Boaventura de Sousa: “Marina é cara nova para a direita”

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos deu uma excelente entrevista à Folha, que merece alguns comentários. A Folha, naturalmente, deu um destaque gigante à crítica de Santos à presidenta Dilma.

A íntegra da entrevista pode ser lida aqui. Entretanto, para aqueles que não tiverem tempo de ler tudo, eu destaco alguns trechos que revelam o perigo da descontextualização. Santos também externou análises bastante positivas sobre o governo Dilma.

Eu colocaria a presidente Dilma no mesmo pé em que coloco o presidente da Bolívia [Evo Morales] e o governo do Equador. São governos que eu considero progressistas. Não os considero de direita. (…) o que esses governos fazem e que a direita nunca fez na América Latina foi redistribuir esses rendimentos de alguma maneira. Distribuem muito mais que os outros governos.

Entretanto, ainda mais interessante do que as críticas ou elogios à Dilma, ambos um tanto previsíveis, é a avaliação que Santos faz de Marina Silva, mesmo se dizendo “amigo” dela. Sem meias palavras, Santos acusa Marina de servir os interesses conservadores.

(…) penso que ela é uma cara nova para a direita.

A ex-ministra Marina Silva tem um discurso mais próximo desses segmentos que o senhor mencionou, meio ambiente, indígenas. Ela serve para a esquerda?

Eu penso que não. Sou amigo da Marina Silva, estive em vários painéis com ela e comungo com ela muitas causas ambientalistas. Mas acho que não porque a influência religiosa no país iria nitidamente continuar a desequilibrar. A dimensão religiosa que está por trás dela é uma dimensão que, no meu entender, tem mais um potencial conservador do que um potencial da Teologia da Libertação. Portanto é um potencializador de uma interferência conservadora na sociedade.

Isso pode ter outras dimensões para os direitos das mulheres, dos homossexuais, para as diversidades sexuais.

Por outro lado, sua política econômica, por aquilo que tenho visto e pelos apoios que ela recorre, é realmente uma tentativa de, com uma cara nova, uma mulher, repor o sistema que estava antes. Seria desacelerar ainda mais as políticas de redistribuição social que foram aquelas que, no meu entender, mais caracterizaram o período Lula.

Não penso que a Marina Silva esteja muito sensível a isso tudo. Então eu penso que ela é uma cara nova para a direita. Não é uma cara para a esquerda, no meu entender.

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Tudo mundo que fala mal do Governo do PT tem espaço no PIG.
    É hoje uma das maneiras de ser reconhecido, falar mal do Governo Dilma.
    O Pessoal diz e desdiz, fala e não diz nada, e espera o pior, pra depois
    dizer o que não disse. Haja paciência.

  • Li a longa entrevista e acho que ela contém pontos interessantes entre os quais a questão envolvendo as sementes suicidas, a Monsanto, e o banimento de tais sementes na Europa e Estados Unidos que ainda não foi adotado no Brasil. Essa, de fato, é uma questão fundamental pois o uso de tais sementes dá, na prática, a Monsanto e outras poucas grandes corporações, o monopólio e controle sobre a alimentação de toda a espécie humana. É fácil imaginar que consequências nefastas isso pode ter, de caráter planetário. No que diz respeito à análise das manifestações em todo o mundo e sobre os black blocs, achei fraca. Em nenhum momento soube colocar, no mínimo em pé de igualdade, o outro lado da questão: as agências de inteligência e organizações paramilitares a serviço da "Empresa" globalitarista que criam as "false flags". A análise do ilustre sociólogo em muitos pontos me lembrou a de técnicos que se puseram à disposição da mídia para analisar como as torres gêmeas tinham caído sob o efeito da colisão dos aviões. Todos tinham análises técnicas rebuscadas tentando explicar o que era impossível explicar simplesmente porque se tratava de uma armação, uma "false flag".

  • Essa Suzana Singer é uma jornalista serviçal do PT que não tem opinião própria e não tem moral alguma para criticar o Reinaldo Azevedo!
    Suas críticas são de um autoritarismo gritante, como se ela decidisse quem pode ou não pode se manifestar!
    O Reinaldo Azevedo tem todo o Direito de escrever o que quiser, esta previsto em nossa Constituição e me digam desde quando é proibido criticar governo ou partido político!
    Quanto ao texto acima é interessante e me faz pensar, como a Direita pode estar em declínio se quem governa o Brasil se diz de esquerda e tem práticas de neo-liberal quando governa!
    O PT é um partido de extrema-direita acordem!
    E essa Suzana Singer é apenas mais uma simpatizante do PT que acha que vai mudar o mundo mas nunca lavou uma louça!!!!!

  • A DISSEMINAÇÃO DO ÓDIO...reinaldo azevedo, black bloc, tea party !

  • O que Boaventura diz traduz o sentimento que tive em 2010 quando ouvi pela primeira vez a então candidata Marina Silva numa palestra para a qual fui cheia de esperança...