A pichação diante do apartamento de Jô Soares não pode ser deixada na conta das “brincadeirinhas”.
Se eu escrevesse aqui “morra Fulano” – e não escrevo porque não quero matar ninguém – eu seria processado criminalmente.
O “coxinha” nazista, ou o grupinho deles que pichou a frase (certamente tinha mais de um, vigiando se passava alguém) não deve receber diferente tratamento do que eu teria.
Aliás, mais grave ainda, porque conjugado a dano material no patrimônio público, o que não tem um texto.
Jô Soares pode, como qualquer um de nós faria em outras circunstâncias, não pretender processar.
Mas as autoridades públicas e as corporações comprometidas com a liberdade de imprensa e das regras democráticas de convívio precisam vir à publico pedir que se responsabilize quem faz isso.
Porque a distância entre pichação, intenção e gesto agressivo está ficando cada vez menor no Brasil.
A cultura do ódio, que instilaram na sociedade toma conta de cada vez mais gente microcéfala, e não estão faltando provas disso: agressões, humilhações e, agora, até o vandalismo no túmulo de Chico Xavier.
Exatamente como fazem os neonazistas com as sepulturas judaicas, mas com o mesmo sentido contra a memória de um espírita.
Não dá para levar na brincadeira.
Mesmo que Jô Soares não se preocupe quanto a si, amanhã será com outro sem suas condições de reagir e exigir providências.
View Comments (27)
Falta-lhes argumento, Falta-lhes voto. Só contam com o PIG, nojento. O PIGODIO, de esgoto.
Mas, José, este é o problema!
E não só a mídia. Eles têm o judiciário a favor deles também. Então, acredito que estamos de mãos atadas.
Mas os coxinhas do judiciário também se guiam pelo PIG. São intelectuais de apostilas.
Olha a manchete do Uol para esse episódio:
http://i59.tinypic.com/af96j9.jpg
Como diz o jurista Luiz Flávio Gomes à exaustão, o que falta neste País é a prevalência do "império da lei". Acrescento: isenção da grande mídia daria um grande impulso à democracia.
A população não pode continuar intimidada por uma bando de fascistas. Alguma coisa tem que ser feita para barrar essa insanidade. Há exemplos na história que terminaram em tragédia. Tudo deve ser cuidado com responsabilidade, a espetacularização da Lava Jato não me parece que possa interessar à justiça, ao que tudo indica só interessa à oposição que gasta dinheiro dos brasileiros para ir se intrometer na política interna da Venezuela. Essas pichações são mais que vandalismo, instigam ódio aos que pensam diferente.
Se depender do ministro Cardozo, o Jô está é frito.
Certamente, o Conselheiro Acácio, digo, o ministro da justiça vai declarar que a atitude dos pichadores foi "republicana". Frase pronta para tudo, na base do "não me comprometa". E Dilma? Também não quer se comprometer.
Se investigar, pega!....
Duvivo muito que nesses lugares não tenha um camera a cada dez metros, ta facinho pegar o cidadão é só querer, e o ze-soneca acordar.
A cada semana presenciamos mais cenas de ódio.
1. Cenas manipuladas na Parada gay para incitar o ódio contra os LGBTs;
2. Um policial que atirou em cães indefesos na frente da dona;
3. Uma menina adepta do candomblé foi atingida por pedras por evangélicos;
4. O túmulo de Chico Xavier foi vandalizado;
5. Jô Soares ameaçado;
6. Chacina entre adolescentes;
7. E tem uma outra notícia correndo hoje que não me atrevo a tirar conclusões precipitadas mas tb remete à ódio religioso;
Isso em apenas duas semanas! Nada mais representa do que os gritos de vai tomar no .. pra presidenta na Copa do Mundo. Estamos misturando ingenuidade, poder, ódio e inexperiência de uma forma explosiva.
Alguém ai agora se surpreende com os quase 50% de votos de Aécio? Alguém agora entende a escalada de sucesso de Eduardo Cunha? Os telejornais incitam o ódio, a população está cansada das altas taxas de criminalidade. Atingem o Executivo sendo guiados por um Legislativo corrupto e um Judiciário hipócrita.
Incitar o ódio num país jovem é o mesmo que um adolescente ser enxovalhado e tomar decisões com os hormônios á flor da pele. Se não houver um grande pacto das entidades de bem, não haverá volta e passaremos anos em guerra civil.
Eles não sabem o que estão plantando. Isso não é bom para ninguém. São ricos e poderosos, mas um conflito social pode ser incontrolável e eles tem muito a perder. É bom que todos façam suas reflexões e se acautelem. Extremismos nunca existiram no Brasil. Infelizmente uma mídia golpista e irresponsável está contribuindo enormemente para açular o ódio e a intolerância social. Ainda há tempo de reverter essa situação antes que o caus social se instale.
Esta parecendo que é o caos o que eles querem. Desestabilizar ainda mais o país. Faz parte da estratégia de manipulação de massas.
O Cardozo está esperando algum coxinha fundamentalista dar um tiro e matar um militante do PT. Aí ele vai se mexer. E será tarde.