Cariri, São Borja: o “volta, Lula” será o Getúlio do sertão? Por Luís Costa Pinto

 

 

Quando a análise política se reduz ao que dizem os gravatinhas nas conversas de iluminados, perde-se a perspectiva do povo e fica-se, apenas, com a da “opinião pública” que, como disse o Barão de Itararé, se confunde com a opinião que se publica. Reproduzo, abaixo, o trecho de um dos que não a perdeu,  Luís Costa Pinto, colunista do igualmente ótimo Poder360. Com todas as ressalvas de que não somos adivinhos, os 30 anos de janela de Costa Pinto o deixam antever o que para muitos é o “inviável”, porque nutrem o traiçoeiro pensar de que a mídia pode tudo e o povo não tem a memória como defesa.

Sem o arbítrio do meu “enxugamento”, que lhe tira parte do sabor do texto (aqui, inteiro), o que diz Luiz Costa Pinto. No título, à guisa de perdão, a metáfora que podei, a do “Bota o retrato do velho outra vez“, a mostrar que aquela memória é, como dizia o velho Brizola, algo que vem de longe…

Monteiro (PB) será uma São Borja rediviva?

Luís Costa Pinto, no Poder360 (trecho)

Se tudo certo, o domingo de Lula no Cariri será a coroação de uma semana perfeita para quem cruza tempestades e tornados de peito aberto, envergando uma prosaica sunga e segurando um garfo à mão, na falta de para-raios.

O depoimento dado ao juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, na terça-feira 16, rapidamente virou munição a favor do ex-presidente. Dono de uma capacidade singular de dominar a cena, respondeu por 48 minutos a perguntas frágeis da acusação e saiu gigante da sala de audiências. No dia seguinte, o ex-presidente discursou numa manifestação gigantesca na Avenida Paulista e começou a fazer convergir a seu favor a agenda da antirreforma da Previdência Social. Essa reforma, proposta pelo governo, assusta a todos de forma planificada.

Por fim, a autoanistia que parlamentares de todos os matizes ideológicos negociam (exceto, é verdade, PSol e Rede) terminará por conferir a Lula as credenciais necessárias para uma nova candidatura à presidência. Estará apto a fazer constar seu nome nas urnas de 2018, como todos os demais políticos querem se ver aptos a tal. Esse é o risco que correm os adversários do petista, cujas planilhas de cálculos políticos já foram acionadas: se tudo o que foi feito em 2016, passando a patrol na Constituição, justificou-se perante o status quo a fim de banir o PT e seu líder maior das urnas, aniquilando as chances que teria de voltar ao poder, valeria a pena seguir com a autoanistia destinada a manter as cabeças do establishment parlamentar sobre os pescoços mesmo sabendo que Lula e o lulismo ressurgirão no horizonte na forma de uma revoada de fênix?

Michel Temer foi a Monteiro e inaugurou formalmente o mais simbólico eixo da transposição do São Francisco. Em mais um de tantos gestos equivocados de comunicação a assessoria presidencial fotografou o presidente isolado, solitário, passeando pelas margens do canal leste da obra. As imagens que veremos do domingo trarão, seguramente, um Lula carregado nos ombros do povo sofrido e agradecido do Cariri. Um Lula exibido como troféu de anos de luta.

A simbologia do troféu humano será, sempre, a do pernambucano emigrado para São Paulo, vencedor antes as vicissitudes da vida; vitorioso e perseguido. Uma síntese de como se sente a maioria dos brasileiros: vivo ante as perseguições e injustiças que inegavelmente sofre. A imagem de um Lula de pé junto ao povo, mesmo depois de ver tombar a companheira de quase toda a vida, Dona Marisa, e forte e resiliente mesmo tendo lutado contra o câncer que quase o tirou a voz e, pior, quase o matou, será icônica em tempos estranhos de listas, para-listas e contra-listas de corruptos e de corruptores nos quais quase todos envergam o lombo ou submergem qual jacaré no Pantanal. Quem não o faz, desfila majestoso e altaneiro como um macho alfa na savana.

De Monteiro (PB), abençoado pelas águas transpostas do Rio São Francisco desde os lagos de Sertânia (PE), Lula autorizará que se faça ecoar pelo país seu “Eu Voltarei” contemporâneo. Em 1949 os postes do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Porto Alegre e do Recife amanheceram, certo dia, coalhados de cartazes com a frase e reproduções da entrevista. Na segunda-feira o Brasil despertará com uma flash mob instantânea em que o protagonista terá voz rascante, sorriso de tio bonachão, sangue nos olhos e faca nos dentes. 

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Ninguém parece estar muito interessado nos dados do emprego de fevereiro, mas os números mostram muitas coisas importantes.
    Uma delas:
    Norte + Nordeste: MENOS 40.000 vagas de emprego
    Sul + Sudeste: MAIS 60.000 vagas de emprego
    Centro-Oeste: MAIS 15.000 vagas de emprego
    Lula vai continuar ganhando todos os votos no Norte/Nordeste e continuará com dificuldades no resto do país.

    • O levantamento não tem credibilidade. Os números sofreram uma tortura indizível para saírem com esse resultado. Mas o que acosta Pinto não está percebendo é que, antes de que os parlamentares votem anistia de caixa dois, haverá um segundo acordão, que renovará o pacto de trocar a liberdade dos corruptos por alguma coisa que beneficie o golpe. Agora, não mais pelo impeachment, mas sim, pela prisão totalmente arbitrária e maluca de Lula, julgado a toque de caixa pelo juiz que se conhece. O tempo é de "altas negociações". Depois, todos estarão mais uma vez livres para fazer o que sabem fazer: Desmontar e dilapidar o país.

      • É o número do CAGED, que as próprias empresas enviam ao MTE. Porque não tem credibilidade? Acha que o MTE inventou números diferentes dos reportados? Tem alguma evidência disso? E que tipo de tortura sofreram? Consegue explicar?
        Você tem algum embasamento para dizer isso ou está apenas acusando sem qualquer prova (como os golpistas adoram fazer, aliás) simplesmente porque não gostou dos números? Faz isso não, companheiro.

        • A própria Míriam Leitão falou que não são números definitivos, e que trata-se de apenas uma entre diversas avaliações.

          • Isso é uma interpretação dos números, com a qual concordo, aliás.
            Questionar a credibilidade, como vc fez, é bem diferente....

          • Dou-lhe razão, talvez tenha me excedido. Mas acontece que estas poucas horas que se sucedem à entrega da lista do Janot surgem como tão cruciais para o governo Temer e seus suportes, que tudo o que surja com jeito de tentativa de vender uma recuperação econômica que não apresenta suficiente consistência, apresenta-se como duvidoso. São horas de desespero. Aliás, só o desespero explica reuniões madrugadeiras como a promovida pelo Gilmar com um grande grupo dos maiores suspeitos de corrupção deste país, inclusive o próprio Temer.

          • Óbvio que esses números não sinalizam recuperação nenhuma. Isso é apenas um ponto, precisamos ter uma reta para falar em recuperação...
            E sinceramente, não acho que Temer vá cair, pq a única chance é o TSE do Gilmar. Acho que o foco de toda e qualquer mobilização que for feita agora deve ser no sentido da reforma da previdência. O "fora temer" é inócuo, assim como a lista da Odebretch. Não importa quem esteja, pq os julgamentos serão (se acontecer) daqui a pelo menos uns 5, 6 anos...
            Acho que a mensagem é a seguinte: não podemos deixar esses corruptos que não foram eleitos mudar a previdência dessa forma. O golpe e a lista são pano de fundo...

      • Se questionarem: De que modo se fará este acordão? A resposta é: Adiando a votação da anistia para depois do julgamento relâmpago de Lula. A defesa de Lula terá de ser extremamente sagaz para não pedir imediatamente recurso ao tribunal regional que também está nas mãos golpistas. Este meio tempo forçará talvez uma reação incontrolável. Por outro lado, com o desdobrar dos acontecimentos, os parlamentares corruptos verão que será desnecessária esta votação de anistia: Todos os corruptos estarão automaticamente anistiados e ninguém mais será perseguido, desde que vote sempre a favor dos projetos diabólicos supostamente oriundos do Temer.

    • Tanta dificuldade , que na hora H ate coxinha vota nele , e vai ganhar com os pés nas costas.

  • Posto, por considerar extremamente importante e lúcido, o artigo de Jefferson Miolo para seu blog no Brasil 247. A lista do Janot pode ser chamada de Artifício Jurídico Golpista 2.0, dois ponto zero, e o lançamento imediato da candidatura de Lula, com uma agenda inteligente e impactante que inicie talvez de fora para dentro, do exterior para o interior, será a única possibilidade de salvação que a democracia e o próprio país terão nestes dias cruciais.:

    O truque de Janot para implodir a candidatura de Lula

    16 de Março de 2017

    Jeferson Miola

    Integrante do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea), foi coordenador-executivo do 5º Fórum Social Mundial
    O que poderia ser celebrado como sinal de normalidade institucional – os pedidos do Rodrigo Janot ao STF para abrir inquéritos das delações da Odebrecht – na realidade é apenas um truque do procurador-geral para [i] proteger o bloco golpista, em especial o PSDB; mas, sobretudo, para [ii] viabilizar a condenação rápida do Lula e, desse modo, impedir a candidatura do ex-presidente em 2018, isso se a eleição não for cancelada pelos golpistas.
    Janot seguiu fielmente Maquiavel: "aos amigos, os favores; aos inimigos, a lei". Os golpistas, cujos indícios de crimes são contundentes, com provas de contas no exterior, jantares no Palácio Jaburu, códigos secretos para recebimento de dinheiro da corrupção e "mulas" para carregar propinas, serão embalados no berço afável do STF.
    Lula, sobre quem não existe absolutamente nenhuma prova de crime, foi denunciado por Janot e será julgado por Sérgio Moro, um juiz parcial, que age como advogado de acusação. Ele é movido por um ódio genuíno e dominado por uma obsessão patológica de condenar Lula com base em convicções [sic]. Janot entregou a este leão faminto e raivoso a presa tão ansiada.
    Os fatores que permitem prospectar esta hipótese da sacanagem do Janot são:
    1. as listas parciais divulgadas em 14 e 15/03/2017 implodiriam qualquer governo, quanto mais o apodrecido e ilegítimo governo Temer – implodiriam, mas não implodirão, porque estamos num regime de exceção;
    2. foram denunciados nada menos que: seis ministros [Padilha, Moreira Franco, Aloysio Nunes, Bruno Araújo, Kassab e Marcos Pereira] + os dois sucessores naturais do presidente em caso de afastamento do usurpador [Rodrigo Maia e Eunício Oliveira] + o idealizador da "solução Michel" para estancar a Lava Jato, atual presidente do PMDB [Romero Jucá] + o presidente do PSDB [Aécio "tarja-preta"] + quatro senadores da base do governo + cinco governadores + três deputados que apóiam Temer + três senadores da oposição + dois deputados de oposição;
    3. uma pessoa iludida poderia concluir: "é uma decisão corajosa e imparcial do Janot"; afinal, ele investiga personagens poderosos e, aleluia, inclusive o PSDB. Ilusão: esta é, exatamente, a manobra diversionista do Janot;
    4. os denunciados do governo golpista, todos eles, inclusive os sempre protegidos tucanos, têm foro privilegiado, e por isso serão investigados pelo STF, e não nas instâncias inferiores do judiciário [com minúsculo]. É verdade que Janot denunciou também golpistas sem foro privilegiado. Esses, porém, são as "genis" Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, já presos; e Geddel Vieira Lima, que já está no corredor do cárcere;
    5. o supremo [com minúsculo], demonstram estudos da FGV, é a instância mais lenta, mais politizada [eventualmente mais partidarizada, para não dizer tucana] e mais inoperante do judiciário. A primeira lista do Janot, por exemplo, entrou no sumidouro do STF há dois anos [em março/2015], e lá dormita até hoje, sem nenhuma conseqüência na vida dos políticos denunciados por corrupção;
    6. a composição ideológica do STF é aquela mesma que, agindo como o Pôncio Pilatos da democracia brasileira, lavou as mãos no processo do impeachment fraudulento, e assim converteu o supremo em instância garantidora do golpe de Estado que estuprou a Constituição para derrubar uma Presidente eleita com 54.501.118 votos;
    7. é fácil deduzir, portanto, qual será a tendência do STF na condução dos processos dos golpistas. Se esses julgamentos iniciarem antes de 2021, será um fato inédito.
    A lista do Janot é um instrumento ardiloso da Lava Jato e da mídia para a caçada do Lula. Janot faz como o quero-quero, pássaro que grita longe do ninho para distrair os intrusos, afastando-os dos seus filhotes.

  • Temo que se Lula for impedido de voltar a se candidatar, o Brasil será destruído pelas políticas neoliberais, que já provaram que onde ela é implementada, ali se instala a Miséria. Estamos sendo geridos por um governo de ladrões sustentado pela mídia e pelo judiciário com a economia comandada pelo capital , onde as pessoas não contam e seus destino é ser como gado, para abatedouro.

    • Se Lula for impedido de se candidatar, o Golpe terá ido longe demais. E empurrará as Forças Populares para a única saída que restará ao povo, ou seja, só restará a este a radicalização total: A pregação da derrubada do Golpe e da anulação sumária de todos os seus atos.

  • Brasileiros parem de serem alienados pelo circo de novelas e futebol por pelo menos um momento na vida e vamos resolver os deveres de nossa pátria, vamos defenestrar esses bandidos corruptos ilegítimos que usurparam nossa nação. Criaram um tempo de exceção, retirada de direitos e estão massacrando os brasileiros que se importam, tentam destruir a CLT e a previdência para gerar grande miséria e o retorno de uma escravização aos ditames de criminosos que querem mais que o Brasil se exploda. Políticos canalhas blindados envolvidos em crimes mais as instiuições podres deram golpe com ajuda da mídia lixo, e essa mídia lixo aliena e segura a reação do povo brasileiro, para que o mesmo seja estuprado pelos financistas e oligarquias internacionais associados a falsas operações que tem como objetivo perseguição a um só partido, destruindo empresas brasileiras e lançando o povo brasileiro na miséria, para mantê-lo refém de políticas criminosas de rapinagem e traição ao Brasil. Os canalhas perderam o respeito pelo povo brasileiro e pela FAs que estão em silêncio total, se movendo, numa calma daquelas que vem antes das tempestades e ela virá. Vamos retomar o Brasil dos corruptos ladrões do futuro de nossos filhos e dos nossos direitos.

  • Sou sulista e descendente de imigrantes italianos mas vou marcar uma viagem a Monteiro somente para tomar um banho nas águas do São Francisco.
    Viva o nordeste viva o povo nordestino!

    • O povo sulista sempre foi tido pelo povo nordeste como irmão querido. Os dois se identificam demais, talvez por serem dois extremos do país. Teixeirinha é um dos artistas mais reverenciados no Nordeste e sempre se está tocando suas músicas em algum lugar dessa região.

  • Domingo, o povo nordestino mostrará o que realmente significa opinião pública, tão difundida e confundida com a opinião parcial de nossa mídia.

  • Eh isso que o momento exige : "Sangue nos olhos e faca nos dentes" !!! Texto forte, corajoso, honesto e pertinente para o momento. Escolha perfeita do FB :-)

  • Ainda assim,embora possa vir a ser, uma grandiosa repetição de momentos históricos,que o Brasil expurga em pouco tempo.O velho Getúlio,continuou a ser fustigado pela ETERNA UDN, UNIDOS DEVORAREMOS A NAÇÃO, que continua vigilante e com os olhos voltados,SEMPRE E SEMPRE,para o NORTE.Não em busca de VÉSPER,mas de seus GUIAS,daqui,até a eternidade.Quisera estar ERRADO,mas acho que não...

    • O problema é que Getulho sofri de depressão profunda e tinha medo do povo , já LULA vibra no meio do povo e não é nem um pouco depressivo.

      • Vero ! Tanto Lula como Dilma não são nada depressivos; essa dupla sabe muito bem o que o Brasil precisa e nem um nem outro acha isso impossivel, sabem como somente os sabios podem saber que nada cai do céu, e que é preciso lutar, construir e ir à luta todos os dias, sem arrego ! Regra basica que deveria ser seguida por todos. Simples assim.

Related Post