Bob Fernandes, claro como água, sobre a “pós verdade”

Pós-verdade, escolhida “palavra do ano” pela prestigiosa Universidade de Oxford, na Inglaterra, é um conceito já não tão novo, mas absolutamente destes tempos.

Tanto como pode ser ricamente entendido em artigos como o da professora Ivana Bentes na revista Cult, pobremente pode ser compreendido naquela frase do promotor da Lava Jato: não temos provas, mas temos a convicção.

Bob Fernandes, num vídeo imperdível mostra como pós-verdade é uma verdade – e nada pós – na vida política do país, hoje dominada pelo espírito da caçada, no qual muita gente boa, mas equivocada, acha que – dependendo da “vítima” – pode ser útil ao povo e á democracia a entrega total do poder ao PJM, o partido Judiciário-Mídia.

PS. No próximo post, em comentário sobre a coluna de Laura Carvalho, na Folha, um pouco da “pós-verdade” na economia, que Bob aborda en passant.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Cogitar FHC para a presidência em 2017 seria uma pós-mentira, já que o governo dele foi uma pós-verdade.

  • Até os néscios, tapados e Forrest Gumps da vida entenderam o comentário do ótimo Bob Fernandes. Resta aguardar que os mal intencionados paus mandados dos tucano, que abusam do direito de duvidar da inteligência alheia, apareçam por aqui pra escrever aquele amontoado de bobagens de sempre.

    • Operando seus esquemas na surdina e usando o beiçudo como o ventríloquo da enganação.

    • No sítio dos Perrelas a observar o subir e descer de helicópteros
      com muita tranquilidade.

  • A verdade é que a esperança que o PT no governo fosse exemplo de gestão honrada ética foi jogada no lixo através de uma forma de governar corrupta e corruptora. Destruiu o PT e sua base a palavra ética e se inaugurou a maior rede de assalto aos cofres públicos Jamais vista na história da República para dar suporte a um esquema de perpetuação de poder por tempo indeterminado. Quebrou se o país. A conta chegou para pagar e querem débitá lá nas costas dos mais fracos. Mas essa crise tem DNA. DNA PT. PARTIDO DA TRAGÉDIA NACIONAL.

  • Coxinhas nunca serão "pós verdade", serão sempre uma mentira. Mas, pensando bem, o Aécio tem mais cara de "pós" verdade. Ou não?

  • O reparo que faço nos comentários de Bob Fernandes, é o uso de uma linguagem hermética em excesso. Só entende a mensagem do jornalista, aqueles que estão informados e possuem habilidade intelectual para fazer juízo crítico a respeito do que lê e ouve. Essas mensagens metafóricas e insinuações indiretas são difíceis de serem decodificadas pelo público em geral. Espero que o Bob, e outros jornalistas sérios falem de forma mais direta citando fatos, nomes, partidos, e personalidades públicas. Acho que Bob fica um tanto temeroso em dizer nomes como Aécio Neves, PSDB, José Serra, Sérgio Moro, FHC, Gilmar Mendes, Deltam Dallanhol, Michel Temer, Rodrigo Janot, Carmem Lúcia, Família Marinho, Cívita, Saad, Mesquita, etc.

  • Não, IVONETE. Só os coxinhas não entendem o que o Bob Fernandes quer dizer. Eles tem dificuldades com linguagem hermética, parábolas ou metáforas. Aliás, eles nem sabem a diferença entre estas 3 palavras.

Related Post