Começou ontem o bombeamento da segunda, menor e última parte do “volume morto”.
Só este modesto blog vinha antecipando essa informação que, hoje, também sai no Estadão, sem a dramaticidade que contém, é claro.
Aliás, é apresentado como algo que vai começar, quando, na verdade, já começou ontem, quando foram sugados pelas bombas nada menos que 1,26 bilhões de litros, do total de 78,7 bilhões que se planeja bombear dali.
Sinceramente, tenho vergonha, como profissional, que que isso possa acontecer.
Porque não houve nem sobra do que poderia ser um “furo” jornalístico.
As informações eram públicas, acessíveis a um simples clique de computador.
Enquanto isso, discute-se uma disputa pela água entre São Paulo e Rio que, simplesmente, não existe.
Porque não há e não haverá senão em um prazo mínimo de dois anos, qualquer possibilidade de transferir água do Rio Paraíba do Sul para o abastecimento da Grande São Paulo.
Pela prosaica razão de que não há adutoras, túneis e bombas para jogar água a 20 km de distância e a mais 160 metros de altura.
Não informar já é um defeito grave para quem pretenda fazer jornalismo.
Desinformar é, porém, ainda pior: é um crime profissional.
É disso que estão sendo vítimas os paulistanos.
View Comments (19)
Não vou embora, não! Vou ficar e fazer tudo para apear essa gente do poder. A tucanalha tem que acabar, seja nesta eleição ou na próxima. E junto com ela vai a mídia golpista de inhapa (gorjeta)...
Entendo que, infelizmente, para além de meras vítimas, os paulistanos são CÚMPLICES, na medida em que a informação está disponível, se não pelos meios "fáceis" da grande mídia, a quem a procura por outros meios. Certo que o bombardeio de mentiras causa danos, mas daí a jogar-se o poder nas mãos erradas vale um ato de responsabilidade também.
Estranho o Padilha com apenas 5%. Historicamente o PT sempre teve mais que 20% dos votos.
Paulistano está marcando o dia da eleição para receber seu diploma de ASNO. A menos que tenham algum ataque de consciência e votem contra esse lixo do Alckmin, que sucateou São Paulo. Hoje, é uma vergonha morar nessa cidade. Acabou com a água, com o ensino nas escolas, está acabando de sucatear as Universidades Estaduais, em particular a USP, com 3000 demissões, enterrou, ou melhor, afogou bilhões no Rio Tietê, o mais fedido e poluído rio de São Paulo, acabou com a segurança, com a Santa Casa... Socorro... será que vai dar para salvar alguma coisa?
E esse homem ainda se reelege no prim. turno!
Os Paulistas merecem mesmo....
Se for realmente verdade que Alckmin tem 55% dos votos, só posso concluir que isso se deve à sua competência.
Afinal, pela falta de planejamento, transformar os reservatórios em terra ardendo, igual a fogueira de São João, não é qualquer um que faz, é preciso muita "vontade" política.
Interessa a mídia fascista alimentar a polemica em torno da retirada de agua do rio Paraiba do Sul e a polemica entre Sao Paulo e o Rio de Janeiro. Ainda hoje, uma prima minha, que eu diria ser maria vai com as outras (assiste globo e tudo o mais) veio me contar que ouviu falar que ia faltar agua e luz no Rio de Janeiro porque Sao Paulo ia pegar agua que vem pra ca. Expliquei pra ela que isso não tinha o menor cabimento e que tudo não passava de mentiras disseminadas pela mídia. Ela fingiu que entendeu, mas tenho certeza que ela acredita mais na globo do que em mim, fazer o quê?
O jogo só começa 19/08 e termina 19/10. Ainda há esperança!
A Crise bate a sua porta, mas os paulistas parecem não se importar muito! Os imensos problemas de abastecimento d’ água em São Paulo estão levando os paulistas, empresas e condomínios, a iniciar uma correria em direção às empresas de perfuração de poços artesianos. O investimento é pesado! Um condômino chegou a investir R$ 50.000, 00 na captação de água através de poços artesianos. É preciso solicitar uma autorização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Do começo do ano até agora o ritmo tem sido frenético e o DAEE já concedeu 2500 autorizações! A reportagem da Rede Globo em São Paulo não culpa o Governo Tucano, nem a SABESP pela crise, mesmo com o custo batendo pesado no bolso do cidadão-contribuinte-eleitor! Resta saber o que fará a imensa maioria da população que não terá como arcar com esse custo. E Alckmin liderando as pesquisas DISPARADO com 55% de intensão de voto! Segundo outra pesquisa para 6% dos paulistas a administração Geraldo Alckmin(PSDB) é ótima, 34%, boa, 38%, regular, 8% ruim, e somente 11% a consideram péssima! É desnecessário citar os recentes casos de suspeita de corrupção e desvios na administração estadual com forte materialidade em provas. E se levarmos também em consideração que não vão bem áreas como saúde, educação, transporte e segurança, fica-se com a seguinte questão: o que se passa na cabeça dos paulistas? Perderam a capacidade de indignação? Veja em http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-2edicao/t/edicoes/v/aumenta-a-procura-pela-construcao-de-pocos-em-condominios-e-industrias/3532082/
Ontem citei o assunto (aqui no Rio) da falta d'água em SP com 2 pessoas e as 2 me falaram sobre "a guerra da água entre RJ e SP" ... tentei explicar que não é bem assim etc e tal mas é difícil competir com a manchete do Globo. Se eu fosse do governo federal, criaria um site que pegasse cada notícia divulgada nos jornais/tvs e apresentasse os assuntos corrigindo as distorções pigais. Do jeito que está, mesmo quem é bem intencionado acaba se perdendo nas desinformações. Seria legal algo em tempo real ou quase: por ex. no fim do JNacional as correções já estariam disponíveis na internet!!