Barbara Gancia perdeu o emprego, mas não perdeu a capacidade de pensar. E de falar


Não entrei no comentado assunto de hoje, da demissão da colunista Barbara Gancia por, segundo diria ela, ter sido “desaconselhada” a criticar Eduardo Cunha por suas ligações com a Band ou, segundo a Bandeirantes, por “corte de despesas” porque aprendi, faz muito tempo, que o patrão faz o que quer, se os jornalistas não reagem – e faz tempo que não reagem – coletivamente.

Sempre fizemos e, mesmo dentro de O Globo, nos tempos da ditadura, não era fácil promoverem-se “castigos” individuais sem mexer com toda a Redação. Tempos depois, li isso em tintas mais carregadas, com a peça “A Noite”, de José Saramago, sobre os  ecos da “Revolução dos Cravos” num imaginário – e tão real – Portugal salazarista.

Agora entro com o essencial desta história: a personagem.

Barbara gravou um vídeo ontem à noite. Não é um discurso organizado, panfletário. É apenas o despejar de emoções de uma mulher, uma colega de profissão que não está fazendo gênero, não posa de líder, não é panfletária.

É, apenas, sincera. Como se fosse pouco ser sincero, já no terço final da vida, no qual já aprendemos que isso nada nos dará senão paz.

Ela apenas quer dividir o que pensa, o que sofre, o que teme, o que sonha.

Publicado por Izabel Dias Machado em Sexta, 8 de abril de 2016

 

Fernando Brito:

View Comments (52)

  • ... Nenhuma novidade no antro IMUNDO da TV BAND(IDA) do Saad primo do 'CU(nha)' ambos dos nazifasciterroristas, [mega]corruptos &$ golpistas de meia tigela sórdida, canalha e covarde!!

    Parabéns à coerente, sensata e impávida jornalista barbara Gancia!

  • Parabéns à coerente, sensata, consciente e impávida jornalista Barbara Gancia!

  • Parabéns, Bárbara, por sua coragem...
    Seu depoimento é uma luz diante da escuridão que desceu sobre São Paulo...

    • A Band, além da proximidade com Cunha, tem raízes históricas oriundas, lá, de um passado corrupto atrelado a uma das mais escrotas figuras da política brasileira: Adhemar de Barros.

      • Por isso n?o é estranho que um nanico ético, da altura de um Datena, comandar aquele cotidiano mundo cão cujo único objetivo é a difusão do rancor no seio da sociedade brasileira.

        • Então,o mais constrangedor é que tem neto como comentarista esportivo.

          • Flasio, busque na Rede a opinião do Neto sobre o Sócrates... Depois me conte.
            Deixo claro que não sou admirador do cronista supracitado... Jornalista esportivo só existiu um: Rui Porto... (Copa de 70... Comentário de Rui, após o promeiro gol da Tchecoslováquia contra o Brasil de Rivelino, Gerson, Tostão e PELÉ...).

          • Contra o impedimento de Dilma, estão, aqui, entre nós, os novos Rui-Portos: o Brito, o PHA, o Jânio, o Nassif et caterva.

  • Se o Cunha não conseguiu dar andamento no impeachment do Temer por falta de deputados do PMDB interessados e participar da comissão especial, é necessário concluir que após vencido o golpe, os novos pedidos de impeachment (que certamente serão aceitos pelo Cunha) poderão ser barrados pela recusa do PT em indicar nomes para a comissão. Precedente, ora!

  • Mais um arreganho do FASCISMO ! Mas não é só...
    Hoje leio estarrecido que o Presidente Lula teve que depor na PGR acerca de investigação para apurar se ELE havia interferido na investigação da Vaza Rato, como ???? Isso mesmo, mas como um homem que tem sua vida devassada na mais covarde arremetida do arbítrio, tem seus familiares também devassados, inclusive naquilo que é direito subjetivo indisponível como a privacidade e a intimidade e ainda é chamado a depor para que possa produzir provas que não buscou obstar a "investigação" ?????
    Pois é camaradas, este é o Brasil que a direita mais podre, entreguista, vira latas , corrupta e nociva pariu. JANOT não passa de uma ratazana , até pior que o Cunha, sim pois este último busca em última instância se dar bem, enriquecer a sombra da impunidade, já o PGR, corrompe os meios legais que há a sua disposição , para numa sanha típica do NAZISMO, sitiar um governo eleito pelo POVO, onde busca além de depor a Presidente, assassinar moralmente seus adversários e destruir um partido político firmemente enraizado nas camadas mais pobres da população.
    Por fim o PSDB, que com todas as mutretas , trensalões, merendões, privatarias, aeroportos, helicocas, assassinatos de sem-terras, foi além, reuniu sua claque hoje em São Paulo ( mais brasileira e reacionária cidade do País ) para apoiar incondicionalmente o GOLPE, para que estes senhores não se esqueçam, geralmente a história é muito cruel com traidores.

  • Ainda que deva me solidarizar com a " JORNALISTA " em questão,já postei PITACO ao respeito.Não sabia a JORNALISTA ,serem os donos desse LIXO,um bando de Canalhas? Ou da razão ao Sr.Mino Carta,quando afirma que os " JORNALISTAS " são piores que os patrões?Eu concordo com o Sr.Mino.Se não a tivessem demitido,continuaria trabalhando com os PORCOS? Quem vai aos PORCOS...

    • Marco, creio que voc? precise melhorar a sua sintaxe e, principalmente a sua semântica...
      Mas ainda bem que existe a semiótica que deixa claro que você nunca entendeu a metáfora: NÃO DÊ PÉROLAS AOS PORCOS...

  • Parabéns, Bárbara, você foi nos pontos nevrálgicos da crise. De tantas coisas importantes ditas, seleciono uma: CONTRADITÓRIO. 99% de meus familiares são de direita. Sou, portanto, a ovelha negra da família, felizmente. Discussões enormes já ocorreram, principalmente agora com o golpe. Afirmam o de sempre: que a Dilma é ladra, que o Lula é ladrão, que o PT é o partido mais corrupto do mundo, e outras "afirmações" dadas pela mídia safada desse país. Afirmações que vêm da Globo, da Veja et catervas. Quando tento falar que deveriam procurar outras informações em outros veículos que não os que participam diretamente do golpe, recusam a sugestão. Fazer o quê, com mentes pequenas? A Bárbara, quando gravou em vídeo para as mentes pequenas ficarem alertas com os absurdos que vêm ocorrendo, foi demitida do emprego. Mas, a gente continua lutando e falando. Quem sabe um dia ocorra algum milagre...

  • Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

    Ver na NET a historia de família nas Minas Gerais. Parece um personagem para outro país e outra época. Fora de lugar.

Related Post