Cai liminar que suspendia Aragão na Justiça. Como se disse, decisão foi só para tumultuar.

O desembargador presidente do Tribunal Regional Federal da regional 1, que abrange Brasília, Cândido Ribeiro, cancelou a absurda liminar que suspendia a posse do procurador federal licenciado Eugênio Aragão, dada ontem por uma juíza substituto com evidente intenção de criar constrangimento ao governo.

Não só é ato presidencial, que não pode ser atingido sem muito critério em primeira instância como pifiamente sustentada numa ideia de que procuradores poderia “ficar constrangidos” em confrontar posições de um colega de corporação no Ministério da Justiça. Se o argumento pudesse ter pé ou cabeça, ter-se-ia de inventar outro órgão acusador no caso de algum promotor praticar algum delito, para evitar-se “constrangimento de colega”. MP cumpre a lei, não importa frente a quem.

Disse que a liminar ‘deixa sem comando, do dia para a noite, um ministério que tem como responsabilidade direta a segurança pública, as garantias constitucionais, a administração penitenciária, entre outros assuntos de extrema relevância'” e que a suspensão de Aragão “neste momento de exacerbadas incertezas políticas, tem o condão de acarretar grave lesão à ordem e à segurança pública”.

“A liminar, no meu entender, é prematura e envolve interferência do Poder Judiciário em ato do Poder Executivo, acirrando ainda mais o clima de instabilidade institucional e de incerteza política no país”, diz ele na decisão.

Óbvio, Doutor, e não foi outra a intenção.

Fernando Brito:

View Comments (47)

    • Tem uma quarta opção, a que só "vem ao caso" quando interessa: a constituição.
      Membro do MP não pode assumir cargo no executivo.

  • Provavelmente os três. To começando a desconfiar no poder judiciário tem muitos benefícios muito salário e pouca qualidade ta quase igual ao legislativo

    • É óbvio que não foi por excesso de zelo. Foi pura má fé. O golpiciário tem pleno conhecimento das leis. O ponto é que o respeito ou descaso por elas segue conveniências políticas. Nada mais, nada menos. E, enquanto isso, o STF nada a largas braçadas no golpe. Bando de covardes acanalhados! Não vejo solução outra que não a luta dura e sem quartel. Se o golpe for consumado, teremos uma guerra civil. Não dá para fazer como em 1964 e deixar barato. Temos de ir para cima desses canalhas golpistas, traidores da Pátria.

      "Traidor da Constituição é traidor da Pátria." (Ulysses Guimarães)

  • A qualidade de todo o serviço público permanente baixou. Abaixo do Itamaraty pouco sobra. Agora, sobre o legislativo a culpa é do eleitor mesmo. Maluf ladrão internacional e deputado. Ronald Big da Câmara.

  • ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    O rito do [fasciterrorista] "golpeachment" referendado pelo STF contempla o encaminhamento da votação pelo qual os bandidos dePUTAdos picaretas federais do "Sul Maravilha" iniciarão a carnificina?
    Encaminhamento do GÂNGSTER mafiosíssimo e réu confesso no STF adredemente decidido de forma monocrática objetivando produzir/desencadear os votos de manada dos incautos &$ covardes parlamentares antinacionalistas...

    Com a palavra a [suposta] Corte Suprema!
    Suprema!
    Sei...

    • ... E o "supremo de merda cheirosa" 'gilmar Beiços do Cão Abdelmassih DANTAS mendes' daqui a algumas horas anunciará à nação em frangalhos que a decisão sobre a posse do [eterno] presidente Lula no cargo de MINISTRO-CHEFE da Casa Civil foi adiada para janeiro de 2079...
      Sim, exatamente: janeiro o mês das férias sagradas "dos(as) supremos(as) Marajás/Nababos" da tal Corte Suprema!
      Quando todos 'nois' já estaremos mortos, óbvio!
      Inclusive "o supremo imortal" gilMAU &$ o restante do colegiado do STF!
      Perdão ao Satanás!
      [Corte] Suprema!
      Sei!...

    • Palavras de ordem a pouco no saguão da Câmara..."CUNHA LADRÃO, TEU LUGAR É NA PRISÃO"...e eu completo o verso assim : STF CAGÃO, TEU GOLPE É A OMISSÃO !

      • ... Se o acovardado STF - e acumpliciado no fascista &$ VAGABUNDO golpe - não servir para assegurar e proteger a Constituição, extinga-se esta "porra suprema"!
        No mínimo, seria uma suprema (sic) colaboração para o ajuste fiscal tão desejado por todos nós!
        Perdão pela más palavras!
        Eu também já estou de saco transbordando!...

        • Ótima idéia. Extinga-se essa coisa inútil e viciada e se aplique o dinheiro em educação.

  • De onde se espera coisa ruim pode vir QQ coisa ruim mesmo.

    A Delação Premiada de Marcelo Odebrecht estará sob alguma nádega?

    Pra que dia estará sendo guardada?

  • Que absurdo chegou nossas instâncias do Judiciário. Parece casa de mãe Joana onde todo mundo manda. É inadmissível que não tenha nenhuma autoridade para colocar freios nesta zona. E o pior de tudo é que tudo contra qualquer partido de esquerda a Lei não prospera. É uma VERGONHA ter nos quadros do STF um político de TOGA que não age com a Constituição.

  • Srs. Ministros do STF, esse golpe não passa exatamente por cima da constituição, passa por cima de 54 milhões de eleitores, cidadãos com endereço certo, rg e título eleitoral oficialmente válido e reconhecidos pela justiça. Respondam por favor: Eleição Presidencial é ato que mobiliza o país inteiro, envolve gastos astronômicos dos cofres públicos cujo processo de invalidação nasce de uma derrota não-digerida ? É um precedente que se abre. Será sempre assim daqui pra frente ? Ficarão placidamente assistindo ?

    • Suas perguntas são absolutamente pertinentes e coerentes.

      Penso que o judiciário brasileiro, historicamente, sempre serviu para legalizar o poder das oligarquias, dos barões, do capital ... Nunca o judiciário agiu contra os endinheirados, mesmo pq todo o arcabouço jurídico existente foi moldado de acordo com os interesses do 1%.

      Não vivemos uma democracia sob nenhum aspecto ( jurídico, político, de expressão, de educação, de saúde etc...) o que temos é um processo eleitoral - sem dúvida MUITO importante e que devemos preservar e ampliar. Um verdadeiro avanço. - e mesmo esse processo, fraudado antes de começar, está sujeito a GOLPES como esse que estamos vivendo.

      Voltando ao judiciário, são REIS vivendo numa ilha de mármore, ouro. Conhecem o Brasil através de documentários estrangeiros. Tem proventos e mordomias que causam inveja aos seus pares de países como a Suécia.

      Assistir a TV Justiça quando são transmitidos plenários do STF é cristalino, um show de verborragias, adjetivos catados a dedo, cada membro mais sábio que o anterior e o seguinte. Um horror !

    • Vamos acabar com a palhaçada do voto obrigatório, já que essa porra não vale mais nada mesmo ! Mas a guerra não acaba domingo, pelo contrário, ela começa domingo e o primeiro alvo é a GLOBO e seus funcionários , todos eles sem exceção !
      Não importa o resultado, domingo começa a GUERRA !

  • TUMULTUAR está grafada com R a mais no título. Mas não invalida a notícia.

Related Post