Aventura Campos faz primeira baixa no PSB. Cid Gomes sai, Ciro…

Da coluna de Ilimar Franco, agora há pouco em O Globo:

O governador Cid Gomes (CE), que defende o apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma, está se preparando para deixar o partido. Contrário à candidatura própria do governador Eduardo Campos (PE) ao Planalto, Cid nã pretende esperar por uma intervenção no partido, como está ocorrendo no Rio de Janeiro. A Executiva estadual do PSB vai reunir-se hoje à noite quando a decisão poderá ser oficializada. O governador está alinhado nesta posição ao ex-ministro Ciro Gomes, que foi impedido de disputar as eleições presidenciais pela cúpula do PSB em 2010.

– Sempre tive uma posição pública, clara e transparente. A hora não é agora. Devemos nos preparar para 2018. Não tenho como deixar de apoiar a reeleição da presidente Dilma. Mas não quero criar inimizades. Quero ficar ou sair em paz – diz Cid Gomes.

O governador não confirma a data do desembarque nem abre qual o destino partidário de seus aliados e seguidores. Mas ele se queixa que tem sido vítima daquilo que Eduardo Campos reclamou em relação ao PT nacional e ao governo Dilma. Ele relata que todos os dias lê notícias de jornais, contrárias às suas posições, que não recebem nenhum desmentido. Cita a reunião em que o deputado Márcio França (PSB-SP) e o secretário-geral do partido, Carlos Siqueira, teriam tratado da filiação da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. E, os contatos que socialistas teriam tido com o candidato de oposição local, o deputado Heitor Férrer (PDT).

– Não tinha a menor intenção de deixar o PSB. Mas nos últimos dias fui alvo de hostilidades sem qualquer desmentido da direção do partido. Entendo isso como um gesto de hostilidade. Como não há desmentido, subentendo que se trata de um convite para seguir outro rumo – afirma Cid.

Na sua avaliação, o PSB não vai conviver com a divergência interna e tratará de intervir em todos os diretórios que não estiverem de acordo com a candidatura própria. Lembra que já foi assim nas eleições de 2002, quando o candidato do PSB foi o ex-governador do Rio e atual líder do PR, deputado Anthony Garotinho. Cid também criticou a parceria de Eduardo Campos e do PSB com os tucanos.

– O PSB em alguns estados está na órbita do PSDB. No Paraná é assim, em São Paulo, e também no Pará e na Paraíba. o PSB é satélite do PSDB em vários estados – declara Cid Gomes.

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • Vejam esta: A Justiça de Pindamonhangaba (SP) decretou bloqueio de bens, em caráter liminar, do empresário Paulo César Ribeiro, o Paulão, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), em ação civil por ato de improbidade. O embargo alcança R$ 1,12 milhão, segundo o Ministério Público Estadual. Mídia=silêncio

    • Será que o governador Geraldo Alckmin tem o domínio desse fato?

      • Sei não, mas acho que o domínio é de menos: o principal é uma gorda percentagem...

  • E a Erundina?
    Será que vai continuar no partido de aluguel que apóia o PSDB?

  • Que o povo pernambucano não se iluda com Eduardo campos. A maioria dos beneficios que pernambuco recebeu até agora, foi do governo Lula e Dilma. Embora o governo nunca tenha feito retaliação a qualquer politico ou partido, não é bom para Pernambuco ter um governo que é contra o governo federal que o ajudou. Isso chama-se trairagem. Não é de confiança esse individuo.

  • Espero que o povo de Pernambuco seja reconhecido ao que Lula e Dilma fizeram pelo Estado, única razão do êxito do governno deste traidor. E ele, como todo traidor, terá o resultado esperado - sua ambição será rechaçada pelo povo!

  • Caro Brizola,

    Antes de tudo, quero dizer que seu blog é ótimo! Já sobre Cid e Ciro, especificamente, apesar de investimentos interessantes que Cid fez no Ceará, os Ferreira Gomes não são muito queridos por setores expressivos da população (há escândalos delicados). Porém, na geopolítica nacional, para a manutenção do projeto popular iniciado por Lula em 2013, eles têm sua importância como força apoiadora.

    Vamos adiante!

  • Pernambuco, assim como outros estados do nordeste encontram-se no patamar que estão, pelas políticas iniciadas a partir do primeiro governo do PT e, que foram sequenciadas pela Presidente Dilma.
    Vem Dudu do olhinho claro, conchavando inclusive com quem bateu sem nenhum respeito no seu avó (Miguel Arraes), que deve estar em outro plano bastante decepcionado com o neto ingrato.
    Nas eleições o povo saberá dá o troco para os traíras.

  • Gostei da coerência deles. Não é para qualquer um - nesse país e momento cheio de traíras: Marina Silva, Paulinho (bem esse aí...) e Eduardo Campos.

  • Mais um iludido.O Eduardo Campos acha que sendo submisso e obediente aos interesses da elite vai progredir na política. A elite não está interessa nas aspirações políticas do governador de Pernambuco, mas quer aproveitar o que puder dele em benefício de seus próprios interesses, que incluem fortalecer os candidatos do sudeste e do núcleo da elite. Usam todos que se aproximam para formar um cinturão de satélites que lhes protege e lhes fornece a força necessária para se manter na órbita do poder.
    O Cid, e principalmente o Ciro, sabem como isso funciona, e sabem quem é a elite brasileira, e que ela nunca aceitará ceder o poder.

  • Eduardo Campos caminha para "morrer" sem amigos, abraçado aos Bornhauseas, ao Caiado e, quem sabe, ao Boçalnaro! Profundamente lamentável.