Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, é um homem criativo. Em entrevista à imprensa, em Londres, Barbosa afirmou que “pessoas condenadas por corrupção devem ficar no ostracismo. Faz parte da pena.”
É uma teoria válida, só que não consta na Constituição, nem no Código Penal. O curioso é que Barbosa jamais reclamou da imprensa condenar previamente os réus e exercer uma absurda pressão sobre os próprios juízes. Não, Barbosa não disse nada sobre isso. Ao contrário, Barbosa usou a mídia para se projetar.
A frase de Barbosa reflete bem o seu autoritarismo tacanho. Uma das funções de uma imprensa livre, num regime democrático, é justamente dar voz àqueles que são perseguidos ou condenados pelo Estado. Esse “ostracismo” enquanto penalidade tácita, não inscrita no código penal, é muito usado na China e na Coréia do Norte. Lá, a imprensa não contesta nenhuma condenação judicial, e nenhum réu tem espaço na mídia para reclamar sua inocência ou criticar as autoridades.
Numa democracia é o contrário. O filme mais cotado para vencer o Oscar é a história de um dos maiores criminosos da modernidade. O filme O lobo de Wall Street conta uma história real, a de Jordan Belfort, um golpista do mercado financeiro que ludibriou milhões de pessoas em todo mundo. Muita gente hoje não tem aposentadoria ou vive em dificuldades financeiras por causa dos golpes de Belfort. O sujeito é um verdadeiro escroque.
E, no entanto, jamais passaria pela cabeça de um juiz da Suprema Corte americana, tão idolatrada por Joaquim Barbosa, afirmar algo tão esdrúxulo como o que ele falou: que a imprensa não deveria dar espaço a um criminoso, porque isso “faz parte” da pena.
Ora, em primeiro lugar, é estranho que o ministro da Suprema Corte dê tantas entrevistas e ocupe um espaço político que ele não deveria ocupar. A Constituição diz, claramente, que é vedado ao juiz exercer qualquer atividade político-partidária. O Código de Ética da Magistratura diz a mesma coisa. E a longa tradição do Judiciário ocidental sempre orientou juízes a só falarem nos autos.
A afirmação de Barbosa é autoritária e ultrapassada, mas reflete também o seu desconforto diante da avalanche crescente de críticas que tem aparecido contra seu desempenho. E não apenas de réus condenados, mas de juristas consagrados. Celso Bandeira de Mello, por exemplo, falou que Barbosa mereceria um impeachment. Barbosa defenderá também “ostracismo” para os juristas que o criticam?
View Comments (44)
Joaquim Barbosa calado, é o maior diplomata que Brasil já teve.....
O Brasil é maravilhoso, exceto certos os excrementos que existem nos poderem da república.
Perfeita analise. Como ja disse - Lula quis dar ao Brasil um novo Zumbi dos Palmares acabou dando um Domingos Jorge Velho denominado JOAQUIM
Joaquim é um atentado à democracia. Vamos lá Congresso, mostre que o povo é o soberano.
Estamos de olho no inquérito 2474. O JB está nu.
“Eu não fico de conversinha com réu”: de Londres, Barbosa responde a críticas de João Paulo Cunha
Postado em 27 de Janeiro de 2014 às 4:24 pm
em
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/eu-nao-fico-de-conversinha-com-reu-de-londres-barbosa-responde-a-criticas-de-joao-paulo-cunha/
LÁ VEM O MATUTO PROCEDENTE DE FÉRIAS GOZADAS EM XIQUE-XIQUE (semi-árido baiano!)...
... Nosso parisiense (sic) é muito pífio!...
... Definitivamente: o rábula psicopata barbosinha "tem alguns parafusos a menos sob o frio glamouroso de Paris"! RISOS E a caixola sob 'o chapéu de parisiense refinado' somente acentua-lhe o caráter emblematicamente tosco!... Uma lástima!...
República de 'Nois' Bananas - que financiamos essas *patifarias militantes!
*[Lembrando o saudoso e glorioso Odorico Paraguaçu – bom político aquele!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
... Oxente, este 'cabra' já amordaçou as verdades, "que dirá a liberdade de expressão das verdades"!...
Pano rápido!
OU o Brasil acaba com o barbosinha e o seu mentor intelectual [o PIGolpista/fascista] ou o [infausto] barbosinha acaba com o Brasil! E sem dó nem piedade! *'O cabra' é absolutamente MAU! lembremos do eminente e catedrático jurista Celso Antônio Bandeira de Mello!...
*o mesmo 'rábula psicopata' a $oldo do golpe ora em curso, inclusive televisionado plin plin!
República de 'Nois' Bananas - que financiamos essas *patifarias militantes!
*[Lembrando o saudoso e glorioso Odorico Paraguaçu – bom político aquele!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Não é exatamente no ostracismo que estão os maiores corruptos da república revelados no livro "Operação banqueiro", de Rubens Valente.
E jb deixa eles falando à vontade.
Com este tipo de intervenção ele está querendo manter o apoio da extrema-direita, porque da direita mesmo já está, aos poucos, perdendo pois não foi "eficiente" em condenar os petistas sem deixar rastros de arbitrariedades para todos os lados.
... Em seus últimos "[tortos] papos retos" (sic), o DEMoTUCANO Aécio 'Never' deve 'estar conversando'(!): "Meu amigo barbosinha deve estar um pouco nervoso! Ô 'coitchado'!"
Passa a régua porque eu preciso espirrar!
Lá isso é oPÓsição, sô?...
República da [eterna] oPÓsição ao Brasil! "O cheiro do PÓ 'cheiroso' e dos cavalos ao do povo!"
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo