BNDES responde: quem tem “modus operandi” criminoso é a Época

A matéria da Época, alimentada pela ação visivelmente manipulada pela Procuradoria da República do Distrito Federal – que, aliás, deu uma bofetada institucional no Conselho Nacional do Ministério Público, que afirmou esta semana ser criminoso vazar investigações para a mídia e foi colocado no papel de palhaço com esta atitude – recebeu uma resposta dura ao BNDES.

Tudo é tão ridículo que a “acusação” é de “fazer andar” um processo administrativo, sem que se aponte qualquer irregularidade na sua tramitação. Ainda que – o que fica muito longe de ser provado, aliás – tivesse sido pedida atenção a qualquer processo do banco, isso não constitui crime, salvo se o andamento for ilegal ou irregular.

Do contrário, seria “crime” dizer  a um dirigente público que há algo importante em sua área  e legitimar qualquer servidor  – com ou sem intenção – poderia interferir indevidamente (não no mérito, mas no andamento) de um processo.  Desde que os prazos razoáveis dos pronunciamentos técnicos sejam respeitados e o seu mérito aliado com correção funcional, nada haveria de errado. Pensar diferente seria, por exemplo, deixar que as liberações de verba para aumentar a captação de água em São Paulo pudesse ser deixada “rolando” na burocracia na base do “ah, o rapaz tá de licença, pegou dengue”.

Tudo é tão primário e deliberado que o que a Época e a Procuradoria do DF já sabiam, há um ano, o que iam fazer.

Há quase um ano, quando as investigações começaram, a mesma revista e o mesmo repórter já publicavam as mesmas acusações e as mesmas conclusões que são capa esta semana.

Um processo vergonhosamente manipulado, sem direito de defesa e com uma única finalidade: enviar a Sérgio Moro um pretexto para ligar ex-presidente à Odebrecht para que o “juiz universal” possa, afinal, realizar o seu sonho: prender Lula.

Que é, para ele, um desejo como daqueles meninos de classe média de ir á Disneylândia.

Veja a nota do Instituto Lula aqui e leia, abaixo, a nota do BNDES.

“O BNDES repudia mais um ataque da Revista “Época” à instituição e seu presidente, Luciano Coutinho, desta vez na matéria “Lula fez tráfico de influência em favor da Odebrecht, diz MPF”.

Em primeiro lugar, atribuir ao presidente do BNDES o poder de interferir na concessão de um financiamento na forma relatada na reportagem demonstra ignorância absoluta em relação aos procedimentos do Banco. As operações de apoio a exportação passam por dezenas de técnicos, funcionários concursados do BNDES, e órgãos colegiados internos e externos ao Banco. Todas as operações relatadas na reportagem foram submetidas a esse processo. Se houvesse, de fato, o tal “modus operandi criminoso” envolvendo o BNDES, como acusa Época, seria preciso exercer influência indevida sobre quase uma centena de pessoas.

Já o “modus operandi” de Época é bastante claro. Como é praxe, a revista apresenta apenas fatos e datas que supostamente reforçariam sua tese equivocada, omitindo aquilo que a contradiz. Requenta informações que já foram, por repetidas vezes, abordadas em reportagens que atacavam o BNDES. E, como tem sido regra, a maioria das respostas dadas pelo BNDES aos questionamentos feitos pela revista foi omitida, e o pouco que foi registrado foi relegado burocraticamente ao fim a matéria.

A revista esconde de seus leitores a informação de que a operação de financiamento a exportações brasileiras para a obra do porto de Mariel já estava em curso desde 2009 e nada teve a ver com a visita de Luciano Coutinho ao Instituto Lula. A tramitação da parcela do empréstimo liberada em agosto de 2011 foi explicada em detalhes a revista, que ignorou as informações do Banco.

O BNDES faz cerca de 1 milhão de operações de crédito todos os anos e relaciona-se com o conjunto das empresas brasileiras. Isso significa que, para aqueles que adotam o “modus operandi” de ´”Época”, é possível fazer associações de quase qualquer natureza, entre datas, empresas e operações financiadas para tentar legitimar uma tese falsa ou corroborar uma ilação.

O BNDES tem absoluta convicção da lisura e rigor dos seus procedimentos e lamenta o vazamento de informações de um documento sigiloso do Ministério Público que a própria revista admite trazer conclusões “não definitivas”.

A tramitação das operações que envolveram a Odebrecht foi rigorosamente idêntica à de quaisquer outros financiamentos do BNDES, sem qualquer excepcionalidade. Também não procede a afirmação da revista que as condições oferecidas pelo banco nos financiamentos seriam camaradas. O BNDES pratica, inclusive, taxas de juros semelhantes ou até superiores aquelas ofertadas por outras agências de crédito à exportação que competem com o Brasil no mercado internacional.

O BNDES tem fornecido todas as informações requisitadas pelas autoridades competentes na investigação citada, e está seguro de que sua conclusão irá corroborar a correção de todos os procedimentos realizados pela instituição.”

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Agora, minha pergunta é: se o BNDES pode provar tudo o que disse sobre a reporcagem da Época, como deve encaminhar um processo milionário em cima da revista, inclusive em órgãos internacionais (se possível, pois o do MORO são dirigidos pela imprensa canalha), pois quebrar e eliminar de vez este tipo de gente, é uma limpeza de ambiente poluído. A DITADURA cassou a imprensa e colocou em seu lugar, os defensores da canalice, inclusive a ZERO HORA em POA. Comecem a liquidar esta corja.

  • As respostas a essas revistas deveriam também ser rasteiras, não com defesa.
    Bater duro, chamando-os de canalhas nas notas, mostrando o nome de cada elemento da revista.

    • Isso mostra o quanto o rolo do FHC com a repórter da Globo é é tão complicado e "cabeludo".

      A blogesfera tem que continuar a expor o "príncipe canalha".

  • De fato estamos em uma guerra... Espero que, após a vitória progressista, em 2018, todos os criminosos envolvidos neste ataque ao estado democrático de direito conheçam o único lugar digno de recebê-los: a cadeia..

    • Referi-me a 2018, porque não creio que o governo Dilma tenha força, e tempo, ao enfrentamento da bandidagem já instalada nos três poderes da Repúbica.

      • Só conto com a blogesfera.
        Assim mesmo, já me encantei pela Privataria Tucana, Lista de Furnas, Paulo Preto, Helicoca e muitos outros. Mas todos foram ofuscados pela mídia e pela justiça.
        Por mais que queira, tendo a não acreditar que dará alguma coisa para os tucanos.

  • ... Até que enfim alguém do '[tíbio] PT da Governança' tomou tenência e resolveu peitar esses vigaristas golpistas vagabundos!
    O desemprego aumentado, o custo de vida subindo, todos os dias as desgraças do 'MAU Dia Brasil' do PIG aterrorizando a população... E o governo nas cordas!
    Se não tem coragem, "chama o povo pra dar uma 'forcinha'"!
    O que não dar é continuar como está: apanhando dia, noite e madrugada desses pilantras covardes, e sacanas IMUNDOS!

    Perdão pelas más palavras!
    Eu também já estou de saco transbordando!...

    • querido iluminado e ilustrre messias, nao desanime porque e esse o objetivo dos malignos...
      Imagine...nao pague o telefone..nao pague a luz..nao pague o carro nao saia de casa por um dia sabe quanto os bancos irao perder? continue imaginanado se todos os trabalhadores fizerem o mesmo 8 bilhoes de pessoas... os bancos os movedores de papel que nao produzem nada nao terao chance ..governos e sistemas so sobrevivem poque trabalhadores executam funcoes que sao primordiais para a deles sobrevivencia se o onibus nao esta la para transportar os trabalhadores nao chegam ao seu destino a empregada nao chega ate a casa da madame para fazer compras....e assim por diante .... o povo tem de entender como e importante para a subsistencia dessa oligarquia exploradora ..nao vou adiante porque vc ja entendeu o que quero dizer..
      porem temos a necessidade de lideres com consciencia como vc na hora em que com certeza isso vai acontecer....

      • Generoso e consciente amigo Titus,
        mestres somos todos 'nois' que não arredamos os pés desta luta renhida e incessante que nos corrói o figado, contudo lapida a nossa alma!

        Felicidades!

        Hasta la Victoria Siempre!
        Mesmo porque a luta contra o nazifasciterrorismo é interminável!

        Messias Macedo

  • Religiosos fanaticos na tentativa de criar uma guerra santa?
    Observem quem sao no congresso Cunha, turma da biblia, MP messianicos STF donos de TV,
    radios, blogs
    Mulher de procurador da República em Rondônia acusa o marido e pastora de igreja de surras de cinto e cipó, cárcere privado e outros atos de violência
    Porto Velho, Rondônia - O juiz Alvaro Kalix Ferro, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, deferiu o pedido de medidas protetivas de urgência a favor de T.S.A, mulher do procurador da República Douglas Ivanowski Kirchiner, do Ministério Público Federal em Rondônia.
    http://www.tudorondonia.com.br/noticias/mulher-de-procurador-da-republica-em-rondonia-acusa-o-marido-e-pastora-de-igreja-de-surras-de-cinto-e-cipo-carcere-privado-e-outros-atos-de-violencia,46085.shtml

  • Sabe qual é o problema? Dizem que o Brasil é o país da impunidade, pois bem acho que isto é verdade. Quando um funcionário público comete um ato que desaprove a sua conduta e isto esteja explícito na constituição , o mesmo deve ser denunciado e pode perder o seu emprego, isto é ser demitido. Então isto não está acontecendo no Brasil. Estamos pagando para um monte de babacas se sentirem o suficiente espertos e acharem que somos burros, pois acham que somente eles estudaram e que entendem do que fazem. A manipulação tem limites, acham que as pessoas são burras, isto é o grande erro.Quanto mais manipularem a opinião pública, maior será o tsunami que irão ter que suportar e acho que isto não demora, pois já se passou dos limites. Esse pessoal que está em evidência hoje amanhã vai estar em uma situação complicada, podem ter certeza. Para terminar é preciso acabar com esta estória de corrupção que já prejudicou demais o país, precisamos pensar em algo que realmente acabe com esta verdadeira palhaçada que só atrapalhou o nosso grande país.

  • ... Sim, e 'nois' queremos só ver se o catedrático e probo doutor Luciano Coutinho voltará a conceder entrevista exclusiva para algum(a) babaca "jornalista" da GloboNews ou merda congênere do PIG!
    Afinal, guerra é guerra!

  • JOÃO SANTANA PEDE PARA SER OUVIDO POR MORO

    Publicitário responsável pelas campanhas da presidente Dilma Rousseff solicitou ao juiz federal Sérgio Moro que ele seja ouvido nas investigações da Operação Lava Jato; Santana quer esclarecer supostos pagamentos feitos em suas contas no exterior pela Odebrecht; o publicitário refuta qualquer ilação de que tenha recebido dinheiro ilegal como pagamento pelos serviços prestados à campanha da presidente e diz que cada centavo que recebeu na vida foi "fruto exclusivo de seu trabalho absolutamente lícito"; "A oitiva em caráter preliminar terá o condão inclusive de evitar conclusões precipitadas e prevenir danos irreparáveis que costumam se seguir a elas", afirma João Santana em ofício ao magistrado

    20 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 18:03

    (...)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/217906/Jo%C3%A3o-Santana-pede-para-ser-ouvido-por-Moro.htm

  • Época mentiu manipulou conduta análogo a da revistinha InVeja essa sustentada pelo contribuinte de SP.

  • Se alguém tiver alguma dúvida sobre o que escrevi, vou ser bem específico. Estou falando sobre os procuradores e juízes da lava jato e outros que querem derrubar o governo atual e impedir o ex presidente Lula e se candidatar a próxima eleição. Este pessoal que está perseguindo Lula é aquele que referi no meu texto anterior, são babacas e somente é uma questão de tempo para esses paladinos comecem a ter problemas. Digo isto porque acho que muita gente vai perceber o que está acontecendo. Tudo tem seu tempo.

Related Post