CARTA DO BNDES À REVISTA ÉPOCA
O #BNDES repudia as ilações feitas pela reportagem da Revista Época (“Lula, o operador”). Os procedimentos adotados pelo Banco nos financiamentos mencionados pela revista são absolutamente regulares, pautados pelas melhores práticas bancárias e rigorosamente dentro do que determina a lei.
O ex-presidente Lula não interferiu, nem poderia, em nenhum processo do BNDES. Foram seguidos todos os critérios impessoais de análise, com a participação de dezenas de técnicos concursados e órgãos colegiados, além da exigência de garantias sólidas. Como resultado destes procedimentos, a inadimplência nos financiamentos para exportação do BNDES é praticamente inexistente.
Diferentemente do que insinua a revista, nos financiamentos a exportações de bens e serviços brasileiros feitos pelo BNDES não há nenhuma preferência ou privilegio a qualquer país. O objetivo é sempre abrir postos de trabalho no Brasil e trazer divisas para nossa balança comercial. Desde 1998, o BNDES financiou exportações brasileiras para 45 destinos diferentes, sendo que o país que mais recebeu recursos do Banco foram os EUA.
Nas referidas operações, o BNDES atua de maneira análoga a outras agências de crédito à exportação, oferecendo condições de isonomia competitiva para que as companhias brasileiras possam enfrentar concorrentes no mercado internacional. O BNDES se orgulha de sua atuação internacional, gerando divisas, empregos e renda no Brasil.
View Comments (27)
Informações da própria Odebrecht, para desmentir totalmente as ilações Lula e BNDES, mostrando que esta empresa brasileira, um orgulho para nossa nação, trabalha nos EEUU, v. gratia, desde 1990:
http://odebrecht.com/pt-br/negocios/nossos-negocios/estados-unidos
E agora José (PIG e MP) saia desta.
-Epoca e Veja,não use nem no banheiro,para não se emporcalhar mais.
ME DA PRISAO DE VENTRE.
Em mim o inverso... caganeira. É que estes "cuscos" da Globo, são tão sarnosos, tão pulguentos, que por acharem que não têm um País que o mundo todo gostaria de ter, então ficam acuando pra Inglaterra, por que nasceu uma "cria real"...nada em ralação à inocente. Mas realmente dá caganeira ver um velhaco decadente e retrógrado, sonegador de imposto e além de tudo mau caráter e falso moralista, babando as cuecas - como este Alexandre Garcia- porque nasceu uma neta da rainha da Inglaterra. Que os Ingleses façam disto dividendos, que ótimo, é o país deles e o sistema deles e são eles que sustentam com seu trabalho, aquela VAGABUNDAGEM REAL. O Brasil não tem nada a ver com aquela merda. E mais, a última vez que me parece que o Brasil teve um "rei" vai séculos...fora o Pelé... Então eu grito: Vai uivar na Inglaterra rede Globo...e deixa o povo Brasileiro se feliz.
Vexame, Época (esta deu vitória para o Aécio em suas pesquisas), PIGs - globo, uol, estadão.... não dá mais né gente. O Governo precisa parar de fazer propaganda nestas "coisas" para quebrarem de vez
Concordo em gênero, número e grau.
Estamos precisando enxugar nossas finanças e gastar dinheiro com o PIG é totalmente desnecessário.
E a começar, inclusive, pelos bancos estatais. O BB assina, v. gratia, a Folha de são Paulo e coloca exemplares dela sala de espera. Como isto pode acontecer?
Ah, e o FHC, através do BNDES, financiou obras em Cuba, será também investigado?
http://tijolaco.com.br/blog/?p=13150
Com a palavra a mídia brasileira.
Vc ou são muito ingênuos ou de má fé absurda:
A China entrou nas obras na África, com mão de obra escrava pois oferece aos criminosos a opção de abater da pena anos de serviços em construção em Angola, Moçambique e afins. Foi praticamente o fim das empreiteiras brasileiras na África. O que elas fizeram : CHAMA o BARBA (Apelido de Lula quando era informante da PF na décade 80 - tá no Livro do Romeu Tuma Filho e que eu saiba o Lula não está processando o RTF) para intereceder a nosso favor, pelo bem e pelo mal.
O Barba foi lá e fez lobby, negociou e ajudou as empreiteiras Brasileiras na ÁFrica, foi isso, se não sabem ou não querem saber a verdade é problema de vcs.
Já fui socialista, eu tb era ingênuo mas mudei. Acho bacana acreditar naquela lenga-lenga toda mas viver no País das Maravilhas não dá.
Atc
Dilter
"Já fui socialista, eu tb era ingênuo mas mudei"
Você está dizendo que mudou, mas não acredito.
Acho que você sempre foi o mesmo, do mesmo lado, contra aqueles que querem dar melhores condições de vida e desenvolvimento para o povo brasileiro. E isto aconteceu nos governos Lula/Dilma.
Ingênuo?! Ora, com este linguajar de Barba e livro do Romeu Tuma Júnior, ingênuos seríamos, na verdade, todos nós, em acreditar neste seu comentário neste blog. Acho que errou de página.
Dilter, o "socialista ingênuo" que virou "troll esperto" da direita.
Meu filho, quem acredita em Romeu Tuma acredita em tudo. Você que já foi socialista e agora crê no capital ganhou ovos de chocolate do coelhinho nesta última Páscoa ?
DILTER!!!
O LACERDA foi até comunista, meu chapá sem vergonha!
Depois, virou matador de mendigos. Você foi tão socialista como o CABO ANSELMO.
Trabalha no DOPS e dá choques elétricos. Vai cuidar dos teus companheiros canalhas. Vai para as passeatas com roupa de bandeira dos EUA. Ou vai para CUBA,em GUANTANAmo, claro.
VOCE NÃO ENGANA NINGUEM,NUNCA FOI SOCIALISTA,TU É COXINHA KKKKK
A unica coisa que você deve ser e raivoso e mal informado lendo essas porcarias que falou como exemplo vai ler coisas melhores
DILTER SER SOCIALISTA É QUESTÃO DE ALMA E INDEPENDE DA POSIÇÃO DE OUTRAS PESSOAS. SER SOCIALISTA É OPTAR POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, É LUTAR PELOS OPRIMIDOS, PELOS DISCRIMINADOS E PELOS MENOS FAVORECIDOS. É SER HUMANO. QUEM É ESQUERDA JAMAIS SERÁ DA DIREITA.
Para usar suas próprias palavras.
Precisa ser muito ingênuo mesmo para publicar um comentário desse eivado de imbecilidades.
Mas o primeiro passo já deu, reconhecer as próprias deficiências.
Sobre a resposta dada por Lula às reporcagens feitas pelo PIG:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/05/02/lixo-se-ofende-ao-ser-comparado-a-veja-e-a-epoca/
O BNDES poderia fazer um levantamento dos empréstimos à midia nacional informando datas e valores e, se foram pagos quando e quais os juros cobrados. O período abrangido deveria ser de 1990 a 2015, no mínimo.
-que deveriam receber um processo isso sim. Mas não estou nem um pouco preocupado com veja e época que estão no fim de suas vidas.
basta o governo tirar as mamatas delas, porque só os cochinhas que compram ou assinam não as sustentarão por muito tempo.
Em conluio com o judiciário e imprensa o MP tenta a qualquer custo criar um fato novo que desgaste mais ainda o governo e o PT. Há pouco tentaram criar a CPI do BNDES, o que foi rechaçado e arquivado. Mas as tentativas virão sempre, incansáveis. Agora a defesa das empresas chinesas (mas não são comunistas, que tanto odeiam? Ah, mas destruir é a palavra de ordem!). O MP age como partido político, junto com outro partido político que amplia qualquer ação, a imprensa venal. TODOS procuradores gerais agiram assim, e o novo não vai ser diferente. Libertinagem e não liberdade de agir. Mas noto que as várias novas ações de destruição indicam que a caravela do Sr. Moro faz água. O ataque de Beto Hitler aos professores atinge a todos órgãos no PR. Mas a nave continua e deverão aparecer outras insanas denuncias.
Conto com o apoio do Tijolaço para a única providência que exijo do BNDES, caso não haja ilicitude na denúncia: o número da ação para reparação de danos à imagem do BNDES e de seus gestores. O resto é conversa fiada! Chegou a hora a hora de exigir responsabilidade de quem se propõe a informar. Se é verdade, ação penal contra os autores. Se não é verdade, ação penal e cível contra os autores. Só assim será possível separar o jornalismo do CRIME!!!