Cardozo, não deixe órfão o caos que você ajudou a criar…

A Folha anuncia que o Ministro da Justiça pretende deixar o cargo.

Diz que é pelas “pressões do PT”.

Conversa.

Cardozo é petista há tempo suficiente e acumulou responsabilidades dirigentes no partido para conhecer bem o partido e ter, dentro dele, apoio suficiente se sua atuação como ministro existisse.

E não existe.

Sua gestão, para o bem e para o mal, marcou a completa ausência do poder público do debate jurídico e da coordenação política do aparelho policial e das relações com o Judiciário e o Ministério Público.

Cardozo sempre disfarçou sua abulia sob o manto da “liberdade de atuação institucional” da Polícia Federal e da total falta de articulação com quem quer que seja.

Foi um ministro capaz de fazer com que o Ministério da Justiça, que já foi o mais importante instrumento político dos governos da República, parecer uma repartição inútil.

Aconselhou, participou e foi responsável pelo momento de maior abulia de uma administração atacada, sitiada, solapada e agredida por todos os lados e de todas as formas, sobretudo a do desvio inaceitável dos ritos policiais e judiciais.

Sob sua gestão, sem nenhum tipo de reação, a Polícia Federal transformou-se, por vários de seus integrantes e dirigentes, um núcleo de conspiração, sem nenhuma providência. Ao ponto de autoridades policiais nem mesmo se pejarem de formar grupos no Facebook, chamando de “anta” a Presidenta da República ou brincar de dar tiros ao alvo em seus retratos.

Até na área da legislação penal, a aprovação – parcial ainda, felizmente, do maior retrocesso em matéria de civilização já visto neste país é uma espécie de corolário às avessas de sua passagem pelo Ministério da Justiça.

Isso não é democracia nem isenção. É zona. Ou se preferirem algo mais gentil, deixar à matroca.

Não se alegue que a abulia provém de Dilma. Pode ser, mas um auxiliar capaz e digno deste nome a estimularia a reagir e não se prestaria a ser o agente do “fazer nada”, enquanto a baderna institucional se espalha em sua área.

E não é por isso que, agora, manda vazar que “está de saco cheio” e pretende sair.

Tudo, no Ministro Cardozo, é falso e vaidoso.

Tanto que a mesma matéria da Folha, onde se aventa sua renúncia ao cargo,  registra:

” Eles acreditam que o ministro busca, na verdade, um afago de Dilma para permanecer no governo fortalecido, em meio ao tiroteio petista contra sua permanência.”

É duríssima a disputa entre ele e o ministro Aloízio Mercadante pelo posto de figura mais canhestra e narcísica desta administração.

A saída de José Eduardo Cardozo, parafraseando o clichê, preenche uma lacuna na atuação do governo ou, no máximo, implicaria na substituição do do nada por coisa alguma.

Politicamente, porém, representaria um golpe – mais um – na cambaleante autoridade da Presidenta, que já percebeu que, como seus auxiliares não a defendem, tem de defender sua própria honra, o que lhe traz desgastes e polêmicas sobre os limites de suas declarações, como a feita em Nova York sobre a natureza dos delatores.

Até mesmo figuras lamentáveis como Eduardo Cunha e Renan Calheiros são capazes de se defender e o fazem.

Porque quem não se defende está fadado a, merecendo ou não, cair.

Ou, como faz agora o quase-ex-dândi da Justiça, podendo, pular do barco adernado.

O que, aliás, diz muito de sua natureza.

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • O Zé da justiça, antes de sair, precisa prender o Moro, e deixá-lo mofar até ele delatar: a serviço de quem ele trabalha?

  • Finalmente Cardozo o maior tucano camuflado do Governo Lula/Dilma jogou a toalha , é um momento de felicidade , fora Cardozo , pois você é Inócuo , insosso, omisso para com seu partido e seus pares, por isso, sua saída será festejada por todos.

    • Vai tarde mesmo! O ministro Zé Davagar Cardozo tem que ser rápido para pedir demissão. Só espero que a Dilma coloque no lugar uma pessoa que defenda o Governo e acabe com a baderna tucana na PF.

  • Vai, cardozo, e já vai tarde! Que o siga mercadante e que o PT nacional faça uma peneira pra ficar só com o que presta do PT paulista.

    • Dou o maior apoio ao sinistro da justiça. Caia fora, e logo. Ainda dá tempo para se filiar à oposição para as próximas eleições.

  • impressionante esse cara fazer parte do PT...diz muito sobre o próprio PT...estou tentando me filiar, aumentar a base de esquerda do PT...sabe o que acontece? Um ano sendo evitado pelo diretório...não sei se o PT pretende mudar...lula está sozinho la dentro, aproveitadores e pseudo progressistas...a dilma passeando nos states que querem derrubá-la...e o pau quebrando aqui..de todas as formas possíveis. Ta difícil defender meu voto "técnico". O unico argumento que me sobrou foi: com a direita é ainda pior.

    • Tb estou tentando me filiar, mas o diretório se finge de morto. Acho q vou pro PCdoB

  • Se sair, será um alívio, ainda que tardio. Dilma se livrará de um peso morto - bem pesado, aliás.

    • ... Agora, o 'Zé'terá mais tempo para "tornar a barriguinha mais branda"!
      Boas 'pedaladas', ex (sic) 'miniSTRO'!...

      • ... Ah, e use, preferencialmente, as ciclovias do Haddad!
        E todo cuidado com o filho do Eike Batista!
        Aquela vítima do "ciclista imprudente"!
        Na Justiça do 'Zé' Tucano'!...

  • não há governo que guente cardozo e mercadante junto. um já é muito peso morto... huummm Comparato acho q não né?

  • Do jeito que a Dilma está inspirada nesse segundo mandato, é capaz dela colocar gente pior.

    • … Ou mesmo o Miguel Reale Junior – autor de “parecer técnico” a favor do impeachment da presidente a pedido do ‘Aécio Furnas Forever’ – e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso...

  • Falta fazer um acordo com a oposição e nomear o republicanamente o carlos sampaio. Tambem o ministro do trabalho do pdt está desembarando. Isso significa que já estão contando com a queda proxima de sua excelencia a rainha republicana da inglaterra e estão se safando para não terem o nome associado ao golpe. É isso ai confundir covardia com republicanismo. Alias me ocorreu se um general de pijama bacharel não podia ser ministro da justiça para recomeçar com a repressão aos subversivos comunistas que ainda estão rondando por ai. Ou o moro afinal ele é o responsável pelo "nunca se investigou tanto (o pt)" ou o nunca se investigou o psdb. Pronto quer republicanismo maior?

    pelo "nunca se investigou tanto

    • ... Ou mesmo o Miguel Reale Junior - autor de "parecer técnico" a favor do impeachment da presidente a pedido do 'Aécio Furnas Forever' - e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.

  • ALVÍSSARAS

    Uma boa notícia, digamos, "mais branda"!

    ###################################

    Cardozo diz a aliados que quer deixar o governo

    02/07/2015 02h00

    Quatro anos e seis meses após assumir o Ministério da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT) confidenciou a amigos que deseja deixar o governo Dilma Rousseff.
    (...)

    [HORA DO RECREIO]

    É quase certo que uma saída de Cardozo levaria a mudanças no alto escalão da PF. O atual diretor-geral, Leandro Daiello, é homem de sua confiança, e é ele quem define quem comanda a polícia nos Estados.

    [Dileto(a) (e)leitor(a), agora, imagine se o atual diretor-geral, Leandro Daiello "não fosse homem de confiança do 'miniSTRO' 'Zé Tucano' da Justiça"!...]

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/p...

Related Post