Outro dia escrevi aqui que a Ministra Cármen Lúcia via seu papel de presidente do Supremo Tribunal Federal reduzir-se ao papel de um decorativo pinguim de geladeira, mais ainda agora, com a posse de Alexandre de Moraes no STF.
Embora não muito gentil, do que me penitencio, a expressão provou-se verdadeira, com o anúncio feito pela Ministra de que se aposentará no ano que vem, bem antes do limite de idade (terá 64 em abril de 2018). .
Não é preciso dizer que a presidência que tem do STF é formal.
A liderança política do Tribunal está, escandalosamente, nas mãos do Ministro Gilmar Mendes, que mantém com o Planalto e o Congresso os diálogos formais, os informais e os impublicáveis.
Inclusive a anistia à Caixa 2 – numa forma que seja conveniente, para não ser contestada judicialmente – e uma reforma eleitoral que seja seu complemento.
A ministra que me perdoe, mas foi “covardemente valente” contra uma mulher, Dilma Rousseff, que podia estar fragilizada pelos então pretendentes a usurpadores, mas não acalmou a situação avisando previamente que ia “entregar a rapadura”. Porque foi covarde, por isso mesmo, a “gracinha”gratuita do “não é presidenta, é presidente”.
O resultado é que, politicamente, a senhora não é mais presidenta nem presidente.
Gilmar tomou todos os poderes. Não só em gênero, mas em número e grau.
E não precisou de impeachment, foi no grito e no tranco, mesmo.
A não ser que isso seja o sinal para obter solidariedade da corporação, porque é notório o desejo de Mendes de travar o voluntarismo dos juízes , agora que feito o “serviço” de tirar a presidenta, com seu beneplácito.
Parece que não, porque se aposentando, como anunciado, no início de 2018, entregará outra cadeira do STF a Michel Temer, quem sabe para o ministro-Salmonella Osmar Serraglio?
PS. Ou o Estadão ou Carmem Lúcia, um dos dois se desmentiu. O link do jornal foi mantido, mas a matéria foi modificada e só lá no final há o registro da “correção”. Agora, a versão é de que Cármem Lúcia apenas “quer conciliar a função de ministra com a de professora. Lotado como anda o Supremo, a ver.
View Comments (33)
Mais um tucano será indicado para o lugar dela.
Mais um ditador ao estilo Gilmar.
Nada de reforma constitucional, o negócio é revolução já ! é guerra civil já !
Penso eu que isso já está prestes a acontecer, porque eu já estou de saco cheio dessa política nojenta, onde uma presidenta honesta é golpeada por um bando canalhas, canalhas, canalhas, no congresso e no senado.
Tu ta puto? pra que? fique frio se der em outubro agente se vinga. se der.....
Salafrario tem chance? eu daria.
Por tradição, o STF pode ser considerado uma curva de rio. Ali só para tranqueira. A `Cármen Lúcia se desprenderá e continuará boiando, livre, leve e solta rio abaixo.
Seria aconselhável não andar de carona em aviões de amigos para finais de semana festivos.
E assim, o "governo" do golpe fica com mais uma vaga aberta no stf. A vida do próximo governo eleito legitimamente (se houver eleição) se transformará num inferno. Não adianta sonhar com Lula, Ciro ou quem quer que seja. Não há solução para o brasil mantendo-se o atual quadro institucional. Não me iludo achando que o povo terá capacidade de não eleger outro congresso tão ruim ou pior do que este e com o stf/justiça dominados como estão, o próximo presidente será refém desta gente. A presidenta do stf amarelou. A ousadia dos canalhas é demais para ela.
E ai? U$ 10,000,00 por mes tou preucupado pra caramba com a planicie. vao se arrebentar seus fariseus. nao tem crise por aqui.hehehe
É mesmo!!! pode empurrar terceirização irrestrita e reforma da previdência no rabo do zé povinho.
Por isso Aécio disse que o povo tinha que se acostumar com reforma da CLT e previdência, foi acusado de receber 50 milhões de dólares.Está com a vida ganha.
Negada.......só é ruim por dar ao Temer mais uma vaga, coisa que eles não desperdiçarão como fizeram os nossos republicanos petistas. Mas a própria CL não passa de um LIXO JUDICIÁRIO, COMO A MAIORIA, PERCEBA-SE.
100 anos em dois em marcha-ré na história, esse será o legado do Temer e da tibieza infantil de Dilma Roussef, Rui Falcão, Zé Cardozo , Paulo Bernardo entre tantos.
A GUERRA será longa e a coxinhada está do outro lado, traidores e canalhas. A História avisa, não traz boa sorte perdoar os traidores....
Dilma perdeu o governo quando deixou Zé Cardoso permanecer no MJ no segundo mandato.
A lava-jato impediu a recuperação econômica do país.
Eu teria fritado ele o e Daiello.
Com Gilmar, o broncossauro, o resto do STF parece feito de louça, todos muito frágeis para defender uma Constituição. Imagina, então, de defenderão o Brasil...
Imagina, então, se defenderão o Brasil...
Gilmar ganha no grito e os outros se calam.