Bob Fernandes: “tarde para arrependimentos”. Assista

Bob Fernandes, ontem à noite, no Jornal da Gazeta:

Temer fica na presidência da República, decidiu o TSE nesta sexta-feira, 9. Milhões e milhões lamentam profundamente a decisão. Outros esguicham lágrimas. De crocodilo.

Há 900 e poucos dias o PSDB pediu cassação de Dilma e Temer. “Pra encher o saco do PT”, confessou há meses o autor da ação, Aécio Neves.

Presidente do TSE, Gilmar Mendes agora também confessa: a ação só andou porque ele quis. Quis porque à época os alvos eram Dilma e PT.

Hoje, mesmo diante de uma torrente de provas, o ministro Gilmar não queria mais. Porque se tornou interlocutor, senão conselheiro, do acusado: Temer.

Esse julgamento no TSE escancara como, cada vez mais, o Sistema Judiciário faz  política. Não a política cotidiana, inerente às ações humanas.

Faz política valendo-se do vácuo produzido pela avacalhação e auto-avacalhação de políticos e partidos.

O “Impeachment Tabajara”, certeira definição de Joaquim Barbosa, acelerou drasticamente essa decomposição. E o vale tudo.

O Judiciário se contaminou ao emprestar ares de legalidade formal ao processo de disputa política e ideológica. E o vírus se espalhou.

Dallagnol, um Procurador da República, reproduziu ontem posts no seu Twitter. Com desabafos contra um ministro do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes.

Gilmar Mendes, nos posts, é acusado de “comportamento ilegal”, “ética negativa” e “escândalos”.

Gilmar também desabafa. Disse: “Aparentemente” procuradores combinaram com a JBS a versão de propina nas delações.

Durante a sessão final do julgamento, nessa sexta, Gilmar atacou o vice-procurador, Nicolao Dino, e o Ministério Público:

-As instituições têm de se conter, não podem usar poderes do estado como se fossem selvagens…

E bateu ainda mais:

-Suspeito que essa mistura de delatores com o Ministério Público esteja contaminando esse ambiente de maneira negativa, fazendo uma osmose que não condiz com a realidade.

Também nesse mesmo Dia do Juízo Final, Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador na Lava Jato, foi ao Facebook e atacou.

Disse o procurador que “Cinismo é a cegueira intencional da maioria dos ministros do TSE em relação à corrupção”.

Carlos Fernando desabafou: “Cinismo é fingir que tudo está superado apenas porque o PT saiu do governo…”

Disse ainda:

-A corrupção é multipartidária e institucionalizada. Ela é a maneira pela qual se faz política no Brasil desde sempre.

As amigas e os amigos sabem o que repetimos aqui ao longo de seis anos:

-A corrupção político-partidária-empresarial é sistêmica. O DNA disso sempre esteve nos computadores e dados das empreiteiras, que não tratavam apenas do assunto Petrobras.

A óbvia escolha, opção de até há pouco, de investigar apenas uma banda do Sistema foi política e ideológica…

…Com fartíssimo vazamento cotidiano, por anos, e consequentes espetáculos e julgamentos via manchetes e Mídias.

Essa temerária opção, político-ideológica, atiçou profundos estigmas e divisões. Produziu resultados econômicos e eleitorais, com graves consequências sociais.

Desabafos e troca de chumbo, agora, são apenas… tardios. E inúteis.

Fernando Brito:

View Comments (9)

  • Será que Curitiba vai fazer o papel dos eistêites apreendendo o Temer-Noriega tupiniquim para acabar com a narcorrupção políticojurídica que tomou conta do país? O imbroglio começou lá, aumenta cada dia mais e a pressão sobre todos, os ratos e as ratazanas, vai acabar quando o golpe implodir. De Vez!

  • O Resumo da tragedia. Bob fernandes pode transcrever isso para um artigo e nominar seu titulo assim.
    Parabens, pois resumiu tudo de forma perfeita.

  • "Defesa de Dilma diz que TSE reconheceu soberania do voto", lê-se no 247. “TSE reconhece que os 54,5 milhões de votos dados a Dilma Rousseff, em 2014, são válidos, que o diploma eletivo continua preservado e que os direitos políticos continuam preservados”. e o que nos sobrou? um rato na presidência usurpada a serviço das forças casa-grande. a tal "governança de coalizão" nos legou isso que estamos assistindo, as tais nomeações MPF/STF dos governos PT nos deram um republicanismo falso-brilhante e somos nós que temos que combater no dia a dia a desgraça que se abateu sobre nós. fizeram um vice conspirador e agora dizem que não sabia da sua história de crimes (dep.Paulo Pimenta/RS no Nocaute). são eles que têm as info e têm que ter para tomar decisões. nós temos é que cuidar de nossa vida que já traz a "política do cotidiano" (Fausto Brito e Roberto Freire – o psicólogo) como ethos, o que é muito mais do que apenas votar: é trabalhar contra os fascismos que nos rondam em todos lugares, é trabalhar para um país civilizado, é ir mais além de decisões partidárias, porque ramificadas e capilarizadas e pedagógicas, além de prazenteiras. (o nível sócio-polítco de filiados do PT nas pequenas cidades é de dar dó. o processo eleitoral direto municipal é uma troca que passa longe da transparência, quicá da ética.)
    ficou alguma lição ou teremos mais "paz e amor" nessa (anti)luta de classes? vamos para o enfrentamento ou pediremos as bênçãos da casa-grande para governar? "tarde para arrependimentos". nossa paixão é maior: “não importa quantas taças de vinho proibido nós bebamos, carregaremos essa sede violenta até a eternidade”. nosso amor pela revolução nunca morrerá!

  • O que fazem as forças armadas diante deste espalhafatoso julgamento da chapa Temer/ Dilma? Vamos continuar vivendo num País onde tudo se pode e pode-se se tudo?

  • Só para lembrar:a ação derrotada ontem era contra : Dilma Russeff,a legitimidade das eleições de 2014 e a soberania popular manifesta na escolha de 54500000 eleitores.Deste seu início, esta ação estava eivada de irregularidades,sem falar na sua motivação espúria "para encher o saco...".No frigir dos ovos,o que estava em jogo na ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) era a soberania popular. Condenar Dilma Russeff,ontem,seria a perpetração de novo crime .

  • Embora tenha sido por caminhos tortuosos, fez se a justiça à Dilma Rousseff, já tão perseguida pela mídia, legislativo e judiciário. O que muitos companheiros progressistas não percebem é que a luta contra o golpe permanece acesa , já que dependendo da pressão popular e das manifestações de rua há uma possibilidade real de reverter uma injustiça histórica. Um impeachment criminoso, baseado, na falta de um crime ( real ) de responsabilidade, apelaram para uma patética "pedalada" fiscal, artifício este usado por 10 em cada 10 políticos que tinham essa prerrogativa. O próprio vampiro logo após o impeachment fez uma mega "pedalada" de 100 bi e ficou por isso mesmo. Temos que lutar com todas as forças contra esse golpe maldito, denunciar em todas instâncias, nacionais e internacionais até a vitória. Eles abriram a caixa de pandora e agora estão colhendo sua cota de malefícios. Já o "Bento Carneiro" ainda vai fritar muito antes de virar cinzas.

  • cassar Dilma seria o mais absurdo, pois por pior que tenha sido ainda foi a campanha menas corrupta de todas

  • E o Gilmar Dalanhou, pois quando chega nos tucanos, é um corte corre, Dalanhou disse que o PSDB não era foco pq estava fora do governo, qual vai ser a máscara a ser usada pelo procurador da república de Curitiba?

Related Post