Bolsonaro põe Weintraub para dançar na chuva

Agora cedo, como você lê acima, Jair Bolsonaro publicou uma “retificação” do decreto de exoneração de Abraham Weintraub do cargo de Ministro da Educação, dando como data o dia 19 e não mais 20 de junho, como no texto anterior.

A esta altura, sem que tivesse havido a nomeação de alguém para seu lugar, isso significa apenas que todos os atos praticados por ele com as prerrogativas de Ministro são inválidos.

O principal deles, claro, o uso do passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos sem requisição de visto de “turista”, o que está proibido emitir-se por aquele país em razão da pandemia.

A “antecipação” da demissão de Weintraub o sujeita à aplicação do item “d” da Seção 3 da Proclamação Presidencial 9986, assinada por Donald Trump em 24 de maio:

(d) Um estrangeiro que contornar a aplicação desta proclamação por meio de fraude, deturpação intencional de um fato relevante ou entrada ilegal deve ser uma prioridade para remoção pelo Departamento de Segurança Interna.

“Remoção” é um eufemismo para “expulsão” e não é impossível que Weintraub seja gentilmente conduzido a um aeroporto, logo, logo.

Mas há mais: a revogação da portaria de Weintraub, cancelando o programa de cotas raciais nos programas de pós-graduação e as notícias vazadas por Paulo Guedes de que não se esforçará para manter a indicação do ex-ministro ao cargo de diretor do Banco Mundial.

A impressão que se tem é que o nosso tragicômico ex-ministro vai dançar na chuva, desta vez sem guarda-chuva.

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • O canastrão podia, agora, refilmar "O mágico de Oz" com Regina Duarte, já que os dois foram postos ao relento para dançar na chuva, sem cinemateca e (quase certo) sem banco . A fascistona deslumbrada, e com algum talento, faria sua inversa, a Dorothy Over the Rainbow, e o fascistão analfabeto não precisaria fazer esforço algum como o "mágico" manipulador, charlatão e cagão.

    • Ele pode fazer três personagens:
      O espantalho sem cérebro, imbecil, ignorante, idiota ? https://youtu.be/d6i934lhZIQ
      O homem de lata, enferrujado, travado, parado no tempo, sem coração, um psicolata, sem empatia, um psicopata ? https://youtu.be/9To0g6w2KQM
      O leão covarde, cagão, fujão ? https://youtu.be/uHG76bqfzME
      Ele é um resumo caricato do comportamento e da "ideologia" do bolso-reacionarismo. Ela podia ser juntar a ele e percorrerem a pavimentada de amarelo CBF, até acharem o castelo de esmeraldas verde-oliva, para encontrar o mago rasputin, manipulador e charlatão de toda essa gente, lá num remoto subúrbio da Virginia.

  • Estou cansada de sentir vergonha alheia. Quando penso que parou, ainda estamos descendo mais e mais... Assim, me parece, que só resolvo isto montando um mundo paralelo tbm, ou seja, criar uma distopia dentro de outra. Tô ferrada....

    • O Poço é muito mais Profundo do que se imagina. Certamente sem limite.

  • Estou cansada de sentir vergonha alheia. Quando penso que parou, ainda estamos descendo mais e mais... Assim, me parece, que só resolvo isto montando um mundo paralelo tbm, ou seja, criar uma distopia dentro de outra. Tô ferrada....

  • Seria interessante vê-lo naqueles campos de concentração que o trump enfia os imigrantes ilegais.

  • Esse Sr. Weintrouble é a cara do governo BOLSONORO. Troglodita, estúpido, falastrão, imprestável em qualquer ramo de atividade humana, exceto um, a atividade de promover a destruição. Ele foi colocado no cargo de ministro para isso mesmo: DESTRUIR a educação. Que destrua o tal banco mundial ou que antes seja destruído pelos gentis agentes da emigração norte americana.

  • Isso sim é que é um "Bom Dia!"
    Ver o ex-ministro da vergonha alheia, sendo escorraçado dos EUA.

  • Vai dançar na chuva, sim. Não desprovido do apetrecho, mas com o cabo do guarda-chuva massageando as hemorroidas...

  • Estou em dúvida: se o decreto estava errado, a culpa não é de weintraub, portanto, ele não fraudou a entrada nem entrou ilegalmente nos estados unidos. Ou não?

  • Bem feito. Acho incrível uma pessoa como essa, eoutros mais, ser nomeada para um ministério.

  • Se ela é professor licenciado, como será recebido na volta pelos colegas? Como será visto pelos alunos.

Related Post