Dentro de uma unidade militar – o Esquadrão Logístico da Força Aérea Brasileira, em Boa Vista, Roraima – Jair Bolsonaro rasgou todas a as diáfanas fantasias e assumiu, publicamente, a convocação do ato dos alucinados marcado para o dia 15.
Confesso que acreditei que, por falta de força política – a direita está dividida – o presidente fosse desmobilizar a aventura.
Porque é uma aventura, tanto pela desmobilização quanto pelo grau de agressividade que uma manifestação contra o Congresso e o Judiciário -não adianta que Bolsonaro o negue – tem nesta hora.
O ex-capitão não economizou nas imagens para dizer que está sendo vítima de ataques e de traições.
“Não é fácil. Já levei facada no pescoço dentro do meu gabinete, por pessoas que não pensam no Brasil, pensam neles apenas.”
Não disse de quem e nem se isso o fez militarizar todo o seu gabinete palaciano.
Será que a proximidade de um desastre econômico está deixando Bolsonaro com a agressividade de um fera acuada, que quer empurrar sobre outros a culpa do que está por vir?
Algo está ocorrendo que ainda não somos capazes de perceber plenamente nesta ofensiva autoritária do presidente.
É de se esperar que o alto oficialato das Forças Armadas não se alinhe a uma tentativa de golpe miliciano nem à decrepitude agressiva do general Augusto Heleno e, neste sentido, vale a pena ler o post-manifesto do general Santos Cruz, semana passada, no Facebook.
Janio Quadros e Fernando Collor apelaram às “forças ocultas” e ao “não me deixem só”. Não funcionou.
Bolsonaro, porém, é muito mais perigoso.
View Comments (14)
Boa Vista e perto da Venezuela.
Sem dúvida e não descarte a possibilidade deste boçal nos enfiar num conflito com a Venezuela.
Brasil não tem a menor condição de entrar num conflito com a Venezuela. E os coxas são covardes. São machões só quando é a vida ou a liberdade dos OUTROS em jogo.
"Será que a proximidade de um desastre econômico está deixando Bolsonaro com a agressividade de um fera acuada, ..."
É isto. E, se vai tão longe, e vai mais, se deve à covardia das "instituições estão fortalecidas" do tofolli.
Bateu desespero com o resultado e as perspectivas da economia.
Bolsonaro prepara terreno para a instituição de um regime de força, ao mesmo tempo em que vai ao encontro de Trump (depois de ter ordenado a retirada dos diplomatas venezuelanos) para tratar da invasão da Venezuela.
Pois é, como comentei em uma postagem anterior, essa é a consequência de combater banditismo com conciliação. Todos conciliaram: Alcalumbre, Maia, até Lula, que disse que não se tira um presidente porque não se gosta dele. Agora que conciliaram, o que ganharam? Conciliação é entendida como sinal de fraqueza pelos bandidos. Quanto mais se concilia, mais atrevidos os bandidos ficam.
Se em 1938, quando Hitler invadiu a Áustria, franceses e ingleses tivessem enviado tropas em auxilio aos austríacos não teria havido a invasão da Polônia e a segunda guerra mundial.
Se não houver pedido de impeachment na segunda-feira, esquece .... Ele venceu!
Recomendo a leitura: https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/diversos/quem.pdf
Estamos a beira de um golpe militar para dar continuidade ao golpe jurídico de 2016.
Em El Salvador, o presidente, que se utiliza da mesma retórica de Bolsonaro (assim como Ivan Duque, Guaidó, entre outros), também chamou suas forças pra invadirem o Congresso e aprovarem suas medidas. O que aconteceu: Atacaram o Congresso, inclusive com o Exército e forçaram a aprovar suas medidas. O que ocorreu lá, pode muito bem ocorrer aqui: Nossas elites há anos abandonaram o republicanismo e já adotam posições fascistas em público. Eles pouco se lixam pra democracia, direitos humanos e respeito as instituições.
A valentia do Bozo é diretamente proporcional à covardia dos membros e dirigentes das nossas instituições democráticas.
As instituições democráticas estão em mãos de covardes e incompetentes.
Brito,
Percebe-se claramente que a ditadura está avançando. Enquanto as autoridades dos Poderes Judiciário e Legislativo ficarem somente no campo da retórica, nada vai adiantar. Bolsonaro não fala à toa, e infelizmente nesse quesito ele tem apoio da maioria do povo brasileiro, e ele sabe disso.
Impressionante, como os blogs de esquerda propagam o movimento do dia 15 do Bostanaro, e não se preocupam em fazer chamamentos para o dia 8-15 e 18 que é preciso para o pessoal irem para a avenida.