O trensalão tucano acaba de ser alimentado com um combustível altamente inflamável. A Justiça decidiu quebrar o sigilo de 11 nomes ligados ao PSDB, incluindo um dos nomes da elite do tucanato paulista, Andrea Matarazzo, que já ocupou inúmeras funções executivas importantes nas administrações do estado.
A matéria é de Fausto Macedo, repórter do Estadão.
Justiça abre sigilo de 11 investigados do caso Alstom
No blog de Fausto Macedo, no Estadão.
A Justiça Federal decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal de 11 investigados do emblemático caso Alstom – investigação sobre suposto esquema de pagamento de propinas a servidores públicos e dirigentes de estatais da área de transportes públicos e energia, em São Paulo, nos anos 90.
O rastreamento de contas e evolução patrimonial alcança um período específico, de 1997 a 2000, e atende requerimento do Ministério Público Federal, datado de 19 de agosto. A ordem judicial foi dada 8 dias depois.
Em manifestação de 47 páginas e 119 tópicos, o procurador da República Rodrigo de Grandis cita relatório da Polícia Federal e o indiciamento dos 11 alvos. “Não obstante o indiciamento das pessoas supramencionadas, mostra-se necessário prosseguimento das investigações no âmbito policial”, assinala Rodrigo de Grandis.
O procurador destaca que o inquérito apura suposta prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva e operação de câmbio não autorizada para evasão de divisas (artigo 22 da Lei 7492/86), além de lavagem de dinheiro.
Rodrigo de Grandis pediu que fossem requisitadas da Delegacia da Receita “informações de que os indiciados, bem como das pessoas jurídicas a elas vinculadas, declararam, no período relativo aos anos-calendário 1997 a 2000, manter contas bancárias no exterior, indicando, se positiva a resposta, todas as contas e instituições financeiras identificadas no período em questão”.
Além da quebra do sigilo bancário e fiscal, o procurador pediu – e a Justiça deferiu – que seja oficiado à Embaixada da França no Brasil “com o objetivo de obter informações a respeito da qualificação e do paradeiro de Pierre Chazot e de Philippe Jaffré, apontados por Romeu Pinto Junior como supostos mandantes do pagamento de propinas pelo Grupo Alstom, confirmando, se for o caso, a notícia de óbito de Philippe”.
Romeu Pinto Junior foi procurador da offshore MCA Uruguay Ltd , desde 1993. Ao delegado Milton Fornazari Junior, da PF, ele declarou em 2 de abril de 2012 que “os verdadeiros donos” da MCA eram Philippe Jaffré e Pierre Chazot. Ele disse que assinou documentos de abertura de conta da offshore no Bank Audi (Luxemburgo) e no Union Bancaire Privee (Suíça).
Pinto Junior afirmou que Pierre Chazot “lhe ordenava entregar os pacotes com dinheiro em espécie a pessoas que desconhece a identidade”.
Ao relatar o inquérito, em 22 de agosto de 2012, o delegado Fornazari destacou que Philippe Jaffré era diretor financeiro do Grupo Alstom, na França. Pessoas indicadas por Jaffré recebiam pagamentos. Os valores eram entregues por motoboys.
View Comments (29)
Como pode acontecer isso!?
Pois a tucanalhada,tida e havida como "os mais preparados",
conseguiu tirar do bom caminho até mesmo um Matarazzo!
Queremos que esta justiça seja mais rápida e que estes tucanos sejam levados a julgamento rapidamente, pois não podemos deixar acontecer o que está acontecendo com o mensalão tucano de Minas que até hoje não foi julgado.
Será que está entrando uma luz no ministerio publico (sic).
"os valores eram entregues por motoboys". Bem que a Folha avisou que essa raca de moto nao vale merda nenhuma. Que absurdo!
11, faltam pelo menos mais 34 pra fazer 45. E aí, vamos conversar?
O Estadão 'esqueceu' de citar o partido tucano neste escândalo!
Ontem, a Globo também omitiu o partido responsável pela corrupção na Assembleia Legislativa de Alagoas. O Fantástico fez reportagem longa de DEZ minutos, em nenhum momento se referiu aos tucanos!
Para corrigir esta amnésia descarada da velha mídia, aí vai a informação que faltou dar:
Os políticos corruptos apanhados nas reportagens são todos do PSDB. Isso mesmo
PSDB
PSDB
PSDB
PSDB
PSDB
huashuashuashuash ~ Segue lá no Twitter!
DE 1997 a 2000? E os outros anos? Estreitou o espaço de tempo por quê?
Qual e a novidade? Pensei que o sigilo do Matarazzo era que ele tava comendo a empregada. Po!
Trem das Onze
Demônios da Garoa
Quais, quais, quais, quais, quais, quais,
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito amor
Mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã
E além disso mulher
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar
Sou filho único
Tenho minha casa pra olhar
Bam zam zam zam zam zam
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaisgudum, tchau!
Ué, "Lucy Croft" (ó oapelido colonizado), não vai falar de ladrões do PSDB? Você, caro troll, pode até ser bem pago pelo que faz, mas tenho certeza de que lá no fundo sabe que se presta a um trabalho horroroso, que é defender bandido, e faz isso vomitando preconceito e parcialidade dia após dia após dia. Você e seus colegas devem ser clientes permanentes de terapeutas, porque deve fazer um estraaaago psicológico defender ladrão...