A cara de pau dos ingleses com sua xenofobia

A BBC publica hoje uma reportagem dizendo que “mal tinha sido digerido o resultado do plebiscito que decidiu pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE) e começaram a pipocar nas redes sociais relatos sobre episódios de racismo e xenofobia” por toda a Inglaterra (Inglaterra, mesmo, porque Escócia e Irlanda não queriam sair a União Europeia).

É curioso o cinismo dos ingleses.

Logo eles a reclamarem de estrangeiros na Corte.

Espalharam a “Union Jack”, a bandeira do Reino Unido (meio que à força),  por todas as latitudes e longitudes como império colonial.

Uma rápida listinha, na Wikipedia das colônias e ex-colônias inglesas (e acho que está faltando) : Austrália, Birmânia;Basutolândia;Borgu;Bornéu ;Camarões;Ceilão;Chipre;;Colónia de Áden;Colônia de Fiji; Colónia de Natal;Colônia de Singapura;Colônia do Rio Orange;Colônia de Roanoke; Guiana; Hong Kong; Ilhas Gilbert e Ellice;Índia ; Malásia; Nigéria; Áden; Uganda;;Quênia; Córsega ;Egito; Rodésia; Rio Orange;Papua;Territórios Árticos Britânicos;Trinidad y Tobago; Kuwait.

Fora, claro, as 13 colônias norte-americanas.

Como disse em seu blog o coleguinha Fernando Molica:

“No fim das contas é mais simples definir os culpados – os imigrantes e a política que permite a chegada de tantos deles. É quase um paradoxo: a adoção sistemática de políticas conservadoras viabiliza uma saída ainda mais conservadora e excludente. Nenhuma novidade, a história está cheia de exemplos de busca de saídas fáceis, quase todas pela extrema direita.”

A mídia mundial, porém, não se descolonizou.

Sobre isso, busquei um vídeo muito interessante, capaz de fazer a gente pensar, do comediante Aamer Rahman, australiano e com pais de Bangladesh, sobre o que poderia ser, mas não é, “racismo reverso”.

Assista. Nada como se colocar no lugar do outro para entender a realidade.

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • Nenhuma novidade;
    Nazi fascismo é rampante no hemisfério norte já faz um bom tempo, desde a crise de 2008;
    Estados Unidos, Europa, está cheio. Só não foi anunciado pela grande mídia.

  • Adorei. Olhando pra carinha dele eu poderia jurar que ele tem pinta de humorista brasileiro: moreninho, politizado, engraçado com humor refinado...
    Eeeerrr............................. não.
    Não poderia ser um humorista brasileiro.

  • Mas, se é pra me colocar no lugar do outro, temos que começar a ser solidários com os ingleses. Pois bem.
    Imagine-se com a cara simpática destes senhores dá foto aí de cima. Imaginem-se no meio de Londres lutando pela exclusividade de sua terra-natal. Uma terra linda repleta de maravilhosos pedregulhos cercadinhos de grama onde morariam centenas de elfos, gnomos e fadinhas (e anão também, embora estes eu não sei se eles gostem). É a Britânia, terra da pedra (brita) que tem muita....pedra. Imaginem esta paisagem revigorante encoberta 364 dias do ano por uma garoa gelada e aquele barrinho gostoso te grudando no sapato (eu disse 364 dias porque o verão tem que cair em alguma data, ora bolas). Ê, beleza.Fora a euforia, a explosão de vida e graça de se ter uma soberana como a amada e desejada Beth e sua família de retardados. Não fossem eles não haveria micos na Inglaterra. O último foi o affair do herdeiro gatão Carlito, com uma moça um tanto acima do conceito de virilidade britânica (dizem que é um bofe, mas é fofoca de jornaleco).
    Concluindo, se não dá pra ser um indiano, cambojano, um negão arretado de qualquer lugar do mundo, também não é justo tê-los por perto só pra se fazer comparação. É que o inglês é inseguro. Feito a dona Simone do outro post. Não tem porque isto, sabemos. As inglesas medianas também são tão sexy quanto seus pares de raça pura. Mas, vai que...
    Melhor mesmo que fiquem em seu mundinho maravilhoso. É uma pena. Tá cheio de coxinha aqui sonhando com bolsa em Hogwarts. Embora eu duvide da qualidade da instituição. Onde já se viu escola de feitiçaria sem cátedra pra despacho e simpatia?

  • Povo malvado, imperialista, colonialista e esquecido. Tomara que a Irlanda do Norte e a Escócia caiam fora desse reino que fez a Guerra do Ópio, matou milhões de indianos, teve os corsários da rainha e saquearam em todo mundo. Amorais.
    ,

  • Essa Inglaterra racista e imperialista realmente mostrou sua cara. Uma tristeza para aqueles que amam a Inglaterra generosa e tolerante, como é o meu caso. Espero que os jovens britânicos e europeus, mas tb todos aqueles que se sentiram traídos com o Brexit, se levantem e façam barragem ao racismo e ao isolamento do bloc europeu. Os comediantes ingleses são geniais e sempre críticos desse Império arrogante.

  • A lista vai muito além Brito. Jamaica, Canadá, Guiana Inglesa (atual Guyana), África do Sul, China (mantendo o controle de Hong Kong até 1997)... E a lista vai longe. A Inglaterra invadiu, dominou, explorou e oprimiu muito mais que meio mundo. Mas é assim mesmo. Eles querem invadir, mas não aceitam receber pessoas dos países invadidos. Veja a revolta de um desses xenófobos ingleses se você falar que um cidadão britânico foi impedido de entrar em qualquer país do mundo. A direita é assim, iracional, incoerente, obtusa, burra, boçal...

Related Post