Batman, Super-Homem, Joaquim, Moro

O que se passou com Sergio Moro é uma versão – bem piorada, aliás – de um processo que vimos antes, com menor amplitude, agora, se que observa com as lentes do tempo – acontecer com o ex-ministro Joaquim Barbosa, do STF.

Importa pouco discutirem-se as características de ambos – é notável a superioridade intelectual de Barbosa – mas buscar um ensinamento que a situação pregressa nos dá.

Um era Batman, outro Super-Homem, ambos pretensos e pretendendo-se super-heróis.

Barbosa, destituído do cargo e do poder da cátedra no STF, transitou – em parte, sim, por vontade própria – para a obscuridade e sua inaptidão para a vida política acabou por afastá-lo de aventuras eleitorais.

Moro também chegou aos holofotes com o uso abusivo e vaidoso da toga e não vacilou em transferir-se para o Executivo na trilha do poder pelo qual, desde muitos anos, fazia seu função judicial servir de gazua.

Abandonemos, confiando na inteligência do leitor, as considerações sobre seus “feitos heróicos” e nada, nada mesmo, neste quesito retira de Moro os superpoderes que teve, consumando a obra de destruição da política que o primeiro Cavaleiro das Trevas tentou.

Afinal, Moro exibiu a cabeça de Lula, o mal dos males, para ele.

Como, para isso, teve de cortar ou permitir que se cortassem outras e tornar fanáticas suas legiões de admiradores, acabou levando-se a algo que não pretendia: ao fenômeno Bolsonaro, ao qual, com a rapidez e ousadia dos oportunistas, não hesitou em aderir-lhe, mesmo a custa de interromper sua carreira profissional. Dos princípios já se despojara antes.

Agora, porém, parece – e quase aposto – algo mais irá se somar às mórbidas semelhanças entre ambos.

É que como heróis que não construíram suas imagens com a luta, mas com a mise-en-scène de um espetáculo, ao perderem o figurino com que lhes vestia o cargo, perderam, também, o encanto ilusório dos personagens que encarnavam aos olhos do público.

Com os farrapos de seus poderosos trajes, Moro ainda sobreviverá por algum tempo mas, para quem se recorda dos velhos quadrinhos, parece restará ao nosso remake de Superman apenas a Fortaleza da Solidão.

 

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • Enquanto se espera a modorrenta resposta institucional à indignação e ao temor público, Bolsonaro mostra que não é nada bobo e consuma sua construção de um estado policial sob seu completo controle familiar. Olavo bate palmas sentindo próximo seu sonho ditatorial, e dá uma banana ao devastado Moro que se esvai. Antes da refrega morista, Bolsonaro teve o cuidado de construir uma forte defesa em sua retaguarda. Trocou sem pestanejar o figurino de herói anti-corrupção pelo de “Rei do Centrão”. E depois das promessas de receberem o Banco do Nordeste, o Fundo Nacional da Educação, os cargos da saúde e um ou dois ministérios, os deputados do balcão lubrificam as gargantas para soltarem o grito “Mito, Mito, Mito...!

  • Enquanto se espera a modorrenta resposta institucional à indignação e ao temor público, Bolsonaro mostra que não é nada bobo e consuma sua construção de um estado policial sob seu completo controle familiar. Olavo bate palmas sentindo próximo seu sonho ditatorial, e dá uma banana ao devastado Moro que se esvai. Antes da refrega morista, Bolsonaro teve o cuidado de construir uma forte defesa em sua retaguarda. Trocou sem pestanejar o figurino de herói anti-corrupção pelo de “Rei do Centrão”. E depois das promessas de receberem o Banco do Nordeste, o Fundo Nacional da Educação, os cargos da saúde e um ou dois ministérios, os deputados do balcão lubrificam as gargantas para soltarem o grito “Mito, Mito, Mito...!

  • Pois acho,com olhos velhos e pessimistas,que somente a idade nos mostra,esse tipo de PRODUTO,é de autoria de

  • MILHÕES DE SUB-HUMANOS,COM OS QUAIS,CONVIVEMOS..Esse tipo de "CANALHA",somente o FUZIL RESOLVE.E com a possibilidade do que sobrar,fazer-se "SABÃO"!

  • HERÓI SEM NENHUM CARÁTER!!!!!
    ??????

    1- Anulou todas as sentenças do caso Banestado, que desviou mais de 500 bilhões; apenas tucanos envolvidos.

    2- Anulou as perguntas de Cunha a Temer, dizendo que ele estava constrangendo o presidente.

    3- Tinha todas as provas contra Andrea Neves, irmã de Aécio, desde 2015 e não a prendeu ou sequer pediu investigação; ela foi presa pelo STF.

    4- Absolveu a mulher de Eduardo Cunha ignorando contas na Suíça e parecer do MP suíço dizendo que ela é quem as operava.

    5- Absolveu a mulher de Cabral, mesmo ela comprovadamente sendo líder de um esquema que comprava juízes e promotores e tendo mansões e mais de 11 milhões em joias.

    6- Quase 4 anos de Lava Jato, nunca prendeu, indiciou ou condenou nenhum tucano.

    7- Ignorou vídeo de ex-presidente do PSDB pedindo 10 milhões em propinas e o absolveu por "falta de provas".

    8- Diminui em 90% a pena de bandidos que delatarem Lula, como Léo Pinheiro, Roberto Duque, etc. Mas só se delatar Lula.

    9- Soltou Yousseff duas vezes e diminuiu sua pena no caso Banestado de 121 anos para apenas 1 ano.

    10- Quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 Bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolvia somente o PSDB, PP e PSB, Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento no dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado. A imprensa ocultou.

    Este é Sergio Moro.

    Por: Lacildo B. Mattos

    https://www.dimasroque.com.br/2019/07/ta-na-internet-heroi-sem-nenhum-carater.html

    • Sempre digo isso, há uns 6 anos pelo menos: Moro é Macunaíma, o herói sem nenhum caráter

    • É assim que se faz, pão pão, queijo queijo. Deveriam ser feitas mais listas como essa.

    • Todos absolvidos faziam ( ou fazem parte) da "elite cheirosa" a quem o juiz ladrão serve, por poder ou ganância. Mas tudo aconteceu com a conivência do judiciário a quem pertencia. Enquanto não fizermos a limpeza judiciária, e junto à do MP é PF, nada mudará. São correntes que nos prendem ao passado e não nos deixam avançar.

      • se e quando voltarmos à normalidade, o judiciário tem que passar pro uma grande transformação mesmo.

    • Moro é um criminoso que agora denuncia outro criminoso igual a ele, Bolsonaro (sonegação, apartamento funcional indevido, funcionários fantasmas no gabinete, rachadinhas que ensinou aos filhos, etc). Quando assumiu um ministério neste governo criminoso, seu gigantesco ego acreditou nas promessas do Cachorro Louco de que seria um "super-ministro". Danou-se, porque Jair Calabar trai todos, menos seus filhos, bandidos igual a ele.

  • Batman foi rapidamente substituído pelo super homem. Se a mídia conseguir um substituto, moro vai ressurgir como herói. Vade retro!

  • Mas já sempre quem queira mantê -lo idolatrado para usá-lo mais um pouco. Para a Globo, a parceria com o falso herói parece longe do fim.

    • A Globo vai usá-lo para tentar exorcizar o fantasma de um novo governo petista ou, " horror dos horrores", qualquer governo que fuja do figurino neoliberal mercadista.

  • Juiz discutir com promotor sobre provas, testemunhas e estratégias é tão grave quanto presidente pedir acesso a relatórios da PF.

  • Tenho dúvidas se ambos resistiriam a uma devassa em suas contas bancárias pelo mundo afora.

    • Inclua o GUEDES nestas MARACUTAIAS!!! O Guedes nos parece que ainda não pediu o Boné é porque (Cremos) está tentando apagar seus rastros. Tem muitos picaretas por ai que aluga um cofre nalgum Paraíso fiscal e transforma os dólares em barras de ouro e tamos conversados. Dinheiro em conta, nem pensar.Barras de ouro em cofre alugado no exterior não tem como ser rastreado.

Related Post