Cardozo: Ministro da Dilma ou amigo da “Veja”?

Reproduzo o post de Breno Altman sobre o gesto de José Eduardo Cardozo, ocupante da cadeira do Ministério da Justiça (evito, assim, o desconforto de chamá-lo de Ministro da Justiça, função elevada demais para alguém tão pequeno) de ir submeter-se ao interrogatório da Veja.

Não é possível que alguém, nas suas funções, submeta-se ao papel de gaguejar e salvaguardar a si mesmo em meio a um processo claríssimo de tentativa de ruptura da ordem democrática, do qual Veja é uma das pontas de lança.

Não é responder às perguntas de um jornalista da Veja, em meio a uma coletiva. É conceder-lhe um tratamento especial para que, tatibitati, o senhor Cardozo possa salvaguardar a si mesmo, enquanto tergiversa em relação ao seu governo e ao seu partido.

Nem sequer menciona o golpismo reinante na mídia, com certeza para não desagradar a revista que acusou, é bom relembrar, Dilma e Lula de participarem, diretamente, dos desvios da Petrobras.

A “batalha da comunicação”, pedida por Dilma, começa mal, muito mal.

Ministro da Justiça não
economiza subserviência

Breno Altman

O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, deu entrevista à TV Veja.

Pouco importa o conteúdo do que disse, pois relevante é a simbologia do fato.

Como é possível, a essa altura do campeonato, sem ferir a credibilidade do PT e do governo, um de seus principais integrantes ser cordial e afável com a revista que trata Dilma, Lula e outros dirigentes petistas como bandidos?

Como é possível a presidente decidir cancelar qualquer publicidade em Veja por seu caráter golpista, mas Cardozo conceder uma longa e sorridente entrevista?

Como é possível que o ministro se cale diante das arbitrariedades cometidas por setores da Polícia Federal para incriminar o seu partido, mas resolva prestigiar o veículo que mais convoca o atropelo da ordem constitucional?

Como é possível que a presidente convoque seus ministros para a batalha da comunicação e a atitude de Cardozo seja correr para os braços de uma revista criminosa?

Como é possível acreditar em qualquer compromisso do governo com a regulamentação dos meios de comunicação se o ministro da Justiça não perde a chance de se curvar diante dos monopólios?

Como é possível que Cardozo, cotado para o STF, vá apresentar credenciais para quem faz da pressão midiática sobre a corte seu instrumento de guerra contra a democracia e os direitos constitucionais?

Como é possível Cardozo ainda ser ministro da Justiça, se a única coisa que faz é cuidar de salvar a própria pele, bajulando os setores mais reacionários do país?

São perguntas que não podem calar.

Fernando Brito:

View Comments (66)

  • Devido ao carater (ou a falta dele) do elemento, nada disso espanta.
    A pergunta a ser feita é: o que segura esse cara no ministério?

    • De todos os ministros, o mais fraco, o mais ignóbil, o mais inepto foi o que a dona dilma deixou... Agora, o excelente ministro Mantega, essa ele tirou... Por que ela manteve esse cara que está claramente prejudicando o partido e ela mesma? Por que ela tirou o Ministro Mantega que era o que mais fazia por ela e pelo Brasil? Penso que essa senhora está se auto sabotando.. a si mesma, ao partido e ao Brasil... Quinta coluna fdp..

      • Prezado, neste angu tem caroço.
        A presença do zé no governo tem uma função a qual a gente não vê, não sabe e não consegue entender, mas existe.
        Imagino algo como a mesma função do Palocci no governo do Lula, que eu imagino ter dado "tranquilidade ao deus mercado" e/ou ser uma interlocução junto ao empresariado nacional ou mais especificamente paulista.
        A única coisa na qual não acredito é na eficiência deste senhor...

        • Você acertou, tem caroço. Só existe um dado muito importante. Cardozo foi advogado de Daniel Dantas, figura hoje recolhida convenientemente ao ostracismo da mídia. Acredito que Cardozo, sem competência alguma na função a ele delegada, ocupa um cargo estratégico para não lançar mais gasolina no fogo. E com isso ganhar, quem sabe, um lugar no STF. "Uma mão lava a outra e as duas lavam a b...".

      • Concordo quanto ao Cardozo. Fraco... sempre esperei mais dele... por parecer um tucano na cara de "limpinho e cheiroso", sempre achei que pudesse obter a simpatia da classe média e galgar postos mais altos. Mas se mostrou fraco, totalmente apático e apagado, mesmos e comparado a Tomaz Bastos.
        Já quanto ao Mantega, tenho minhas dúvidas. Afinal de contas e apesar de eu não concordar com essas medidas ortodoxas de arrocho fiscal, foi ele quem deixou o país chegar a essa situação de rombo que estamos hoje. E também não tinha credibilidade... tudo o que ele falava, o "mercado" entendia o contrário.

  • Chegamos a conclusão que o maior inimigo do Governo Dilma é o próprio Governo Dilma. A necessidade de comunicação com a população não significa dar entrevista para a Veja, Globonews, Folha, etc.

    Estes meios de comunicação querem é ver o caldo ferver e apostam alto para derrubar o Governo Dilma.

    Se comunicar é criar mecanismos de chegar ao povo brasileiro as informações deste Governo sem filtros e sem intermediários golpistas.

    Um Governo Federal de um partido político em 4 mandato seguido já deve ter experiências acumuladas de como bem informar a população. Faça elas aflorarem.

    E deixa de lado qualquer oportunidade de entrevista com golpistas, estes não merecem um tostão furado e nem sequer o respeito, porque não possuem, não zelam pela verdade dos fatos, nem se interessam pelo Brasil desenvolvido e nem se preocupam com a Democracia.

    Democracia que para eles significa: o PT fora do Poder, o Brasil de quatro frente aos EUA, o Mercado e o Capitalismo Internacional e mais nada!

    • > Chegamos a conclusão que o maior inimigo do Governo Dilma
      > é o próprio Governo Dilma. A necessidade de comunicação
      > com a população não significa dar entrevista para a Veja,
      > Globonews, Folha, etc.

      Nada contra dar uma entrevistas a estes grupos, dentro de uma coletiva.

      Mas... entrevista exclusiva??? WTF???!!!

      Dar uma entrevista exclusiva é sinal de prestígio. Para a Veja???

  • Só tem uma explicação possível: A Dilma tem o rabo preso com esse cara.

    • minha burrice é mui extensa e só agora entendi o "batalha das comunicações" dito pela, por mim e outros colocada no cargo de, PRESIDENTE DA rEPÚBLICA DO BRASIL ela vai acabar é com os blogs ditos progressistas e o marco civil da internet é para dar mais poderes para operadoras "nacionais" tamo FÚ.....!

    • Acredito que a explicação pode está literalmente relacionada com a área do "rabo", e o Cardozo tem usado a "cabeça" para ganhar a sua vaga no STF.

  • Não consigo entender como esse senhor continua num ministério tão importante como esse da justiça, durante todo o imbróglio da ação penal 470 ele foi mais que omisso, ele contribuiu com os tucanalhas e essa mídia surja que mente, na medida em que não enquadrou os delegados federais que faziam campanha escancarada para Aécio Neves, ferindo o código de ética que regula a profissão.

  • Estou pasmo, enojado, pusilâminidade tem limites gente, que desprezível esse ser…como as ruas estão fazendo falta pra esse PT, de Presidenta a Ministros, temos que manda-los todos pro olho da rua, lugar que ao que parece eles nunca conheceram, a não ser pelas telas da sua tv favorita…estou prestes a vomitar ...

  • Esse tucano, Zé Eduardo Cardozo, que é conivente com os ataques do PIG ao Governo Federal, está dentro do Governo Dilma por quê?

    A Dilma é refém desse sujeito conivente e subserviente ao PIG?

    A Dilma concorda com os atos coniventes e subservientes do Zé Cardozo?

    O Zé Cardozo só é ministro da justiça bem minúsculo para defender a sua honra e mais nada?

  • Um grande problema dos petistas: Não podem ver uma câmera. Falam pelos cotovelos....

  • A única dedução sobre as atitudes e não atitudes do governo e do PT, é que realmente cansaram de fazer política e querem ser trancafiados em uma penitenciária de segurança máxima. Inacreditável!Querem realmente destruir o PT. Nunca vi coisa igual em minha vida. Tantos erros recorrentes.

Related Post