Se você comparar o espaço no noticiário para a confirmação da fala de Dilma Rousseff sobre não terem sido levadas ao conhecimento do Conselho de Administração cláusulas que, segundo ela, a fariam opor-se ao negócio e toda a extensão das “zentas” matérias que diziam que “ela sabia” dá uma proporção parecida com a de um lenço e o Estado do Amazonas.
Pois hoje, o insuspeitíssimo Valor Econômico (sociedade Globo-Folha) publica a matéria só para seus assinantes.
Como eu prefiro correr o risco de “violar a privacidade” do Valor a deixar que uma notícia com esta importância fique oculta, reproduzo os principais trechos do trabalho dos repórteres r Letícia Casado e Fernando Torres, com a colaboração de Claudia Schuffner.
“Relatório do comitê de auditoria da Petrobras sobre a aquisição nos Estados Unidos da refinaria de Pasadena em 2006, elaborado como resultado de investigação interna da companhia, reconhece pela primeira vez diversas irregularidades no processo e coloca praticamente toda a responsabilidade nas costas do exdiretor da área internacional Nestor Cerveró, preso desde janeiro por causa das investigações da Operação LavaJato. O relatório também corrobora a versão da presidente Dilma Rousseff, que comandava o conselho de administração da estatal na época e alegou depois que aprovou a compra com base em um resumo executivo apresentado por Cerveró, sem duas cláusulas da negociação, conhecidas como “Marlin” e “Put Option”. Segundo a versão de Dilma, caso tivessem sido mencionadas, as cláusulas a teriam levado a ficar contra a transação. O documento, apresentado em 14 de novembro de 2014 ao Conselho de Administração da estatal,confirma esta omissão.”
(…)
O Valor teve acesso ao relatório feito pelo comitê, que procurou resumir um documento de 113 páginas preparado pela Companhia. O comitê de auditoria recomendou ao conselho de administração abrir processo civil contra 11 brasileiros relacionados no relatório e processo investigatório nos Estados Unidos para apurar eventuais práticas de fraude ou corrupção.
E muito relevante:
“O relatório do comitê de auditoria foi concluído em 24 de outubro de 2014 e apresentado três semanas depois ao conselho. Portanto, os conselheiros tomaram conhecimento sobre os resultados da investigação depois de a então presidente da estatal Graça Foster e do expresidente da estatal José Sergio Gabrielli terem prestado depoimentos no Congresso e de terem sido questionados sobre a compra da refinaria no Texas.”
Portanto, não eram informações disponíveis na ocasião e suas falas.
O relatório, segundo o Valor, aponta diversas falhas no negócio, com discrepâncias nos valores – muitíssimo menores do que as que têm sido levantadas na mídia – mas só com o acesso às datas de cada estimativa seria possível verificar se, com a variação dos preços e margens de lucro do refino, o tamanho das diferenças é imprudência ou má-fé e o peso que têm sobre a qualidade do negócio, conduzido pelo ex-diretor Nestor Cerveró.
View Comments (17)
E ainda tem um fato mais relevante: mesmo que Dilma fosse contra, o conselho poderia ter aprovado a aquisição, pois o voto do presidente do conselho é igual ao de todos os demais integrantes.
A principal falcatrua da imprensa ao se referir a Dilma como presidente do conselho é desinformar sobre o papel do órgão: ele não executa a gestão da companhia, o seu papel é definir as diretrizes estratégicas que deverão ser seguidas pela diretoria.
... Eu já sabia!
Eita 'Coração Valente'!
A Magnífica!
O pré-sal é nosso!
Viva o Brasil!
Viva o honesto, sapiente, leal e impávido povo trabalhador brasileiro!
… Ainda sobre malandragens dos da [eterna] DIREITONA!
Ontem (19/05/2015), tivemos, no Brasil, três fatos relevantes, a saber:
1- a presença da missão do governo chinês e o anúncio de vultosos investimentos no nosso país;
2- a aprovação pelo Senado Federal do nome do eminente jurista Luiz Edson Fachin para compor o STF;
3- as manifestações populares realizadas em Curitiba contra o (des)governo DEMoTucano Beto ‘Hitler’!
[Alguns desdobramentos:
Beto Richa cogita renunciar ao mandato de governador do Paraná)
20 MAI 2015 – 11:02
(…)
FONTE: http://www.esmaelmorais.com.br... ]
Pois muito bem,
no programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio – edição de hoje (20/05/2015) – o boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “das organizações (sic) Globo *soNEGAdoras” não emitiu uma sílaba (uma sílaba sequer!) a respeito de, ao menos, um destes fatos!
*das verdades – e dos impostos!
Inacreditável!
O mesmo Alexandre Garcia que passou vários dias assassinando a reputação da inocente [e indefesa] cunhada do João Vaccari Neto!
Uma vergonha!
Uma lástima!
Na edição do panfletário e terrorista ‘MAU Dia Brasil’ de hoje, o Garcia voltou a criminalizar o MST!
Aproveitou para tangenciar o assunto Operação Zelotes!
Sobre o tema, afirmou que “a pena relacionada ao crime de concussão associado aos investigados não deve ser de oito, e sim de, pelo menos, 20 anos de cadeia!”
RESCALDO: vamos ver o que os executivos da *RBS, o [mega]empresário Jorge Gerdau, os donos do Bradesco, da Mitsubishi et caterva irão pensar da condenação (sic) do **Alexandre Garcia!
*a maior emissora afiliada da Rede Globo no sul do Brasil!
**no exercício da função de, digamos, capilarizar o PIG!
Através das ondas potentes do rádio deste ‘Brasilzão do Meu Deus’!
Aqui, em Feira de Santana, o estropício militante divulga o programete ‘MAU Dia Brasil’ pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade de Feira de Santana 970 AM. Emissoras integrantes da Rede Capuchinhos de Comunicações, empresas católicas [do lucro!].
EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: lá isso é jornalismo, siô?!
NOTA: no ‘braZil’, o ‘miniSTÉRIO’ das Comunicações fiscaliza os entes subordinados à Lei Geral que regula as Concessionárias Públicas do setor?
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas
Sobre o Alexandre Garcia, basta lembrar que ele foi o porta-voz do último ditador militar João Batista Figueiredo. Isso já quem ele é.
O pré-sal é nosso.
A turma do entreguismo boiou.
É claro pois merda não afunda!
Mas, afinal, alguém sabe do desempenho dessa refinaria? Tá dando lucro ou prejuízo?
Até onde eu sei, deu lucro de U$ 70 mi no primeiro trimestre de 2014.
Isso!
Se está dando lucro vai se pagar.
Isso se ainda não se pagou.
O resto é lixo para encher PIG.
:
Ouvindo A Voz do BraSil e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
* * * * * * * * * * * * * Ley de Medios Já ! ! ! !
O Cerveró, pelo que me lembro, já tinha dito na cpi que essas 2 cláusulas não constavam no resumo entregue ao Conselho de Administração pois, segundo ele, seriam detalhamentos desnecessários, e que esses detalhamentos não seria comum constarem nesse tipo de documento.
Quando é que fica pronto os relatórios sobre as obra do aeroporto Internacional de Claudio e dos repasses de dinheiro público para a rede de Rádios Arco-Íris,junto com delações de Alberto Youssef sobre Aécio-O rei de Furnas e mais os estudos de impacto do heliCOCA?
Aécio vai ou não ser investigado pela PGR?
Por falar em Helicoca, li em algum lugar que um juiz de Minas Gerais mandou devolver o helicoptero para o dono, amigão do Aécio, e extinguiu a investigação do crime. Ou seja, para tucanos e seus asseclas tráfico de cocaina não é crime. Não li nem ouvi em lugar algum o que foi feito com aquela meia tonelada de entorpecente, nem de onde veio e para onde ia, e, principalmente, a quem pertencia. Então, seguindo declaração aecista, gostaria de saber quem comprou, de quem comprou, onde recebeu, onde ia entregar, para quem, e qual a justificativa do tal juiz para devolver o helicoptero , e o que fez com a cocaina. Será que distribuiu para amigos importantes? Fica a dúvida no ar.
Se até a investigação já virou pó, que destino terá levado o pó apreendido? Será que também foi devolvido junto com o helipóptero?
Mas que pergunta MIguel pó tem validade por isso ele foi consumido rapidinho
Pelo que me consta, a nossa manjada mídia corporativa nunca foi, não é e nunca será Porta Voz de governos trabalhistas.
Aliás, é de uma burrice titânica o Governo Dilma esperar por tamanha boa vontade.