Aumento de 50% nos impostos! É o Levy? Não, é Beto Richa, o desajustado fiscal

Será que os defensores da redução da carga tributária vão chiar? Será que o pessoal do “Custo Brasil” vai lançar o “Custo Paraná”?

Pois a partir de hoje, o imposto pago por todo mundo, na mesma alíquota para qualquer um – pobre ou rico – no Paraná ficou 50% maior.

O ICMS de 95 mil (!!!!) produtos passou de 12% para 18%, uma vez e meia maior.

Aí ao lado tem uma listinha para você conferir.

E são só alguns exemplos.

De fora ficou só a cesta básica, porque essa bem que o governador tucano Beto Richa tentou taxar mais pesadamente, mas não deu.

Segundo o portal Paraná Online, que divulga a lista, “o tarifaço proposto pelo governador Beto Richa (PSDB) foi aprovado pelos deputados no dia 9 de dezembro, em uma sessão tumultuada, que durou cerca de dez horas e só terminou às 23h40. Foi o último projeto aprovado no regime do comissão geral, o chamado “tratoraço”, que foi retirado do regimento da Assembleia este ano, após as manifestações durante a greve dos professores estaduais.”

Não se tem notícia de protesto de empresários contra este “impostaço” tucano.

Levy, seu ajuste fiscal é pinto perto do feito pelo tucano.

PS. Um leitor do Paraná, pequeno comerciante de materiais de construção esclarece que o post está errado. Não são 50%, mas muito mais. Feia: “Tenho uma microempresa no Paraná, sou comerciante do ramo de materiais hidráulicos. Portanto posso falar com propriedade. Infelizmente, sua informação está errada, caro Fernando Brito, o ICMS para grande parte dos produtos tiveram um aumento bem superior a 50%. Explico: Temos aqui a famigerada SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA implantada pelo Beto Richa no 1º ano de seu mandato, que é a cobrança do ICMS antes da venda do produto, esta ST teve um incremento de 250% em alguns casos, pois além do aumento do ICMS de 12 para 18%, tivemos também um aumento da alíquota da ST pois a tabela do MVA, índice usado para calcular a ST teve aumento. Um pequeno exemplo: Plásticos para construção como tubos conexões, acessórios como assentos sanitários, sifões, etc. até ontem eram taxados em 3,96% sobre o valor de custo, hoje são taxados em 13,64%, ou seja um aumento de impostos de 244,44%. Chuveiros, metais, materiais de cobre e suas ligas, etc, praticamente tudo que eu comercializoteve  aumento da alíquota do MVA, além dos 50% de ICMS.

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Não tem "probrema".
    A mirdia amiga publica que a culpa é do Lula.
    Coxinha paranaense é igual ao paulista:
    acredita em tudo o que sai no PIG contra o Lula.

    • Coxinha topera que se ferre eu até acho ótimo e rio. O triste é ver povão se ferrando e indo atrás dos coxinhas, aí é o cúmulo da burrice. E olha, como tem. Aqui em Floripa, até de Professores, que se espera um pouco mais de esclarecimento político e de conhecimento das esferas administrativas, entre os entes da Federação, escuto cada asneira que dá cólicas. Ainda bem que o papel é por conta do Pronatec !!!

  • Obviamente é uma paulada em cascata, mas o "Custo Paraná" de verdade para todos os brasileiros vem de outra faceta daquele estado. Vem da PF e da Justiça naquele que foi ludibriado pelo Youssef, tese esta que tenha dúvida, pois são sócios em todos os crimes desde então.

  • Aqui no Paraná os preços sobem, adivinhem de quem é a culpa: da Dilma, somente da Dilma, ninguém reclama do IPVA 40% mais caro.
    E aquele coxinha de plantão volta a analisar "profundamente" a situação - se não tivesse tanta gente usando vermelho no sudeste e principalmente no nordeste o Brasil seria outro.

  • Tenho uma micro empresa no Paraná, sou comerciante do ramo de materiais hidráulicos. Portanto posso falar com propriedade. Infelizmente, sua informação está errada caro Fernando Brito, o ICMS para grande parte dos produtos tiveram um aumento bem superior a 50%. Explico: Temos aqui a famigerada SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA implantada pelo Beto Richa no 1º ano de seu mandato, que é a cobrança do ICMS antes da venda do produto, esta ST teve um incremento de 250% em alguns casos, pois além do aumento do ICMS de 12 para 18%, tivemos também um aumento da alíquota da ST pois a tabela do MVA, índice usado para calcular a ST teve aumento. Um pequeno exemplo: Plásticos para construção como tubos conexões, acessórios como assentos sanit, sifões, etc. até ontem eram taxados em 3,96% sobre o valor de custo, hoje são taxados em 13,64%, ou seja um aumento de impostos de 244,44%. Chuveiros, metais, materiais de cobre e suas ligas, etc, praticamente tudo que eu comercializo tiveram aumento da alíquota do MVA, além dos 50% de ICMS.

  • Desculpe mas não é verdade. O pessoal aqui reclama sim do IPVA. Só que a culpa é da... Dilma.*rsrs

    • É verdade a culpa do aumento do IPVA em 40 % é da Dilma.
      Tem deputado estadual da turma do camburão que culpa a Dilma pela não duplicação da PR 208. Isso mesmo a PR 280 que é do estado, do DER.
      O pessoal do sudoeste: as associações comerciais, deputados federais e estaduais, a impressa, foram pedir providências ao DNIT para duplicar a PR 280. Foi a proposta do governador passar a bola para a Dilma. Querem federalizar a PR 280. É a maior prova que o Beto Richa não tem condição de governar.

      Resumindo o Beto Richa vai arrecadar só com aumento do IPVA mais de 1 bilhão e quer passar uma rodovia importante como a PR 280 que precisa sim ser duplicada para o governo federal. O lucro para o Beto a conta para a Dilma.

      Fora os pedágios na média na BR 277 paga perto de R$ 10,00 (estadual. para ir nas prais de Santa Catarina o pedágio é de R$ 1,80 (BR 101 federal).

      Só para comparar a BR 277 foi dada do governo federal FHC para o governador Lener privatizar. Ou seja antes o governo federal passava as rodovias para o estado. A concessão esta chegando ao fim e cade a duplicação prometida. Vai ser feita no último mês do contrato.

      Se no Brasil a impressa é imparcial aqui no Paraná não se tem adjetivos para o papel de submissão da impressa. Só passa alguma coisa quando todo mundo sabe e mesmo assim distorcido sem enfase.

      O Beto Richa aumentou além de tudo isso as taxas dos cartórios em 25 %.
      Aumentou o IPVA em 40 % e teve a cara de pau de falar que só iria começar a cobrar agora em abril, esqueceu de esclarecer que o imposto só pode ser cobrado 4 meses depois de aprovado nova alíquota.

  • É o moros operandis tucanos.....kkkk tenho que rir....kd o Álvaro CPI Dias? Sumiu!!!

  • Isso é motivo para uma campanha forte. Dilma não mentiu. Se Aécio fosse o presidente, teríamos isso: até 244% de aumentos nos impostos.

  • Agora estou entendendo melhor porquê os paulistas e paranaenses adoram votar em tucanos: não é preconceito, é BURRICE mesmo!

Related Post