Um dos apresentadores da Globonews, Otávio Guedes, vem batendo num ponto que é decisivo para que se entende o quanto têm a ver a explosão de casos do coronavírus e a explosão da crise política, com as sucessivas demissões de Luiz Mandetta, de Sérgio Moro e o impasse sobre a nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal.
Ele lembra que os números de hoje sobre a epidemia se referem às contaminações ocorridas, em geral, há 14 dias, quando recém se iniciava o torvelinho de loucura no governo da República.
Nos dias 9 e 10 de abril, em completo desrespeito não apenas à proibição de aglomerações públicas como às mais básicas precauções de segurança, Jair Bolsonaro fez passeios em Brasília, reunindo simpatizantes, indo a uma farmácia e a uma padaria.
Foi a senha para que a quarentena, que caminhava com progresso no Rio de Janeiro, em São Paulo e onde mais havia sido decretada por governadores e prefeitos começasse a desandar.
Aquela semana inteira foi dedicada a “detonar” o Ministro da Saúde, paralisando o ministério pela mudança e pela indicação de um ministro que, dando voltas e mais voltas, até agora não foi capaz sequer de pronunciar a simples frase “fique em casa”.
Na semana seguinte, foi a vez de esticar a corda com Sérgio Moro. E novamente tirar a atenção da sociedade, que deveria estar voltada para o imenso crescimento do número de casos, para assuntos políticos, sem que em nenhum momento deixasse de culpar os governadores e prefeitos pelos efeitos econômicos, drásticos no mundo inteiro.
O que vem pela frente é assustador: a maior cidade do país multiplicou por cinco, nos últimos dias, o número de notificações de infecção pelo coronavírus quase quintuplicou e chega agora a 3.400 por dia.
Bolsonaro e os militares que lhe servem de interessadas babás de menino malvado têm direta responsabilidade nesta explosão de doença e morte.
Este presidente desatroso, embora não logo, passará. Mas o Exército brasileiro ficará eternamente com a mancha de ter servido de cúmplice a um genocídio, porque lhes teria bastado, sem golpe ou violência, apenas comunicar a Bolsonaro que não apoiariam um política de subversão das ordens de quarentena e que se pronunciariam em favor do isolamento social e pela mobilização de suas disciplinadas (ainda) tropas para ajudar na logística, na desinfecção e no transporte de meios para a área de Saúde.
Ninguém quer tornar vermelha nossa bandeira, mas acabaram por manchar com sangue o verde-oliva de suas fardas.
View Comments (47)
Bolsonaro é cria deles. Livraram sua cara na expulsão. Estiveram com ele na campanha. Estão com ele no governo. Não espere nada dessa turma. Contam mortos como baixas previstas em batalha.
Bolsonaro e eles próprios são cria de alguma coisa que pode ser tudo, menos brasileira.
Estes vagabundos fardados estiveram por trás da desgraça do país desde 2013.
Foram infiltrados desta turma de bandidos que começaram a insuflar protestos para desestabilizar o governo da Dilma em associação com a globo, mpf e o FDP moro.
A participação da globo está comprovada pela mudança de 180 graus na opinião do seu "colonista" arnaldo jabour de um dia para o outro em relaçao aos protestos de 2013.
Não dava para impichar uma presidenta com 73% de aprovação que é o que ela tinha antes daquela farsa dos R$ 0,20.
Antes, era preciso destroçar o país. Foi o que fizeram usando o psdb.
O psdb é um partido de traidores e ladrões que acreditou que tirando o PT herdaria o governo.
Hoje está muito mais fodido do que o PT.
Obs. alguns nomes e siglas estão em minúsculo porque merecem.
Não se iluda!! O PSDB tentou passar a sua agenda de privatização total. Não conseguiu enquanto estava no poder federal. Agora, eles estão como pintos no lixo. O bozo/militares/maçons estão cumprindo a sua agenda de cabo a rabo com muita velocidade. Vc não vê um tucano reclamando deste governo. E foram os tucanos que elegeram o bozo. Qualquer movimento deles é político com a intenção de parecer que é contra o bozo. Enquanto isto, a própria esquerda zé mané ou festiva os convidam para participar de uma frente pela democracia. Meia dúzia de políticos tucanos compareceram. Enquanto a maior parte é bozo desde pequenininho.
Portanto, os tucanos não estão fodidos. Eles estão e continuam ricos!! Ter poder, mas não ter muito dinheiro não interessa a eles. Eles deixaram a extrema-direita fazer o trabalho sujo.
Nossos militares rasgaram de vês a fantasia de defensores da nação e do seu povo, nesta conta incluo a maioria das PMs estaduais. Eles só pensam do próprio umbigo pra dentro. Patriotismo o cara... .
Concordo. Mas também temos que entender os nossos erros. Compreender como isto aconteceu. Não foi de uma hora para outra. Isto foi fruto da falta de capacidade de muitas de nossas lideranças. Quem aconselhou a Lula e Dilma de colocarem no STF este bando de ... E na PGR? Investiram tanto nas FFAA, mas não foram nela para mostrar como foram muitos melhores do que os governos anteriores.
Muitas vezes também não compreendemos os problemas das policias estaduais, permitindo que alguns aproveitadores criem o nós contra eles. Mas, sem dúvida, a escolha do STF foi a grande facada no coração da democracia. Não punimos os ditadores exemplarmente. Os seus filhos se sentiram a vontade. Taí o resultado.
Em primeiro lugar , o tempo de governança foi curto, treze anos em 500 anos de uma história marcada pela opressão . A construção de uma sociedade mais justa e o início do fim de uma eterna sabujice as metrópoles coloniais, foram os motivos determinantes para a imposição de um golpe elaborado a partir de Washington, cujo objetivo final ainda não foi concluído, ou seja, nosso esfacelamento enquanto país único, de tamanho e potencia continentais. Nós brasileiros não fomos ensinados a pensar, a médio e a longo prazo. A única pessoa em posto de comando a frete de um país , que pensou estrategicamente, a médio e a longo prazo, foi Hugo Chávez, da Venezuela. Não fosse o cerco estadunidense e o embargo comercial criminoso feito pelos Estados Unidos e teríamos na América do Sul um país capaz de influenciar seus vizinhos, para melhor. Jair Bolsonaro representa a possibilidade de uma ruptura total do Brasil. Nossos militares, sempre comprometidos em uma relação que beira a promiscuidade com os Estados Unidos, não percebem a gravidade da situação atual. Semelhante ao impeachment de 2016, as forças para nossa destruição, como país e único povo, partem tanto de Washington, quanto daqui , sendo os mesmos atores que atuaram à frente naquela oportunidade, o sistema financeiro, o empresariado e o setor do agronegócio.
Concordo com vc. Mas acredito que reconhecer os nossos erros é muito importante para não repeti-los. Não estou falando de nenhuma Mea Culpa. Apenas estou apontando uma falha gravíssima na condução dos poderes outorgados pela Constituição a um presidente. E a nomeação do STF foi fundamental para ferrar tudo. E somado ao PGR, ficou fácil demais para a direita tucana arquitetar o golpe. E quando falarmos em influência americana, estamos falando dos tucanos.
A FARDA DOS VERDE-OLIVA ESTÁ ---HISTÓRICAMENTE---MANCHADA COM O SANGUE DE BRASILEIROS .
NÃO HÁ O QUE SE ESPERAR DE DECENTE E PATRIÓTICO DUMA ORGANIZAÇÃO MOLDADA E TREINADA PELO TIO SAM PARA SERVIR A SEUS INTERESSES.
A FARDA DOS VERDE-OLIVA ESTÁ ---HISTÓRICAMENTE---MANCHADA COM O SANGUE DE BRASILEIROS .
NÃO HÁ O QUE SE ESPERAR DE DECENTE E PATRIÓTICO DUMA ORGANIZAÇÃO MOLDADA E TREINADA PELO TIO SAM PARA SERVIR A SEUS INTERESSES.
Parabéns Brito, responsabilizando os reais responsaveis por esse crime que poderíamos chamar de traição à nação, é peço licença para reproduzir seu final. :"Ninguém quer tornar vermelha nossa bandeira, mas acabaram por manchar com sangue o verde-oliva de suas fardas."
Brito, me desculpe, mas achar que esses militares teriam um comportamento diferente desse, é muita bondade sua, para não dizer ingenuidade. Esse vilas boas foi indicado por Lula, agiu como agiu, e foi quem deu e dá apoio ao bozo. Cito ele, mas tem muitos outros. Então de onde menos se espera, é de onde não sai nada de bom mesmo.
Esse BANDO DE DESOCUPADOS,COM ALTOS SALÁRIOS DO TESOURO,SOMENTE SABEM,É FAZER "ORDEM UNIDA".Fora disso,se prestam para apoiar um sujeito,que deve ter comido "MERDA"quando criança.
"Ninguém quer tornar vermelha nossa bandeira, mas acabaram por manchar com sangue o verde-oliva de suas fardas."
A mais pura das VERDADES.
Infelizmente pra todos os brasileiros.
Vergonha para as Forças Armadas.
Esta cumplicidade dos Gorilas Verdes-Oliva Assassinos com o Louco Genocida Assassino é o resultado da vingança resultante do revanchismo e do ódio que não ficou resolvido desde 1985 quando o povo os escorraçou sumariamente do poder como cães sarnentos.
Enquanto isso, no Paraguai apenas 9 mortos após um isolamento severo a partir de 10 de março. Previsãodo fim do isolamento para 4 de maio. Não creio que reabram as fronteiras. Nessa o Ronaldinho se deu bem. Não correu riscos.
Prezado Fernando Brito,
Prezados e Prezadas leitores do Tijolaço,
Sabemos, aqui em Minas, que os assuntos relacionados às nossas Minas Gerais não geram interesse do restante do país em qualquer pauta de debates, e não tem sido diferente na pandemia do coronavírus.
Faço um apelo para um olhar do Tijolaço e de outros veículos de mídia para a situação de Minas Gerais.
Numa rápida comparação com o tamanho da população temos em todo o Estado do Amazonas cerca de 3,8 milhões de habitantes.
Apenas na região metropolitana de Belo Horizonte (30 municípios) são 6 milhões de habitantes.
Os infectados/contaminados no Amazonas são 5.254 e as mortes alcançam 425 óbitos.
Os mesmos números de todo o Estado de Minas são 1.827 contaminados e 82 óbitos.
SÃO NÚMEROS ESCANDALOSAMENTE SUBNOTIFICADOS, FALSOS MESMOS, SOB QUALQUER PONTO DE VISTA, SOB QUALQUER LÓGICA BASEADA NAS EVIDÊNCIAS E NA CIÊNCIA.
O povo mineiro está sendo enganado, vilipendiado, por um desgoverno sem rumo e destrambelhado a tal ponto que chegou a declarar que o "vírus precisava passear um pouco pelo Estado para que a autoimunização ocorresse mais rápida e a economia voltasse ao normal".
INSISTIMOS, OS NÚMEROS DE MINAS GERAIS SÃO MAIS FALSOS QUE NOTA DE TRÊS REAIS.
E os veículos de mídia corporativa em Minas sempre foram governistas e submissos aos interesses de qualquer governante, não nos oferecendo nenhuma alternativa de informação - e numa pandemia a informação e orientação da população, de forma exaustiva até, são fundamentais para se evitar que essa catástrofe seja ainda mais devastadora.
Um apelo, Fernando Brito, dê uma olhada por Minas, abra um espaço para debater esses FALSOS NÚMEROS DE MINAS GERAIS.
Não é apenas em MG a subnotificação. É em todo país. Não há controle da quantidade de mortos. Mas MG fez a escolha pelo PSDB e depois pelo PSL. Governos de cupins. Agiram MG vive de desastres e pandemias. Tris psra um estado que admiro e é um marco na História. Colhemos o que plantamos.