Bolsonaro não é uma piada. É uma tragédia que a mídia ressuscitou

A entrevista de Jair Bolsonaro à Folha, hoje, mostra mais que um sujeito medíocre, violento, intolerante e autoritário.

Mostra que a grande máquina de construir comportamentos sociais, a mídia, construiu uma base social para que um energúmeno como ele seja uma das únicas representações  do  reacionarismo ganhe força eleitoral.

A outra, João Dória, tem muito de fogo de palha, embora se esforce para manter um discurso de ódio e confrontações e completa inaptidão para sustentar qualquer projeto que passe do ridículo de administrar com doações empresariais.

Bolsonaro, ao contrário, tem um projeto com raízes na memória que chama a ordem como indutor do bem-estar.

Das trevas do ódio, sabe-se, acabam surgindo monstros. Mais ainda quando a “democracia” ganha ares de regime da crise, do empobrecimento e da abolição de um projeto nacional de desenvolvimento.

É assim desde antes da famosa cervejaria da Baviera.

Foi aqui, quando da redemocratização nasceu a desastrosa era Sarney e sua consequência, o fenômeno Collor.

Bolsonaro ainda não tem – possivelmente não terá – a mesma expressão eleitoral, mas fica claro a cada dia que ela cresce e vai se impondo sobre a direita política convencional, que não percebeu que sua adesão ao golpismo entregou-a à mesma sanha raivosa e moralista com que, na falta de argumentos econômicos, virou sua arma contra a direita.

Ele vai se tornando, crescentemente, um problema para o sistema, não porque “divida” seu eleitorado, que afinal migraria para seu candidato num segundo turno.

Mas porque ameaça tirar dela o direito de fazer este segundo turno, a não ser que se atire definitivamente ao segundo golpe que seria o impedimento da candidatura Lula.

Sobre o show de horrores da entrevista, na íntegra aqui, basta um pequeno trecho. E não ache que isso seja uma impossibilidade: afinal, boa parte disso já foi ensaiado (e aplaudido) em Curitiba:

O senhor diz que não defende tortura, mas acusa de vitimização quem a condena.
Quando disse “isso que dá torturar e não matar”, foi uma resposta para os vagabundos aqui que estavam se vitimizando que foram torturados pelos militares. Ninguém é favorável à tortura.
E a métodos de violência para obter informação?
Tem de ter métodos enérgicos. Eu proponho, o Congresso aprova. Ninguém é candidato para ser ditador.
O que é método enérgico?
Tratar o elemento com a devida energia.
Bater?
Qual o limite entre bater e tratar com energia? Não tem limite, pô. O cara senta ali, faz a pergunta, ele responde. Se não responde, bota na solitária. Fica uma semana, duas semanas, três meses, quatro meses… Problema dele.
Com comida?
Dá comidinha para ele, dá. Dá um negocinho para ele tomar lá, um pãozinho, uma água gelada, um brochante na Coca-Cola, tá tranquilo.
O que é brochante?
Calmante, um “boa-noite, Cinderela”.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Ele é o produto dá mídia que sempre apoiou a tortura, na TV esta repleta de apresentadores tipo Datena, e pastores moralista,. Aqueles que nao questionam esses tipos acabam aceitando essa hipocrisia, em que ao colocar as culpas nos outros você renega as suas, assim como faz a mídia no Brasil

  • Esse canalha do bostanaro é a soma da ignorância com a imbecilidade. FORA TEMER e seus ladrões canalhas!

  • Isso aí é o , por enquanto, é o que a direita vendida, entreguista, golpista e bandida tem de melhor ,no momento, para ficar enchendo linguiça e continuar entretendo aqueles que ainda lhes dão ouvidos. Acredito, que se surgir outra coisa menos degradante, menos estúpida e um pouco humana, que agrade mais as máfias da politica brasileira, ele será imediatamente jogado ao lixo da política e do esquecimento.

  • EU GOSTARIA DE OUVIR ALGUÉM DO PSC, PARTIDO DESSE "PROJETO DE DELEGADO FLEURY" QUE, ENGANOU SEUS APOIADORES, COM A SIGLA DE PARTIDO SOCIAL CRISTÃO. O PARTIDO QUE TEM EM SEUS QUADROS UM TAL BOLSONARO COMO INTEGRANTE E UM TAL PASTOR EVERALDO COMO PRESIDENTE, NÃO PRECISA DE APRESENTAÇÃO. SÓ OS TROUXAS QUE FORAM ENGANADOS É QUE DEVERIAM SE MANIFESTAR AQUI. BOLSONARO NÃO É NADA DISSO QUE PARECE SER. ELE VIU QUE EXISTEM ELEITORES IGNORANTES E CRIOU UM TIPO QUE AGORA ESTÁ DANDO CERTO. ESSE DISCURSO DESSE PROJETO DE GENTE SÓ ENCONTRA ECO PORQUE NÃO TEM QUALQUER PROPOSTA PARA O BRASIL ENQUANTO NAÇÃO. REVOGAR ESTATUTO DO DESARMAMENTO, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, EXTERMINAR O MST E OUTRAS SANDICES, SÃO O PROJETO DE GOVERNO DESSA FARSA CHAMADA BOLSONARO. BOLSONARO É UMA FARSA, ASSIM COMO AÉCIO, SERRA, FHC, ALUYSIO 500 MIL, ALKYMIM, TERMER, ELISEU QUADRILHA, GEDELL E ASSEMELHADOS. E O PIOR É QUE SÃO QUADRILHA DESORGANIZADA.

  • Ele e vagabundo.tem foto dele dormindo na camara.n tem poder nem pra convencer a pp bancada.n e atoa q em 25 anos de camara so teve 1projeto aprovado.s n e mais vagabundo q seus eleitores q n pensam por apoia lo.

    • eu fico impressionado com a hipocrisia desses eleitores. criticam os deputados mas aplaudem esse deputado. triste país que caminha rumo a falência.

      • O problema é que os coxo-fascistas estão sem opção... e no desespero apelam para qualquer porcaria... principalmente se o PIG começar a levantar a bola desse bosta. Alias os paneleiros se agarram a qualquer merda mesmo.

  • Nao há ser mais abjeto e covarde que torturador, principalmente quando usa o aparelhamento do estado para dar vazão as suas taras, incluindo os que apóiam, e os que consentem com tal monstruosidade como foi o caso do STF

  • Já se observa há muito tempo o papel da mídia corrupta no incensamento desses personagens aloprados e caracterizados de Capitão do Mato. A deplorável gLobo fez seu nefasto papel na ditadura empresarial-midiática em que os militares do Mal colocaram a mão para fazer o perverso serviço, juntamente com a Vesga, a Éporca, a Falha etc. Posteriormente, pedem perdão, e que ninguém acredita. Por isso, voltam agora de forma pior e mais , enchendo as cabeças ôcas de mentiras. Antes de atacarmos o candidato sozinho, implodamos a mídia corrupta, pois é ela que invade nossas Casas, Famílias e Direitos. Fora todos, fora MT.

  • Bolsonaro. Fórmula específica de ser: 171+666. Ou seja, uma besta quadrada.

  • Bolsomonstro vai fagocitar o almofadinha tucano João Dória ou qualquer outra nulidade q o PSDB lance candidato em 2018. Esse é o ponto bom. O ruim, é q com isso ele pode encostar na "fadinha da floresta" e corre o risco de ir pro segundo turno, com LULA.

  • Folha de Sum Paulo: um jornal a serviço dos reacionários,
    num dia demite Boulos e no outro dá espaço ao bostonaro! Notem que há uma coerência, de certa forma.
    Agora a existência de um babaca desses não é um problema, quando ele reúne uns 10% de babacas em um grupo de 200 milhões passa a ser algo muito preocupante, mas aí dão espaço midiático para ele reverberar sua babaquice, pronto, fez-se o estrago!
    Esta mídia+elite podre está brincando com fogo...

Related Post