O assunto já tinha surgido, estranhamente, na “ajudinha” do Juiz Sergio Moro para a Polícia Federal do Paraná que estaria “sem dinheiro” para pagar luz e conserto de automóveis – e comprovou-se que não estava.
Agora, porém, toma dimensões assustadoras.
Noticia a Folha que os promotores da “Força Tarefa” – um ente, aliás, sem existência jurídica – está incluindo uma “caixinha” de 10% para si mesma nos acordos de leniência com as empreiteiras envolvidas na Lava Jato.
10% nos “grandes” acordos, aliás, porque a taxa é de 20% nos de menor valor.
Nos dois acordos em negociação, segundo a Folha os “acordos renderiam, ao longo dos próximos anos, R$ 170 milhões aos órgãos que cuidam das investigações”. O próprio “decano” da “Força”, Carlos Fernando de Lima, admite que ” a força-tarefa pode arrecadar mais de R$ 300 milhões”.
Será possível que não escandalize ninguém que um grupo de promotores tenha nas mãos uma fortuna destas para “distribuir” a unidades policiais – e a quem mais, empresas, ongs, o que seja? – a seu exclusivo critério, ou “combinado” com o Dr. Sérgio Moro?
Com que tipo de critério, com que tipo de acompanhamento, com que controle financeiro?
Ah, mas os objetivos são nobres, “combater o crime e a corrupção”…
Boas intenções, como se sabe, lotam o inferno…
Não falta dinheiro ao Ministério Público e ao Judiciário, como se vê pelos vencimentos e montes de penduricalhos que se auto concedem em seus contracheques.
A ideia de uma “caixinha do bem” é tão repugnante como qualquer outra caixinha. Dinheiro público tem de ir para a conta do Tesouro, mesmo reservado a fundos específicos, que sejam voltados para o combate ao crime.
Do contrário, estaremos instituindo um poder fora dos Poderes, que pode financiar, a seu bel prazer, setores da polícia e da Justiça. Quem sabe, até, para aplicar em campanhas político legislativas, com a das das “medidas contra a corrupção”, com que o Ministério Público quer usurpar as funções legislativas.
O que está acontecendo é muito grave: a criação do PMP, o “partido do Ministério Público”, que não precisa de votos, tem um “fundo” milionário para dispor e, desagradado por alguém, ainda pode desmoralizar publicamente quem quiser com acusações.
A “República de Curitiba” parece estar montando sua própria estrutura de impostos.
O que mais falta para se constituir em um “estado” dentro do Estado?
View Comments (47)
Que tal um acordo de leniência subfaturado, com uma propina compensatória por fora? Banditismo, pois não? Possível com esta palhaçada, pois sim.
"England, wrote George Orwell in 1941, 'resembles a family with the wrong members in control'" Money, class and inequality...
http://www.theguardian.com/politics/commentisfree/2016/jun/24/divided-britain-brexit-money-class-inequality-westminster?utm_source=esp&utm_medium=Email&utm_campaign=GU+Today+main+NEW+H+categories&utm_term=179092&subid=18456285&CMP=EMCNEWEML6619I2
Lenita , gosto de ler o Tijolaço,mais sou uma pessoa simples e não sei ler em Inglês.
Alvaro, tb sou uma pessoa simples. Em duas frases: uma gde parte do povo britânico se sente abandonada e na pobreza. Dizem que aqueles com dinheiro votaram para ficar e aqueles sem dinheiro votaram para sair do bloco europeu. Contudo o que tem afetado a vida deles na verdade é a economia e a política interna unida à campanha falaciosa promovida por alguns políticos e a mídia partidária. Enfim, no final essa campanha acabou desvendando uma luta de classes e uma sociedade desigual: alguns poucos com muito e alguns muitos com muito pouco. É o conservadorismo conquistando trabalhadores de esquerda por falta de liderança desta. Mas o pior é ver a extrema direita recuperando um problema estrutural e transformando isso em ódio, disputa de classe, nacionalismo e exclusao dos imigrantes. Mais ou menos por aí, eles têm problemas parecidos com os nossos. Com a diferença que o nosso "imigrante" é o povo brasileiro pobre, preto, mulher, índio, homosexual, etc.; enfim todos aqueles que tb não têm voz (ou vez).
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/attuch-o-porta-voz-da-quadrilha
A Veja foi feita para coxinha. Tem cara de coxinha, jeito de coxinha e bossa de coxinha. Não é pro nosso bico. Divirtam-se lendo este lixo!
Ei trouxinha. Seus heróis estão admitindo que é golpe. Já foi o trambolho, no tuíter. Agora a líder do governo no senado, falou que pedalada de cu é rola, e que o golpítima foi dado porque o país estava parado, já que a Dilma não conseguia tocar nenhuma matéria no Congresso. Não conseguia por quê? Porque os seus heróis não deixavam. Ahhh, a fina flor da hipocrisia.
A Operação Lava Jato precisa de dinheiro para poder trabalhar. Ir dinheiro das leniências para a LJ não significa que o dinheiro será usado para fins particulares.
Em tempo: porra! Até dos endividados o PT roubou???? #esquemadoconsignado
Seus heróis que dão banhos nos ratos tão querendo entrar no rachuncho, brucutu. A operação lava rato já é fartamente financiada, pra poder mandar o japonês com um fuzil prender todo mundo, e com cobertura da mídia. Isso ao desprestígio da PF no resto do estado do Paraná, que não tem nem dinheiro pra consertar lanchas e viaturas. Já em Curita, os bravos heróis têm uma churrasqueira profissa pra poder comemorar as perseguições políticas. Vão poder comemorar a bolada que vão ganhar da grana da leniência.
Esses porcos lavadores de ratos não tinham de ver um tostão furado dessa grana! Nunca foi deles quando os larápios que são absolvidos e beatificados pela mídia quando falam as palavras "PT" ou "Lula" roubaram pra regar campanhas de políticos de todas as linhagens.
Mas seria esperado que os papagaios do pig batessem palmas. Continue aí, papagainho. Eu até entendo. Você tem uma imagem pela qual zelar, a esta altura. Se voltar atrás, tem medo de parecer fraco, não é?
Se um roubou, e nem esta provado, não foi o PT. O PT é um partido de militantes. Já o PSDB não tem militantes, só brigantes descuecados.
Se acusados, como Aécio agora, são o PSDB mesmo.
Allissson você é um merda vai trabalhar vagabundo. E antes que me esqueça vai procurar uma rola. Sai do armário enrustido.
MPF/Liesa?
Estamos em um país em que não há justiça. Ou melhor temos uma justiça acumpliciada com a Mídia e com oligopólio político cometendo toda a sorte de ilegalidade. O pior que como não haverá mais eleições, será um salve-se quem poder.A única possibilidade de voltamos a normalidade será uma revolta popular em todo o país, como ocorreu com a morte de Getúlio Vargas.
Relação promíscua relação promíscua. O interessante é que essas relações promiscua envolvendo todos os swtires e todo mundo na corrupção pode. Esta muito claro que no final só o PT não poderia "roubar".
Putzzz...A Lava Jato tem que se chamar, Operação Esculhamba Brasil!.....
Absurdo. Virou milicia essa Forca Tarefa e esta cobrando pedagio da sociedade? Isso e se associar ao crime, ja que dele se beneficia. Imagine se esse governo golpista da "autonomia" para a PF fazer o que quiser? Vira uma republica independente, ja que possui seu proprio "Judiciario (juiz Moro). Vergonhoso.
Fiquei em dúvida se isto seria uma pedalada ou uma propina.