprou, de quem comprou, onde recebeu, onde ia entregar, para quem, e qual a justificativa do tal juiz para devolver o helicoptero , e o que fez com a cocaina. Será que distribuiu para amigos importantes? Fica a dúvida no ar.

    • Se até a investigação já virou pó, que destino terá levado o pó apreendido? Será que também foi devolvido junto com o helipóptero?

      • Mas que pergunta MIguel pó tem validade por isso ele foi consumido rapidinho

  • Pelo que me consta, a nossa manjada mídia corporativa nunca foi, não é e nunca será Porta Voz de governos trabalhistas.
    Aliás, é de uma burrice titânica o Governo Dilma esperar por tamanha boa vontade.

Related Post