Marcelo Auler, em seu blog, aponta o caminho para que este caso cada vez mais escabroso – hoje, Monica Bergamo revela na Folha que familiares e assessores de dois outros ministros foram bisbilhotados – de espionagem e difamação envolvendo o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal, vai ao ponto: o STF está na obrigação de avocar a abortada delação da OAS, saber o que ela contém e como foi obtida.
Leitura imperdível:
“O vazamento de informações que deveriam ser sigilosas sobre as tratativas da possível delação premiada de Léo Pinheiro, o manda-chuva da empreiteira OAS, está gerando muito bate-boca, que não levará a nada, a não ser gerar manchetes de jornais.
O ministro Gilmar Mendes, na suposta defesa de seu colega, o ministro Dias Toffoli – que, ao que eu saiba, não se pronunciou, acusou o Ministério Público Federal (MPF), em especial os procuradores da Operação Lava Jato. Já Rodrigo Janot, chefe dos procuradores administrativamente falando, saiu em defesa dos seus pupilos, com os quais já teve – e, ao que parece, ainda tem – muitas divergências.
No fundo, como muitos supõem e já afirmaram – veja o Luís Nassif no Jornal GGN – Xadrez da delação que ficou pairando no ar – ou mesmo o Jânio de Freitas, na sua coluna desta quinta-feira, na Folha – Excessos de autoritarismo da Lava Jato são problema institucional – o vazamento tem como causa principal melar a delação do delator, por ele não ter dito o que os procuradores queria. Jânio de Freitas afirma hoje no seu artigo:
“esperavam os procuradores, obsessão acima de todas, o que buscam em vão sobre a propriedade do sítio e do apartamento atribuída a Lula. Léo Pinheiro foi decepcionante para a Lava Jato nas preliminares sobre a futura delação: não admitiu que o sítio e o apartamento sejam de Lula.
Era muito fácil a previsão de que implicar um ministro do Supremo, em mais um “vazamento”, daria oportunidade a sustar o acordo de delação premiada com Léo Pinheiro. Além de não dizer o que desejavam, o possível delator e seu manancial de informações por certo desvendariam pessoas e grupos não incluíveis na mira acusatória da Lava Jato. Criar o caso e, suspenso o acordo de delação, deixar Léo Pinheiro calado: está feito“.
A permanecer do jeito que está, tudo não passará de um bate-boca digno da chamada Casa da Mãe Joana, sem que nada seja esclarecido, como muitas coisas na Lava Jato não foram esclarecidas. Basta ver a reportagem que postamos – Lava Jato: após omitir-se, o Supremo se assusta. Vai acordar?. Tudo que o país e essa sofrida sociedade não precisa é assistir cenas de pugilismo verbais entre autoridades. O que se quer é um jogo claro, um esclarecimento, que se desvendem estes mistérios.
Ora, na medida em que se tem notícia de que uma delação premiada que estava sendo feita a procuradores da primeira instância acabou envolvendo um ministro do STF, com direito a foro especial, ao Supremo Tribunal Federal nada mais resta fazer do que avocar esta questão.
Cabe ao ministro relator da Lava Jato, Teori Zavascki, requisitar este caso e mandar a sua própria equipe, na presença de representantes do procurador-geral da República e dos advogados de defesa de Leo Pinheiro, ouvi-lo detalhadamente sobre o que tem a dizer. Inclusive sobre as pressões que possa ter sofrido na República de Curitiba para falar o que os procuradores queriam.
Ou se faz isso, e se esclarece esta história por completo, ou teremos mais uma suposta arbitrariedade da Força Tarefa da Lava Jato jogada para debaixo do tapete. E haja tapete para tantas supostas arbitrariedades.
View Comments (15)
Informações dão conta que a delação de Leo Pinheiro da OAS implode Serra e Aécio. Foi por isso que foi boicotada. Todos sabemos o que vai acontecer. Nada, absolutamente nada. O STF já deu prova suficiente de que é conivente com a canalhice. A lava-jato, MP e Janot estão aí para não permitir que este caso escabroso venha público. Só há uma maneira de o Brasil voltar a ser uma democracia, e essa passa por uma completa limpeza física e moral desses energúmenos.
Cachorrada, assaltantes, ladrões, bandidos, imundos.....
Logo para a "sessão semanal", comemorar.
Lá onde fazem pactos com o capeta.
Não com Deus, como tentam difundir à sociedade mais carente.
E se Leo Pinheiro resolve publicar parte das provas que tem antes da votação do golpe? E se Odebrecht fizer o mesmo? Detonar uns 30 Senadores golpistas antes da votação? Deixando outro tanto de provas para a negociação dos benefícios da delação. Será que eles pretendem colaborar com o relógio dos golpistas? Será que são golpistas também, que tudo já não estaria combinado em um enorme jogo de cena entre bilionários?
Uma certa turminha do STF e da PGR é composta por péssimos atores… serviriam para fazer novelas mexicanas (ah, mas o brazil deles é isso mesmo…).
Gilmarzão é o canastrão-mor. Os moleques da lava-jato já estão bem encaminhados na canastrice, e o PIG é a prostituta que atende os “atores”
Afinal de contas, os tais "cretinos!" já responderam às acusações??
de vez em quando me assalta o pensamento de que só uma grande e generalizada desgraça que atinja toda, toda a populaçao e por tabela tbm sua podre elite--- vai propiciar o antidoto e a cura basica desta insanidade de instituiçoes prostituidas, de imprensas acanalhadas e das pessoas manipuladas.
Uma coisa do tipo ou pior que o tipo que teve a Argentina em 2001/2002 quando perdeu o governo, o chão econômico, a confiança e até sua moeda nacional.
Estão querendo vender fezes como chocolate, mas o cheiro só engana trouxinha!
E o gosto aos coxinhas...
Vergonha; mais um caso esquisito e difícil, ou impossível, de se entender. A crise nas instituições nacionais é de caráter de grande parte das pessoas que compõem os poderes executivo, legislativo e judiciário . Um jogo de vaidades, futricas, conchavos, manipulações e toda a sorte de ardis para comprometer quem eles não gostam e preservar seus ( supostos) amigos. A integridade moral do poder no Brasil está desacreditada há muito tempo e parece deteriorar maia a cada dia.
Somente quem é mal intencionado ou totalmente desligado, ou mesmo imbecil, é que acredita nessas pessoas. Pobre Brasil.
A INQUISIÇAO CONTINUA COM TODA FORÇA. TUDO NÃO PASSA DE UM JOGO ÀS VESPERAS DE SE CONSUMAR O GOLPE.
SISTEMA POLÍTICO PODRE E O QUE PARECE SISTEMA JUDICIÁRIO NO MESMO PARÂMETRO.
....POBRE de quem é honesto neste PAIS, POBRE POVO BRASILEIRO.
Entendo, que todo esse vergonhoso e enlameado imbróglio político e jurídico é apenas o início de grandes e desonrados problemas, que o judiciário merecidamente enfrentará, por ter alimentado irresponsavelmente a desembestada República do Paraná e, também, por ter dado corda a toda cadeia política que planejou e tenta ratificar o impeachment, sem nenhum crime de responsabilidade, com a tomada definitiva do poder constitucional, em meio a repugnantes atos e ações inconstitucionais. Imagino, que ainda encantado com os potentes holofotes que iluminaram a AP470, o judiciário continua ignorando e ofuscando as violências contra a Constituição da República Federativa do Brasil, e, assim, entregar o poder e o destino do país nas mãos de uma coligação secular, que manda e desmanda no país, quando bem quiser, quando bem entender e contra quem quer que seja.