Brasil tem maior número de casos desde início da pandemia

O Brasil registrou o maior número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Foram 115.228, 15% acima do recorde anterior, apesar da persistente subnotificação causada pela falta de aplicação de testes em massa, além de 2,4 mil mortes.

Isso, é claro, significa mais mortes daqui a alguns dias porque, com a atual taxa de letalidade da doença (2,8%) a tendência é que isso se reflita em 3.226 óbitos.

Está claro que só a vacinação, que mal começa a engatar, apesar dos ruídos criados pela falta de critérios únicos de vacinação que provoca seguidos episódios de paralisação da aplicação do imunizante por falta de doses.

Os dados do Imperial College de Londres sobre as taxas de transmissão indicam que elas vêm subindo.

As medidas restritivas, que já desapareceram, na prática, não vão deixar que as mortes diminuam com a velocidade que deveriam e isso empurra o nosso horizonte sombrio de perdas de vidas para números cara ver maiores.

Podemos chegar perto de 600 mil mortes ainda no fim de junho e passarmos a ser o país com mais mortes no mundo ainda em agosto.

Fernando Brito:
Related Post