Alertado pelo Paulo Henrique Amorim – e seu afiadíssimo Conversa Afiada – fico sabendo que a Globo terá de por fim à prática anticoncorrencial de captação de anúncios nos jornais do grupo: O Globo, Extra e Expresso.
A coisa funcionava assim: preços especiais para quem anunciasse em todos os jornais, ou com exclusividade para estes ou, ainda, de forma “casada” com a Rede Globo de Televisão. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – o Cade – determinou ontem a cessação imediata “das práticas com possíveis efeitos anticompetitivos”.
A investigação começou em 2005 a partir de denúncia dos veículos Jornal do Brasil e O Dia. A prática anticompetitiva adotada pela Infoglobo, emprega global controladora dos jornais, segundo a representação, “consistiria na imposição de exclusividade na compra de espaços para publicação de anúncios publicitários; concessão de descontos condicionados à compra de espaços publicitários em mais de um jornal editado pelo grupo Globo; concessão de condições diferenciadas para divulgação de propaganda em televisão aberta, em decorrência de a Rede Globo de Televisão pertencer ao mesmo grupo econômico da acusada; comercialização do jornal Extra com preço de venda ao leitor abaixo do custo; e fornecimento de espaço de propaganda abaixo do preço de custo no Extra”.
O Cade impôs uma multa de R$ 2 milhões à Infoglobo.
Pena que demorou tanto que o Jornal do Brasil teve de sumir das bancas e se limitar à internet.
Antes tarde do que nunca, porém.
View Comments (11)
E a RBS, como fica? Fazem o mesmo no RS e SC.
Pois é. E depois, nossos doutores ficam por aí choramingando, dizendo que estão sendo humilhados, perdendo suas vagas de trabalho, para dar lugar a estrangeiros. Que vagas? Aquelas que eles não querem ocupar? Estão feito cachorro no monte de feno: não come, mas não deixa o boi comer.
Seria impossível serem todos iguais.
Texto épico. Pedir desculpas não adianta. Tem que devolver tudo que ganhou do regime militar, com juros e correção monetária.
Parabéns Fernando Brito, pelo excelente texto! A desculpa da Globo é mesmo esfarrapada!
Lamento Miguel do Rosário, mas não acredito nas boas intenções do ex-ministro José Carlos Dias, pois ao que me consta sempre esteve comprometido com a ditadura.
a muito tempo o Brasil vem sido espionado so que o governo do Pt tem medo dos americanos nos não temos exercito para enfrenta-los a dilma e a cupula do Pt como diz o diatdo se cagam nas calças de medo dos americanos somos uma nação falida militarmente .
Que descaro .. A globo reconheceu mais não pediu desculpa!!!!!!
Seria impossível serem todos iguais.
Sou a favor de privatizar tudo quanto é estatal no Brasil. Estatais servem somente para negociatas de partidos políticos com o governo em troca de apoio. Correios, Banco do Brasil, Petrobras e outros. Os políticos dizem que é do povo. Coitado do povo. A CSN só dava prejuízo, quando era do governo; privatizou, está bem. Vale do Rio Doce, privatizou, está bem. Antes, quem presidia a Vale; partidos políticos e só dava prejuízo. PRIVATIZE TUDO PARA ACABAR A ROUBALHEIRA.