A brisa que fica

brizvid

13 anos, e ainda lembro bem do dia 21 de junho de 2004, o dia em que Leonel Brizola deixou de ser polêmica para experimentar uma (quase) unanimidade  que nunca foi, nem poderia ser, sendo o que foi.

A morte tem este condão de, ao menos, serenar os ódios ou ao menos calá-los por algum tempo.

Mas , embora eu vivesse, naquele dia, a desorientação de quem via se encerrarem 22 anos de convivência – que foi se tornando próxima  sem deixar de ser tumultuada (e que deve sua duração mais à paciência dele do que à minha) -, havia outra coisa a alimentar a perplexidade, em mim e em outros.

É que desaparecia, com a morte de Brizola, a última lembrança viva das lutas políticas e sociais do pré-64 e de um projeto nacional que se iniciara nos anos 30 e 40, no qual o Brasil começava a se tornar um país em modernização e uma sociedade de massas.

Aliás, a última deste tempo e a penúltima do renascimento destas lutas no pós-ditadura, porque ainda sobrava (e nos sobra, ainda) Lula, irmão mais novo, com quem as relações de amor e ódio do velho gaúcho são de todos conhecida e que ele próprio explicava com um dito da sua terra natal: “lenha boa é a que sai faísca”.

É o início do inverno e os anos vividos vão nos ensinando que há a época de desfolhar, recolher-se, aprender que o viço verdadeiro não é o da vaidade juvenil, mas o do brilho e da chama que nos anima o amor a este país, a seu povo e aos seres humanos, falem qualquer língua ou vistam peles de qualquer cor.

O que eu aprendi de melhor com Brizola? Aprendi a perseverar e a acreditar que os invernos, mesmo os mais ásperos, duros, frios terminam, afinal,  em primavera.

Mas só se a gente não desiste do improvável, mesmo quando ele parece impossível.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Saudades enorme. Brizola ainda vive dentro de cada um de nós, eleitores e admiradores. Lembro bem no início de 80 eu na casa no Rio de Janeiro de uma tia de extrema direita correndo e gritando o nome de Brizola paraw todos ouvissem seu nome em claro e bom som. Este som ainda reverbera dentro de mim. E toda vez me pego pensando em Brizola. O q ele diria? o q ele faria? Qual caminho escolheria? É meu guia. E acerto todas. Ele e meu pai, um homem de monumental sabedoria, falecido tmb, são meus guias.

  2. Pois vejo em Lula o verdadeiro político que sempre respeitou seus adversários; sempre respeitou o “outro” e fez de sua pele e sua imagem emblemática escudo para proteger o povo brasileiro. Nunca li ou escutei Lula dizendo que um companheiro de luta era um vagabundo que não gostava de trabalhar nem o vi apelidando o irmão mais jovem de sapo barbudo. Prefiro a vida como ela é e com as faíscas que não cegam pois iluminam. Lula mostrou mais do que ninguém o que é o respeito ao OUTRO; o respeito à todos os outros diferentes ou iguais a ele. Lula parece ser o exemplo vivo desse ato simples de não subestimar jamais a inteligência alheia e a sensibilidade dos jovens, das mulheres e do povo aviltado do Brasil.

    1. Lenita,você parece uma viúva do Lacerdismo.Reiterando as palavras do honrado governador Brizola: ” O PT é a UDN de tamancos.”

      1. Saint, nem sei do que vc está falando ? Eu só falo da maneira que Lula foi tratado por Brizola. O resto nem sequer conheço a história. Sorry pela minha ignorância assumida.

      2. Hoje Brizola estaria 100% ao lado de Lula. Se alguém dúvida disso é porque não conhecia Brizola. Lula é o homem talhado hoje para a mudança q Brizola defendia. Aprendeu e evoluiu na dor e sofrimento. Até a mulher perdeu atacada covardemente por seus inimigos. Tatica muito parecida q usaram contra Brizola q fi o inimigo numero 1 da golpista. Repito q essa corja nao e inimigos do Lula. E inimigos do povo brasileiro e de quem o defender. Hoje a corja luta para q as reformas trabalhista e previdenciaria sejam aprovadas. O q significa essa reformas? Perda dos direitos mais básicos. O povo retornara a condução de escravo se perderam direitos trabalhista e previdenciario. É isso q os inimigos de Lula, q já foram do Brizola, Getúlio, Juscelino e jango, pretendem. E Lula e um obstáculo à isso. A luta não é apenas por Lula. É por cada um de nós brasileiros, os 99%.

          1. Saint !!! (veja o nickname). Ninguém aqui disse o contrário e até agora não entendi a tua ofensa em relação a minha pessoa me relacionando a pessoas que desconheço totalmente na história política brasileira ? (Minha ignorância assumida). Pois o conteúdo de teus comentários, como se vc fosse alguém superior aos humanos normais, ainda me é totalmente estrangeira (?). Sei que vcs são todos adoradores do Santo intocável Brizola e ficar tratando os outros de imbecis só porque você acha ter a verdade em tuas mãos me parece bem pobre como discussão. Pode ficar aí adorando aqueles do mesmo clube mais explica aí o que essa adoração ao Santo intocável Brizola tem a ver com o que eu disse dele menosprezar Lula ??? Diz aí ou vai ficar trocando figurinha com a Anac e curtindo as saudades do defunto ? Por que vcs se acham superiores se Brizola era brutal e xingava tudo e todos sem o menor pudor ? Explica aí com que direito ele dizia que Lula se comportava como Deus ? Nós não vimos como isso ocorreu, right? Será que não era ele que não admitia que um operário sapo barbudo não o tratasse como o Deus que ele se achava ser, o grande Brizola ? Será que não tinha aí um pouquinho de controle de classe e desprezo pela senzala? Que ele defendia os oprimidos e o projeto nacional sabemos todos, ninguém disse o contrário ! What is your point alors ???? Pode tb me ignorar e ficar jogando merda na minha cabeça que eu não preciso do culto absurdo que vcs têm por essa figura politica. Tenho certeza que Lula não espera nada de vocês, ele está ligado na sua luta de uma vida inteira; não precisou encontrar Brizola para iluminar seu caminho; “patronising” ja no limite da tolerância, favor não subestimar a inteligência alheia. Estou fora dessas análises ofensivas, patronising e desrespeituosas do que Lula realmente fez e faz de sua vida. Eh só isso que incomoda. Parece pouco mas é muito. Adeus ! Esqueçam o que digo e fiquem ai lambendo suas certezas e seus fantasmas.

          2. E tem mais Sr. Saint, entre teus textos sobre o lulismo e as classes sociais fico com a tese de Mino Carta. Em país de Casa Grande e Senzala classes sociais, lulismo e mais esse partido do passado que você tão sábio se orgulha de citar, não vejo relação nenhuma com o Brasil real. Desde quando variações canalhas no âmbito da casa grande fez ou faz alguma diferença para os oligarcas com o chicote nas mãos? Não sei o que é lulismo e nem petismo. Só defendo como humilde brasileira que esse partido e esse político me representam pois sempre se colocaram ao lado do povo. Assim como teu Deus Brizola, não vejo diferença sobre esse quesito e deixo vc e a Anac continuarem suas masturbacoes políticas partidárias e superiores à percepção alheia. Tenho de fato coisas mais interessantes para pensar.

    2. Lenita, você erra porque desconsidera o contexto (tenho certeza que de boa fé). Brizola e Lula disputavam para ver quem seria o candidato do campo popular que enfrentaria o candidato da Globo no 2º turno (Collor). Lula teve 19 milhões e uns quebrados. Brizola 19 milhões e uns quebradinhos. O gaúcho não titubeou um segundo sequer, minha querida. Subiu no palanque do operário no dia seguinte, sem vaidade, sem rancor, sem personalismo; pôs todo seu prestígio a favor da campanha de Lula e criou essa imagem impagável: “as elites vão ter que engolir o sapo barbudo”. As elites, Lenita, capice?
      Inclusive te digo com toda convicção, pois eu era bem vivo na época: o PT, na época, jamais faria o mesmo, ao menos não de corpo e alma como o velho Briza fez.
      Nosso grande presidente Lula, por tudo que viu e viveu nesses anos, certamente guarda a memória de Leonel Brizola num canto especialíssimo de seu coração.
      A propósito, estou aqui discordando de você, mas lenha boa é a que sai faísca.

      1. Luís vc está explicando um fato e não me colocando como viuva de histórias que tb não conheço. Agradeco teu respeito pelo outro. Pois se isso que vc conta é verdade, só posso dizer que Lula teria feito o mesmo. E isso sem nunca te-lo chamado de vagabundo. Afinal nunca disse que Brizola não tinha apoiado Lula. Não idolatro ninguém mas o que vejo nos videos de hoje com o Brizola, não gosto. Vejo uma pessoa arrogante e pronta para denegrir seu adversário, como exemplo temos o vídeo do “raton”, que é grotesco. Tem algum vídeo onde ele mostra o quanto respeitava Lula ? Gostaria de ver para acreditar. Enfim, fico grata por vc ter relatado fatos e por permitir que eu disponha do meu direito de fazer uma leitura diferente. Errada segundo teu julgamento ? Eu não sei se estou errada pois vi os vídeos onde ele mostra não ter respeito por Lula. São fatos tb que precisam ser lembrados para que a história não fique pela metade. Não acho que ele teria impedido o golpe também, não o acho acima do mal e do bem. Pensar assim mostra o desrespeito com a luta de Lula e Dilma. Pois nem um nem outro se protegeu no asilo, deram suas peles e almas e ainda estão sendo chicoteados. Que cada um fique com seus erros e acertos. Nunca mais menciono ou entro para comentar algo sobre esse Deus imaculado. Melhor deixar quieto.

      2. Vejam aqui sobre o idolatrado Brizola …

        https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Leonel_Brizola

        Em 2002 Brizola não deu seu apoio ao Lula pois ficou com Ciro Gomes. E tb deu seu apoio a Collor qdo o país inteiro queria destitui-lo em 92.

        Além de ter sido o fofoqueiro que disse a um jornalista americano que Lula bebia demais …

        Fico com minhas impressões e ainda prefiro as trajetórias de Lula e Dilma. O sapo barbudo apoiado por Brizola em 89 era segundo ele: “o menos ruim”… Minhas impressões de novo corretas: isso parece muito “patronising” (o cara se achava).

        Prefiro sim Lula, Dilma e PT, pelos acertos e, com erros tb que ja foram apontados tantas vezes. Melhor errar sendo coerente e disposto a corrigir.

        Alguém aí tem um video onde Brizola se mostra respeitoso em relação ao Lula ?

        Poderia assim comprovar o qto estou errada.

          1. Mas ainda assim esse discurso foi para a candidatura de 94 ou 98 ? Se em 2002 Brizola não apoiava Lula e sim Ciro Gomes, como alguns aqui podem afirmar que Brizola estaria sempre ao lado de Lula ? Eh natural que a relação entre eles tenha mudado ao longo do tempo. Esse é meu ponto principal. Outro ponto se refere ao fato de alguns considerarem que Brizola teria tido a capacidade infinita de ter combatido a Globo e evitado o golpe se estivesse na presidência. Isso é só uma hipótese, difícil de ser comprovada. Oras, se ele nem sequer conseguiu ser eleito presidente como teria assim derrubado a Globo e a oligarquia de 500 anos ? Principalmente se considerarmos que ele era parte integrante dessa oligarquia ? Não estou aqui dizendo que ele não pensava no povo ou na nação, TODOS SABEMOS QUE ELE ERA DEFENSOR DO POVO E DA SOBERANIA NACIONAL. Meu ponto é que o cara não era um Deus (assim como Lula tb não é); ele era de fato arrogante e achava que sua experiência era um dado mais importante do que a experiência vivida de Lula; tinha uma retórica discursiva pouco suportável pois enfadonha, repetitiva e repleta de pequenas afirmativas egocêntricas; enfim, seu discurso soava um pouco com o populismo de direita de um Collor.
            Não sou especialista em política como pode ficar claro nos meus escritos. O que concluo modestamente, segundo minha própria percepção, é que Brizola estaria hoje apoiando Ciro Gomes e teria alegremente destruído Lula e Dilma em nome de sua saga política. E depois de ter feito isso teria levado um susto por ter ajudado a alimentar a narrativa da direita. Eh só uma outra hipótese, minha hipótese ! Talvez não seja uma boa hipótese, mas acho importante coloca-la pois na ausência do dito cujo nenhuma outra hipótese pode ser considerada mais ou menos verdadeira.

      3. Sim, me lembro muito bem disso. Votei no Brizola no 1º turno e achei muito nobre da parte dele apoiar imediatamente o Lula, em quem votei no 2º turno. Brizola não quiz saber de negociação. Acima de tudo estava o interesse da nação e não o interesse pessoal. Lula certamente ficaria postergando uma decisão de apoiar o Brizola, negociando, se alguns pouco votos a mais tivesse levado o Briza ao 2º turno. Acrescento que o meu voto no 1º turno foi porque o Brizola era claramente de esquerda e o Lula nunca, naquela época ou agora, foi claramente de esquerda.

        1. E o que é ser de esquerda ? Ter valores de igualdade e justiça, right ? OK Romero, o Lula não é de esquerda, não passa de um vendido oportunista então ? Fico com Mino Carta: em país de Casa Grande e Senzala, esquerda e direita, no sentido do que vcs aqui, grandes especialistas, não parece esclarecer nem sequer o começo da história. Por que Brizola não pegou o chicote para acabar com seu próprio privilégio? O que explicava ele ser tão rico ? E os 15 anos fora ? E tantas histórias que ninguém sabe ou saberá ? O importante é que Lula não soube ser de esquerda então vamos lascar mais esse chicote em cima do Lula, carne pra todos os gostos ? Sim porque o lance do Lula de carregar isopor, falar de cachaça e morar no mesmo apartamento de sempre é mesmo coisa de um capitalista direitista bem disfarçado né ? Como se as esquerdas no mundo fossem a flores puras da ética e não essa massa completamente dominada pelo neoliberalismo mais sangrento ? Fiquem com o teu Deus Brizola ! Eu fico com o homem trabalhador nordestino que está sendo triturado de todos os lados enquanto vcs tomam suas cervejas e procuram a “brisa” ao lado do Todo Eterno Poderoso. Vou tomar um guaraná ou uma água de coco e tentar entender de que esquerda você fala.

          1. Depois das mudanças radicais na geografia, na história e na ideologia com a queda do muro de Berlim, houve uma reacomodação da definição de esquerda e direita que ficou assim: a direita foca a sua atenção nas corporações econômicas e as privilegia com esse papo furado de que é preciso crescer o bolo para depois dividi-lo (???) e a esquerda foca as suas atenções no povo e privilegia as suas organizações para que a sociedade civil possa, por conta própria, se gerenciar e se defender. Mas eu acho o Lula uma grande e justificada liderança e tem uma importância política mais do que merecida e além do mais, acho o Lula uma figura simpaticíssima.

        2. Concordo com você sobre a imensa crise desses paradigmas “direita e esquerda”. Hoje aprendemos, a duras penas, que quem sempre comandou foi a direita; digo, os valores de direita que são mesmo objetivos e sem pudores. A esquerda é que precisa assumir seus pudores eticos, de solidariedade e de cidadania sem cair na armadilha da direita de ficar justificando seus atos pelo viés da moral. Moral esta que a direita se lixa inteiramente. Como qdo aquele professor de politica diz que o PT tem que lavar a roupa suja em casa, concordo plenamente. Mas lavar roupa suja significa tb ter coragem de assumir valores de uma cidadania plena para todos, o que implica conflito na realização desses projetos sociais. Com esse papo aqui ontem fui ver o Lula em 1994 no Roda Viva. Incrivel, se tirassemos a imagem pensariamos que é o mesmo Lula de hoje. E, entre muitas coisas interessantes de observar, achei incrivel ver como a paridade homem/mulher ja era um conceito integrado na pratica do partido/PT. Isso é so’ um exemplo que mostra a importância desse partido. Diga-me se Brizola se lixava muito para as mulheres ou para os jovens ? Não parece ser o caso, pois do alto da sua idade ele achava que ele era o melhor e que não havia ninguém melhor do que ele. Enfim, não tenho talento pra ficar babando por personagens assim. Tenho respeito demais pelo despojamento de Lula e Dilma; são pessoas que erraram, mas erraram por quererem realmente acertar. Tiveram e ainda têm coragem de se expor todos os dias para o chicote que não lhes tolhe a convicção de continuar a luta.

  3. Como o inverno se transforma em primavera no Brasil? Com este histórico de pilhagem, golpes, covardia da esquerda e esperteza das autoproclamadas elites, estes governos de ladrões e as instituições trabalhando para eles? É desolador ver ontem o alívio dado pelo judiciário à turma do Aécio e o que vai continuar hoje e a semana que vem e com a iminente prisão do Lula. Para quem tem estômago recomendo a excelente entrevista no Conversa Afiada com título: Ricardo Barros vai fechar a Fiocruz? Alguém duvida de que só uma guerra civil pode dar um basta a essa situação e criar as condições para uma reconstrução do país?

  4. Brizola um dos últimos grandes homens de política brasileira.
    Está ganhando filme agora.
    Com a corajosa Letícia Sabatela.
    Merece!

  5. Me penitencio por não ter reconhecido em Brizola ainda vivo o estadista que sempre foi. E considero que Lula, o maior presidente da historia do Brasil, mudou muito pra melhor, depois que passou a conviver com Brizola, especialmente nas eleições 1998…

  6. HOMENS como : Getúlio, Jango, Brizola e o nosso LULA são legados ao povo trabalhadores do Brasil … a propósito, ainda temos o LULA, o povo , precisamos ir às ruas afim desse legado NÃO perecer por falta de luta contra essa elite BOSTA que se apoderaram do futuro incerto do País.

  7. Brizola do tempo que a política era uma disputa séria e empolgante. Brigamos muito nas ruas do Rio em campos diferentes buscando trazer a nova política dos nossos sempre eternos mártires do povo.
    Muita falta faz Brizola hoje com essa cafagestada sugando o pouco que ainda temos de nossas riquezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *