Bolsonaro está errado. Mas se for na “roça”, Alckmin, pode?

Todos “caíram de pau” na cena de Jair Bolsonaro “ensinar” a uma pequena menina, de colo ainda, a fazer o gesto de quem aponta uma arma de fogo.

Com razão.

Nem para alguns dos desavisados que acham que possuir uma arma é a solução para a segurança e o apóiam a coisa caiu bem.

Foi um daqueles atos que se praticam porque “é mais forte que a gente” e brotam da própria natureza do sujeito que a pratica.

Mas é bom não esquecer que, de olho nos alucinados que migraram do voto tucano para o voto “com cano”, o senhor Geraldo Alckmin também defendeu  facilitar o porte de armas para quem vive no campo.

“Porte de armas pode ter. Na área rural até deve ser facilitado”, disse.

Reparem, não é posse, doméstica ou profissional, de uma arma, o que já é um perigo, mas é e nunca deixou de ser legal.

A posse é permitida, desde que haja registro, com a comprovação de residência, ausência de antecedentes criminais e da aptidão psicologica e de manuseio. A posse “autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa”, pela Lei 10.826.

E ter 25 anos, ao menos, além de autodeclarar o motivo de querer tê-la. O cidadão, pasme, pode ter legalmente em casa até seis (!!!) armas de fogo.

Portar, que é o que Bolsonaro defende indiscriminadamente e Geraldo Alckmin sugere para a “área rural” – quem sabe igual ao “Velho Oeste”, deixando a arma na entrada da cidade – é outra coisa diferente. É andar armado em locais públicos, com a arma embalada e pronta para uso.

Por exemplo, quem sabe, numa “fechada” de automóvel, numa discussão com o vizinho, por causa de umas vacas fujonas ou uma cerca rompida. Ou atirar no garoto que foi roubar umas goiabas, Ou, quem sabe, sob os eflúvios da “marvada pinga”…

Porque, mesmo para a sempre alegada defesa da propriedade, até mesmo contra ladrões que invadem um sítio,  se você está nela, o efeito da posse e do porte é o  mesmo.

Em ambos os casos terá de ser provada a necessidade do uso e a proporcionalidade  que caracterize a legítima defesa.

O porte de arma é permitido desde que quem queira se habilitar a ele demonstre “a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física”.

Do contrário, seria o armamento “amplo, geral e irrestrito”, porque qualquer um poderia pedir e obter autorização para andar armado e fazer, deus nos proteja, uso da arma segundo seus próprios critérios e humores.

Num país onde se mata, em um ano, mais do que morreram norte-americanos no Vietnã em dez, fazer demagogia com armas, como faz Bolsonaro, é desqualificante para qualquer um, inclusive Alckmin.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • E o "picolé de chuchu" Geraldo Alckmin embarca no "caveirão eleitoral" de Bolsonaro.

    Na essência é tudo igual, basta lembrar que S. Paulo, a muito governado por Alckmin, tem a Polícia que mais mata do Brasil, um verdadeiro oásis fúnebre, o consentido "auto de resistência".
    #LicençaPraMatarPobre

  • Quando falamos em armas para todos nos referimos ao povo em geral, ou apenas aos maçons, classe média alta, que já tem o apoio das armas do exército, das policias e por ai afora.
    Se a UDR irá se armar mais, por que não armar o MST??
    Se a Febraban irá ter mais armas, por que os sindicatos dos bancários não pode?
    Se assassinaram 70 ruralistas o ano passado e nenhum latifundiário, os ruralistas também tem direito a arma.
    LulaLivre

    • Pois é, esse papo. de "liberar" as armas é só papo. Bolsonazi é a favor de armar jagunços, seguranças e grupos fascistas. Alckmin também. Quando o ladrão de merenda fala em "região rural", ele NUNCA está se referindo a pequenos agricultores ou trabalhadores rurais sem terra.
      Essa questão das armas precisa ser repensada pela esquerda. É de Lênin a frase "nossa única garantia de democracia é um fuzil no ombro de cada trabalhador".

      • Verdade. Se é para virar um faroeste, então que seja liberado para todos (tendo em vista que os jagunços ruralistas já estão armados há anos e a turma do tráfico também). Esse pessoal não vai sossegar até criar uma guerra civil.

    • É exatamente isso. O Bolsonaro prega a Luta de classes. É claro que arma em um suposto governo dele não vai ser liberada para a senzala.

    • Bozossauro só quer o apoio dos ruralistas. O termo correto, no seu comentário, seria "agricultura familiar" ou pequenos agricultores. São os que plantam alimentos. Os latifúndios plantam soja. E quem come soja, no dia a dia? Mas tens razão num ponto: ruralista quer arma para matar gente do MST. Mas nem precisa de lei para isso, pois eles já provaram que andam armados.

      • Plantam alimentos para eles, ou seja agricultura familiar para seu próprio sustento. Precisamos de produção em alto escala só quem pode fazer são os grandes produtores desse país.

    • É exatamente isso. O Bolsonaro prega a Luta de classes. É claro que arma em um suposto governo dele não vai ser liberada para a senzala.

    • Um negro, ao ser parado pela polícia, será levado a sério quando disser que a arma é própria?
      Uma mulher que atire para se defender terá sua alegação de legítima defesa considerada pelo juiz?
      Claro que não, como lembraram os colegas, a sociedade de classes continua a mesma.

  • A relação de Boçal Nato com as armas é algo fálico, só pode ser - o cara só pensa "naquilo" o tempo todo!

  • "Para que possamos defender nossas famílias", é o mantra da classe reacimédia. Apenas mais uma idiotice largamente difundida neste país idiotizado.
    A cada dia que passa, a cada manifestação estúpida que presencio, mais diminui minha esperança de que algo possa acontecer para nos livrar do abismo.

  • Ele só fez demonstrar a sua natureza de escorpião, pois dela não tem como escapar.

  • A relação de Boçal Nato com as armas é algo fálico, só pode ser - o cara só pensa "naquilo" o tempo todo!

    • Deve ser por deficiência em muitas outras partes do corpo. Tipo cérebro e ....

  • Vou até acrescentar um KID a meu nome para impressionar o inimigo!

  • GOLPISTAS ESTÃO EM PÂNICO... PENSAM QUE VÃO À ALGUM LUGAR ELEITORAL, MAS A PRAIA DA DEMOCRACIA É AMPLA E AGUARDA ANSIOSA, OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO, OS CORPOS DAS CANDIDATURAS DOS TRAIDORES QUE ROUBARAM OS DIREITOS SOCIAIS E TRABALHAISTAS DOS BRASILEIROS! XÓLA KOXINHA!

  • Se liberar arma de fogo para o Estado de São Paulo. Tipo liberou geral. Vai ser preciso primeiro extinguir a Polícia Militar se não vai haver guerra. O PCC agradece!!!

  • Voto tucano para voto com cano confundem-se hehehe. O chuchu deve estar se referindo às terras sem lei que já existem aos quatro cantos desse país. Vejam o Pará, o Mato Grosso, o interior de Minas, ou do Goiás, ou do Paraná. Nem precisa falar em São Paulo ou Rio de Janeiro. Fazendeiros e seus jagunços especialmente armados e especializados em grilagem de terras contra sem terras, índios e quilombolas.

Related Post