Caiado vai se desdizer ou o Supremo vai protelar a ação de Lula como fez com a contra Renan?

Espera-se que o Supremo Tribunal Federal, como sua cota-parte em por freio à baixaria política que parece assanhar a direita brasileira, deve distribuir rapidamente a notitia criminis apresentada  hoje pelo ex-presidente Lula  contra Ronaldo Caiado, por calúnia, injúria e difamação, ao chamar o ex-presidente de “bandido”.

Não pode esperar, como esperou por oito anos outra ação – a civil, por improbidade, a criminal ainda está nos “prolegômenos” – ser aberta contra Renan Calheiros por supostos favorecimentos recebidos de um empreiteira e manipulação dos dados contábeis de sua fazenda de gato, para simular recursos suficientes para o pagamento de uma pensão.

Por que alguém – e ninguém melhor que o Supremo para isso, no grau que estamos – precisa fazer algo para interromper a escalada, por enquanto verbal – de violência que tomou conta da disputa política.

Como Caiado terá dificuldades de alegar imunidade parlamentar, o mais provável é que não possa permanecer na posição arrogante que assumiu hoje e tenha de partir para uma tentativa de sair na base do “não foi bem assim”, negando a intenção de injuriar, mas apenas a de criticar.

Romário safou-se, por este caminho, de uma ação movida por Marco Polo del Nero, mas no julgamento do caso ficou clara a posição dos ministros de que, se há intenção expressa de injuriar e as condições em o fato se deu: com o ex-jogador foi em uma reunião de atletas e dirigentes do futebol, saindo se pelo ensinamento do jurista  Paulo José da Costa Jr.: “Não basta que as palavras sejam aptas a ofender: é preciso que sejam proferidas com esse fim”.

No caso de Caiado, a finalidade fica clara, a começar por ter sido uma manifestação deliberada em uma rede de grande alcance, nem mesmo algo proferido no calor de um debate.

Agora, se o Supremo arranjar uma saída para Caiado, fica tudo liberado para o pugilato verbal.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Como o gilmar dantas tem bun....grande, vai sentar em mais um processo.

    Devolve gildantas!!!!

    • Se fizerem como o mensalão tucano, ja caducou. Caiado pode dormir sossegado.

      Processo só anda a jato se for para pegar petistas...

  • Alguém ainda acredita no Supremo, quando se trata de enquadrar a direita??

  • Duas notinhas: uma para o comentário do Gabriel Garcia, muito, muito bom. Outra, lembrando a excelente análise do Márcio Porchmann sobre a crise de hoje, afirmou que entre os descontentes, estão os ressentidos de muitos e muitos anos desde a redemocratização: os órfão de Collor, os perdedores de todas as eleições, os que quiseram se candidatar mas não conseguiram e aqueles mais recentes, que perderam a eleição e não se conformam. Na eleição em que quase Lula ganhou de Collor, não era Collor o preferido dos nossos conservadores. Um nome que foi muito ventilado foi justamente o de Caiado. Vejam só que ironia.São todos Potes até aqui de mágoa. E de inveja.

    • O problema é que os magoados e derrotados, através do poder de sua mídia, convencem os vitoriosos de que há realmente uma grave crise econômica, um caos político, um golpe à espera. O que há é uma crise econômica passageira, causada principalmente pela sabotagem da mídia à economia do país e pela crise política fabricada pela mídia com o apoio da banda podre da PF, do MP e do Judiciário, somadas à crise internacional prolongada e ao problema da falta de chuvas, que causou um aumento provisório de inflação por afetar produtos agrícolas e tarifas de energia e água. Golpismos sempre há, mas se comprarmos a mentira contada pela imprensa entreguista sobre o "fim do governo", aí estaremos tratando os derrotados como vencedores. Em relação à economia, não há nada que não seja explicável, nada fora do normal. Crise verdadeiramente grave há é no jornalismo brasileiro, cada vez mais tendencioso, sensacionalista e manipulador.
      Já tivemos impeachment do Lula (em 2005). Epidemia de dengue, febre amarela, gripe suína. Caos aéreo, hiperinflação do tomate, "não vai ter copa". Dilma não se reelegeria. Crise disso, crise daquilo. Quando achei que ninguém mais levaria a mídia entreguista a sério, ocorreu o contrário. Todo mundo dando crédito ao terrorismo da mídia entreguista.

      • Ricardo, muito bom comentario, sem contar se formos comparar o Brasil com outros paises e absurdo, ou mesmo com o governo do senil FHC que perdeu a nocao, e tudo quanto pior melhor, aliaz os anti patriotas querem quebrar o Brasil, agem como criancas mimadas nao ganhei nao vou jogar mais e partem para briga e caoz, infelizmente nao e jogo de criancas e o Brasil e nosso futuro, que depois de tantas vitorias desse governo progressistas que pela primeira vez governou para todos de norte a sul, a oposicao nao aceita um governo civilizatoria que prima pela igualdade de direitos.

    • Verdade verdadeira . . .
      Também podemos dizer que os Potes até de mágoa estão com saudades das maracutaias mil que rendem muito din din.
      Com esse volume todo, não morto mas vivo, de reservas e mais a permanente tentação da Petrobrax.
      É queijo demais para as ratazanas, umas travestidas de tucanos outras ao natural.

    • Maria Rita, concordo o Caiado no cavalo branco, se achando, dizem recebeu votos das solteironas, sempre convencido e arrogante, amargou derrota, para o goiano com o historico familiar dele deve ter sido dificil digerir, ainda amarga ressentimentos, e com relacao a Lula inveja,so que o Brasil nao e Goias que o metido a coronel faz o que quer!

  • DA SÉRIE 'AGORA VAI'!
    Pausa para rir!
    ENTENDA

    #######################################

    PF quer investigar possíveis repasses do governo de MG a empresas de Youssef

    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    08/07/2015 21h12 - Atualizado às 22h45

    A Polícia Federal enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido para investigar ordens bancárias eventualmente emitidas pelo governo de Minas Gerais em 2010, em valores superiores a R$ 500 mil, que tenham tido como beneficiárias empresas controladas pelo doleiro Alberto Youssef.
    (...)

    FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1653468-pf-quer-investigar-repasses-do-governo-de-mg-a-empresas-de-youssef.shtml

    • O doleiro Youssef e o PSDB têm uma ligação antiga e duradoura. Esse fato é do conhecimento geral da nação. Só falta a vontade de investigar.

  • O sujeito é um desequilibrado mental, basta olhar o olhar desvairado na foto. Esse psicopata deveria estar em tratamento psiquiátrico e não solto como, aliás, a maioria desses psicopatas violentos da direita começando pelo aébrio néscio. Esse está tão pirado que começa a constranger a canalha do psdb paulista. Deram pro vigarista o cargo de quadrilha como consolo pra ferrada que vai levar do alckmin na próxima eleição pra presidência mas o cara está comprometendo a canalha da paulistada. Já em dois pronunciamentos na câmara e no senado deram uma ferrada monumental na roubalheira em são paulo encoberta pelo ministério público policia pgr e todos os empregados da cia encarregados do golpe. Os vigaristas ficaram calados sem reação. Se a base de apoio do governo continuar levantando a lebre do golpe na câmara e senado e mostrando as bandalheiras do psdb isso vai terminar desmoralizando os palhaços. Vai ser o fim da picada se tivermos que agradecer ao aébrio pela desmoralização do psdb e da canalha associada a ele no golpe.

    • E muito triste esse sentimento de impotencia e desesperanca, infelizmente e o que sinto Rogerio Bezerra, e dolorido, se pesquizarem a historia da familia Caiado e dessa elite e tudo que voce descreveu.

  • Desculpe-me Fernando, não espero que Lula vença:
    A direita em 1º Lugar, é o stf (Somos Todos Fariseus, agora com uma exceção). O PT escancarou o que a elite endinheirada do Brasil é: Conservadora, escravista e, portanto, covarde e medíocre. O stf será o último a deixar o Brasil avançar. O stf é o "depositário fiel" do atraso, da mesquinhez e da covardia em nossa sociedade. Se fazemos hoje um esforço brutal para sairmos da nulidade histórica como sociedade e para darmos comida e trabalha ao nosso povo, isso se deve a âncora enterrada no "pós-sal" que é o stf. Num acampamento do MST ou em Cuba você descobre que a pobreza material não é sinônimo de atraso. O atraso vem da ignorância, da desinformação e a manipulação que a elite (alfabetizada) impõe ao seu povo. A ideia de castas que sempre nos impregnaram é fruto dessa ignorância, dessa desinformação e da manipulação que "uma elite de 0,5% nos conduziu" (Leonel Brizola). Tentamos nos desconectar, nos desinfectar e desinflamar as feridas causadas por essa elite doente. Mas o stf sempre esteve e está lá para impedir a fuga, os passos para frente que tanto precisamos e vemos serem possíveis. Não há Justiça, nunca houve, vivemos uma "matrix", criada por uma irmandade que antes de ser traidora do Brasil, é doente. Suas roupinhas e palavrório servem para se diferenciarem (rarara). Em verdade são "eles que tem um problema" (Darcy Ribeiro). A farsa do que são e representam foi exposta de 2003 para cá. Lula nos mostrou que não avançávamos por que eles nos impediam. E por isso Lula nunca vencerá se for até eles. Lula está condenado por deixar nossa elite e o stf completamente nus. Fosse eu não daria o prazer de sequer lerem meu nome naquela sala lucubre.

  • outro assunto:
    http://br29.com.br/por-seis-votos-a-zero-tremg-desmente-factoide-criado-durante-as-eleicoes/
    Por seis votos a zero, TRE/MG desmente factóide criado durante as eleições
    A iniciativa tucana, que envolvia os Correios, perdeu de goleada
    Por seis votos a zero, o TRE/MG concluiu que não houve abuso do poder político e utilização dos Correios em prol dos então candidatos do PT ao governo, como alegavam os adversários derrotados nas eleições de 2014.

    Wagner Pinheiro, presidente dos Correios, comentou a decisão, por seis a zero, da ação movida pelo PSDB sobre suposto uso político da empresa durante a campanha eleitoral de 2014.

    “Na época, fizemos todos os esclarecimentos para que a imagem dos Correios não fosse comprometida por esse factoide e pela leviandade eleitoral. A Justiça foi feita e a verdade venceu”, disse ele.

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) julgou improcedente, na terça-feira (7), o pedido de cassação do mandato do governador Fernando Pimentel e do vice-governador Antônio Andrade, feito pela coligação Todos Por Minas, encabeçada pelo PSDB.

    Também foram absolvidos na ação de investigação judicial o vice-governador Antônio Andrade, o deputado estadual Durval Ângelo, o presidente dos Correios Wagner Pinheiro de Oliveira e o diretor regional da estatal em Minas Gerais, Pedro Amengol.

    (com informações do Brasil247)

Related Post