Campos estendeu incentivo fiscal à empresa dos aviões, que está sendo executada pela União

A Folha mostra hoje, com a reportagem “PF vai investigar se avião foi comprado com uso de caixa dois“, o quanto é explosiva para a campanha do PSB a questão da propriedade da aeronave que matou o candidato Eduardo Campos, há 10 dias, em Santos.

Não foi à toa que outro “especialista aeronáutico”, Aécio Neves, partiu para cima do tema, apavorado com a erosão eleitoral que Marina Silva está lhe causando.

A Folha afirma que há um documento assinado com a empresa proprietária do avião, a AF Andrade – um grupo de usineiros em situação pré-falimentar e interesses em vários estados-  dizendo que a BR Par e a Bandeirantes Companhia de Pneus assumiriam a aeronave, por R$ 16 milhões.

Segundo a Folha, a BR Par não existe no endereço indicado na Junta Comercial. Nem poderia, porque lá funciona a S&A Serviços Empresariais, que se presta à tarefa de, entre outras, hospedar empresas de participações que só existem no papel.

Resta a Bandeirantes Companhia de Pneus.

Esta é um embrulho de dar gosto, como já apontei aqui, que é proprietária também do Learjet prefixo PP-ASV, que servia antes à campanha do presidenciável (clique aqui para ver o registro deste avião)

E é destinatária  de incentivos fiscais do Estado de Pernambuco.

Os benefícios do Prodepe, um programa estadual que renunciou, no total, a R$ 232 milhões de ICMS, eram concedidos desde o final de 2006 à empresa Bandeirantes Renovação de Pneus Ltda., que trabalhava com pneumáticos usados e foram estendidos por Eduardo Campos, em 2011 para a Bandeirantes Companhia de Pneus SA, que transferiu sua sede para a Paraíba.

O decreto está publicado na página 12 do Diário Oficial de Pernambuco, à página 12 da edição de 24 de setembro de 2011.

Não posso afirmar, é claro, que isso seja irregular. Existe aprovação de órgãos inferiores. Mas é engraçado que uma empresa de distribuição de pneus que tem capacidade para comprar um Learjet  (pelo menos este, para não falar do outro, no qual se disse apenas “interessada”) ande precisando de abatimento nos impostos.

Impostos, aliás, dos quais  a Bandeirantes foge de pagar.

Há vários processos da União cobrando impostos devidos pela empresa, como este que reproduzo ao lado e que se amplia ao clicar.

A Certidão de Débitos da empresa, que é de acesso público, registra que  “constam débitos relativos a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) com a exigibilidade suspensa, nos termos do art. 151 da Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966 – Código Tributário Nacional (CTN)” ( ou seja, contestados judicialmente)  e que “constam nos sistemas da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) débitos inscritos em Dívida Ativa da União com exigibilidade suspensa, nos termos do art. 151 do CTN, ou garantidos por penhora em processos de execução fiscal”.

 Mas para avião para ceder a candidato amigo, sobra dinheiro.

Se cavarem a história desta Bandeirantes (ou destas Bandeirantes, porque existe também uma Sociedade Limitada, funcionando no mesmo endereço) vão encontrar uma coleção de empresas de importação de pneus (usados e novos) que opera através do Porto de Cabedelo, na Paraíba.

Com um passivo tributário e uma história de autuações e contenciosos ambientais terrível, que surgirá à medida em que as investigações avançarem.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Interessante qdo LULA comprou um avião para. a presidência. houve. o maior barulho . que bela imprensa nós temos

    • Puxa, bem lembrado!! Melhor comprar um avião do que "ganhar" aviões de empresas desse tipo.

      A Marina é tão preocupada com o meio ambiente, e usa jatinhos de uma empresa que já foi autuada por crimes ambientais.

  • Não vai dar em nada a investigação. Outros aviões já caíram e ficou por isso mesmo. Só serve para fabricar notícia. As vítimas não possuem nenhuma proteção quanto a indenizações pecuniárias ou criminais. Não há bloqueio de bens e/ou sequestro de receitas. Aliás, não é só avião, construções, enchentes, arrastões e outras catástrofes não possuem culpados. Em nosso país, o culpado é quem sofreu o dano e só ele. Quanto a impostos, é bom nem comentar, é só dar uma olhada no contas a receber dos governos.

    • Por causa de gente como esse Zé Souza, se é esse mesmo o nome dele, é que as coisas no Brasil não são devidamente investigadas. São pessoas que, com sua mania de ficar em cima do muro, por ser preguisosas intelequitualmente falando, e inconsequentes pois seus atos tem conseguencia e seu posicionamento beneficia o criminoso, é que as direitas dominam o país com a velha máxima: "suguem o máximo que puderem, depois venham para o nosso lado"!

    • Alguém precisa dizer para o Sr. que a corrupção por sonegação (retenção dos recursos públicos nos bolsos dos corruptos, na maioria das vezes pagos pelo povo, porque já vêm embutidos nos preços dos produtos e serviços)é 10 vezes maior que a corrupção política. Já ouviu falar no sonegômetro?

  • Essa cultura arraigada entre boa parte da população de que a investigação não vai dar em nada e que só serve para fabricar notícia, é o combustível para persistência de políticos, empresários, entre outros, em cometer irregularidades como se fossem a coisa mais normal do mundo. Aqui em Brasília, por exemplo, o candidato a governador Arruda ,mentor da "Caixa de Pandora", mesmo condenado pela Justiça e pelo TRE, continua na disputa liderando. Seus eleitores,muitos deles ligados a movimentos e instituições que tem como bandeira de discurso a ética, justificam sua intenção de voto com o argumento de que Arruda rouba, mas faz. ? na trilha dessa certeza de impunidade que aparecem pseudos éticos salvadores da pátria que sabem que muitos não se importam com dissonância entre o discurso e a prática. Assim é bem possível que tenhamos um país governado por banqueiros e por reis dos transgênicos, e na cadeira da presidência sentada uma figura etérea da sustentabilidade e do discurso a favor dos pobres, apenas para "inglês ver".

    • Se o povo brasileiro fizer a estupidez de eleger a tal "fadinha da floresta" nós vamos viver tempos tenebrosos, pois de fada esse ser etéreo não tem nada, esta muito mais para ET das trevas, ou então aquelas figuras terríveis que saem da floresta para aterrorizar o mundo. Quem deve achar esse ser uma fada é o Itaúúúú, pois, o banco mais predador e sonegador do país vai reinar sobre todas as coisas.

  • Carlos,esse Jose Souza,é outro CABEÇA DE BAGRE,que o Brasil esta cheio.E por isso que eu não gosto de MUQUECA!

  • Marina acenou para Serra. Tio Rei suspendeu os ataques à Marina no blog dele. Aécio já era.

    • O Padim Pade Çerra, certo que o ET vai ganhar a eleição quer matar dois coelhos com uma marretada só, se vinga da DILMA pela derrota vergonhosa de 2010 e, destrói aquele que ele considera, com toda razão, seu pior inimigo, a Aécioporto das alterosas. Êta home vingativo sô, esse deve estar tão podre quanto o Fel-lha.

  • Pessoas como esse José Souza devem ser ignoradas. Ninguém pode perder tempo com esse grau de idiotice. Ou quem sabe é fake. Ou recebe para fazer esse trabalhinho sujo próprio de gente ignorante. Se expõe assim por algum motivo.

  • Debate na TV:

    Aécio p/ Marina: Fiquei sabendo que a senhora usou um avião fantasma. É verdade?

    Marina p/ Aécio: Fiquei sabendo que o senhor construiu um aeroporto na fazenda e usou irregularmente a pista. É verdade?

    Marina ou Aécio p/ Dilma: Fiquei sabendo que a senhora modernizou os aeroportos e aumentou a capacidade. É verdade?

    Dilma visivelmente constrangida responde: É verdade ! É verdade! Eu confesso. Não resisti. Tinha que melhorar a vida do povo.

    • Eu morro de medo de uma parcela expressiva dos eleitores cairem no conto de ideias medievais junto com sanguessugas dos mercados, embrulhados pela fada das florestas, e com discurso de "revolução do futuro". Esses marineiros são lunáticos e irresponsáveis. Acho que é hora de termos juizo e sairmos à luta para Dilma ganhar no primeiro turno.

  • Suponho que se for comprovado que a candidatura de Marina está contaminada por irregularidades em relação ao uso do avião,nós, os simples mortais, não ficaremos sabendo, porém, esse fato fará da Marina a candidata preferida do establishment, posto que poderá ser chantageada a vontade. Estará nas mãos dos abutres, se não lhes der o que querem... Sempre me pergunto sobre o que FHC teve que entregar em troca do segredo em relação ao filho da jornalista da Globo.

  • Alguem pode fazer um levantamento de quantas vezes Marina usou esse aviäo ?

  • Pergunte em qualquer creche.

    Se uma pessoal usou um avião de Doleiro e esta sendo processado, inclusive correndo o risco de ser cassado o mandato.

    Já se outra pessoa usou um avião que nem dono apareceu por 90 (noventa dias), e segundo a imprensa a PF esta descobrindo algo inexplicavel, o que pode acontecer?

    O povo brasileiro tem a obrigação de saber toda esta maracutaia. Doa a quem doer.

Related Post