Bolsa cai porque Dilma sobe. Mercado de ações está virando Ibope…

Meu amigo, minha amiga, se existir um ingênuo na face da Terra que ainda acredite que o desempenho das ações em Bolsa guarde a menor relação com o desempenho das empresas, não é possível que não tenha despertado hoje.

Depois de uma manhã tranquila, os operadores foram almoçar e, de repente, entre o prato principal e a sobremesa, o garçom veio avisar:

– Ó, tão falando que a mulher subiu nas pesquisas.

Pronto, foi o que bastou para saírem em disparada, gritando: vende, vende, vende!

Será que a Bovespa está querendo tirar o título do Ibope em matéria de manipulação de números?

Bobagem.

Até porque todo o tal “mercado” está devidamente alimentado por informações de pesquisa que nós, meros mortais, não temos.

Em alguns casos, porém, todos ficam sabendo, como publicou este blog, no domingo, chamando atenção para o fato de  Eliane Cantanhede ter escrito em sua coluna cheirosa que “depois de estancar a queda (nas pesquisas), pois, Dilma deve voltar a subir”.

O que, duas horas depois da despencada da Bolsa, foi confirmado hoje pela coluna de Ricardo Noblat, que diz que não apenas ela parou de cair como, talvez, “recupere uns pontinhos”

Claro que até quinta-feira, quando os números do Ibope vierem á tona, dá para fazer “ajustes”.

Mas está claro que a soma de dois fatores – a retomada de um discurso mais incisivo de Dilma e de Lula e a campanha de sabotagem ter ficado tão “over” que começou a despertar suspeitas – é a responsável por esta mudança de clima.

O sobe e desce da bolsa com boatos, seja porque Dilma “cai”, seja porque “Dilma sobe” é apenas um retrato da confiança do nosso mercado naqueles “fundamentos macroeconômicos”  dos quais enchem a boca para falar.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Bom, mercado é uma "entidade" que representa quem tem e não quer perder,e só quer ganhar, ou quem não tem, e não pode perder por razões óbvias? Pronto, já sabemos "quem é " o tal mercado....

  • Proponho (e desconfio que os Institutos nada confiáveis de Pesquisa não acatarão a proposta) que se teste para Chapa Presidencial 2014: Dilma Presidenta e Lula Vice. Alguém aí topa ? Só para bater o desespero no PIG, PSTF; & CATERVA. Chato, né ? pertencer a um partido assim....

    • Esta chapa deve ser guarada para o plano "B". Quando o PMDB fomar com Aécio indicando o vice do tucano. Se isso acontecer. o chumbo vai derreter incandecente nas penas da tucanalha com a chapa pura Dilma/Lula.

  • Tempos atrás, de vez em quando, passava umas horas em um escritório da minha cidade, que, outras coisas, intermediava negociações com a bovespa. Era voz corrente entre os frequentadores desse escritório que transacionavam com ações, não podiam, em hipótese alguma,

  • E a auto regulacao do mercado. De tanto comprar e vender, subir e descer, eles acabam indo parar no hospicio.

  • Se fosse verdade e não é, seria mais um motivo para votar em Dilma, uma vez que se a bolsa sobe quando cai os votos de Dilma nas pesquisas é porque os rentistas estão loucos que a turma do PSDB volte para eles voltarem a faturar alto.

  • Por mim a tal "bolsa de valores" pode cair até abaixo de zero que vou comemorar. Mas ficaria ainda mais feliz se fosse extinta, assim como os bancos centrais, a omc, o fmi e todas os demais instrumentos da ditadura do mercado.
    O banco central, na melhor das hipóteses, deveria ser apenas uma salinha nos fundos do Ministério da Fazenda, subordinado a esse, pois a política monetária deve ser exercida pelo governante eleito democraticamente em eleições diretas e não por representantes dos banqueiros que só sabem transferir montanhas de dinheiro público para os próprios bolsos através das fraudes mais vergonhosas que existem no mundo.

    • Tem toda razão. Quando elegemos nosso representante, estamos dizendo, entre outras coisas, se queremos ser subordinados ao mercado ou não. Não tenho ideia de como seria isso, na prática, mas a ideia é essa mesmo. BC não é para ditar nada, ainda mais com um copom que se treme todo diante dos donos do $.

    • Desculpe-me mas parece um pouco radical.O justo não pode pagar pelo pegador.A bolsa de valores é uma forma de uma empresa se capitalizar e crescer.O problema é que uns poucos fazem mal uso dela.Aliás, usam erradamente a expressão especulador.Existem três formas de se investir na bolsa:o investidor (que deixa a ação por muito tempo e ganha dividendos, o especulador, de médio e curto prazos, e o manipulador (que é pernicioso à Bolsa). O especulador é necessário, porque garante liquidez ao papel.

  • Tres motivos para aqueles que não gostam de corrupção votarem na DILMA: Dilma eleita teremos O MPF vigiando o tempo todo, Teremos a PF investigando diuturnamente , e a MIDIA atenta a qualquer deslize até do boy do escritorio do PT la dos cafundo do juda! Querem vigias melhores e é bom que seja assim , pois os parceiros do PT e o PT saberão que não podem errar. E o STF Prendendo e trabalhando na carceragem , mesmo sem provas, apenas com Dominio do FAto, mesmo sem ter este dominio.

    Agora se for o outro lado:

    MPF engaveta tudo, ou arquiva em pasta errada! PF não investiga nada e quando investiga já de cara inocenta os amigos (veja o caso do Helicoptero do Pó), Juizes anulam qualquer investigação que algum desavisado da PF começar (veja caso do Helicoptero do Pó), PIG esconde tudo e vai chamar grevistas de Bandidos, inflacao de 30% de boa e por fim o STF acobertando tudo!

  • A BOVESPA é uma bolsa de valores pequena, sem poder, autoridade e rigor para controlar o mercado.
    Sempre esteve sitiada por especuladores nacionais e internacionais e sua movimentação esta concentrada em poucas empresas, o que a torna facilmente manipulável.
    As Bolsas tem menos poder de regulação e fiscalização que os Bancos Centrais e quem dá liquidez as bolsas são os especuladores.
    As bolsas e bancos centrais foram os principais responsáveis pelas crises globais de 1929 e 2008.
    As bolsas não decidem sobre fatos, pois fatos já estão incorporados aos preços. As bolsas operam com apostas, impressões, sentimentos e preços futuros, por isso, a maioria dos operadores seriam mais confiantes, eficientes e seguros se tivessem estudado em Hogwarts, na Escócia e praticado Quadribol.
    Bolsas vendem o paraíso do crescimento sustentado e dos lucros crescentes com ajuda de contadores criativos, embora nem Papai Noel e muito menos Deus prometam tamanha sandice, pelo contrário, Papai Noel exige disciplina e Deus afirma que "no mundo tereis aflições, mas tendes bom animo".
    Assim, se a bolsa cair e tiver liquidez, compre na baixa, faça preço médio e ore sem cessar. Caso contrário venda tudo, assuma o prejuízo e tenha bom animo, porque vai precisar.
    Enfim, a credibilidade da Direita, das Bolsas, do Mercado, do Glogolpe e do DataFalha é a mesma: Nenhuma.
    Demita os candidatos da Grobo e o deus mercado antes que eles demitam você.

Related Post