Ayres, o herói de Merval no STF, foi candidato pelo PT. E como é que Fachin “não pode”, Merval?

Observei aqui, outro dia, que a correção da escolha de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal era comprovada pelo fato de que só os colunistas mais histéricos da direita tentaram criar escândalo pelo feto de, em 2010, o jurista ter declarado voto em Dilma Rousseff, como tinha, aliás, todo o direito de fazer.

Registrei que, até o momento em que escrevia, Merval Pereira não tinha se pronunciado sobre a indicação, do alto de sua condição de “ministro sem toga” do Supremo.

Mas ele o fez, e às costumeiras patadas:

“Ministro do STF não pode ter “um lado” político. O juiz Fachin é um militante do PT e não deveria ter sido indicado. Ele aparece em um vídeo na campanha de 2010 da presidente Dilma como porta-voz  do manifesto de juristas “que têm lado”. Indo para o Supremo, vai ter de abrir mão desse lado. Fachin precisa esclarecer publicamente qual é a diferença dele hoje e daquele porta-voz dos juízes que tem um lado.”

Hoje, outro colunista de O Globo, lançou a luva a Merval, com elegância.

Ilimar Franco publica uma nota lembrando de Carlos Ayres Britto não apenas foi filiado ao PT, mas candidato por este partido a deputado federal, em 1990.

Ayres Brit0, como se sabe, é colocado por Merval Pereira no rol dos grandes ministros da história do Supremo, certamente por duas grandes “obras”: a montagem do processo do “mensalão” e o aniquilamento prático do direito de resposta à mídia, num “julgamento” a quatro mãos com o deputado Miro Teixeira.

Se Brito não apenas era filiado (o que Fachin jamais foi) como foi candidato petista, como poderia ter ido para o Supremo e lá ter se tornado o Rui Barbosa de Merval?

A não ser que Merval julgue impedidos aqueles que tiveram um lado, quando cidadãos comuns podiam e deviam ter  e não se passaram para outro, sob a cobertura da toga, quando deviam ser imparciais.

Nada é tão desmascarador da hipocrisia quantos os fatos, reais e concretos.

É provável que Merval, depois desta, se recolha aos seus bigodes.

Porque se ousar apelar para a grosseria com que tratou Fachin, vai ter de ouvir: “Mas e o Ayres Brito, que não só era petista como foi candidato pelo partido, não serviu para ser Ministro do Supremo?

É de perder o rebolado, não é, Merval?

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • E ainda ganha muuuito pra falar abobrinhas pros incautos. Xarope concentrado da ABL

  • Embora seja juiz de 1ª instância e não do STF, o juiz Moro, por suas prisões de um lado só e vazamentos seletivos para o PIG, é o mais partidário dos juizes.

  • Este tal MERDEL já deveria ter ido pro cano TIGRE, aliás uma grande MULTINACIONAL BRASILEIRA.

  • Não pode querer culpar o PT pela perda de credibilidade porque passa a ser patológico.

  • O "pobrema" do merdal e todos da mesma laia não é o PT e sim o psiquiatra, mais precisamente a falta dele. Quem anda com quem manda Montesquieu ir tomar no cú provavelmente é um débil mental. Merdal tá lá bem no meio da debilidade, caso clássico de idiotia!!!

  • NA CPI, O DELATOR BARUSCO MENTIU AO MENOS UMA VEZ
    :
    "Em seu depoimento à CPI da Petrobrás, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, forneceu uma das mais importantes informações sobre os desdobramentos da Operação Lava-Jato, até agora não devidamente traduzida, por incompreensão ou por má fé. A afirmação de Coutinho, de que não houve financiamento do banco público que preside à empresa Sete Brasil, estabelece que o delator Pedro Barusco mentiu pelo menos neste ponto em sua delação premiada", diz a colunista Tereza Cruvinel; "em processo de delação premiada, qualquer mentira do delator pode anular a validade da delação"

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/177869/Na-CPI-o-delator-Barusco-mentiu-ao-menos-uma-vez.htm

  • Claro que não é possível ignorar Merval, pois a Globo é, na prática, o maior partido político de oposição no país. Mas, que isso evidencia a pobreza política da oposição de hoje não há a menor dúvida.

  • Quem leva à serio esse pseudo jornalista de nome merval pereira[isso mesmo, nome com letra minúscula]? Acho que NINGUÉM !!!!

    Esse cidadao tem a mesma consciencia e decencia dos patroes que lhe pagam o salário, ou seja, nenhuma!!!!

    Nao sei se o Edson Fachin vai sucumbir aos holofotes e/ou se deixar seduzir pela tentaçao de virar celebridade da maldita globo, mas, de uma coisa tenho certeza - ele terá a sua chance de ser decente e nao se misturar aos porcos.

  • Merval Pereira quer que Dilma passe a ele a prerrogativa de indicar ministros para o STF...E essa história de que juiz não pode ter lado? Candidatos a juízes de tribunais superiores vão ter que provar que nunca votaram?

  • "É de perder o rebolado, não é, Merval?"

    Ora Fernando, desde quando vedete de teatro rebolado perde o rebolado?

Related Post