Carreira “política” de Costa na Petrobrás começou na era tucana

O Tijolaço teve acesso a um documento que traz informações que a mídia tem sonegado à população brasileira.

Tem sido vendido à opinião pública que Paulo Roberto Costa, agora no epicentro de um escândalo de corrupção, teria começado sua carreira na Petrobrás em 2004, quando foi nomeado diretor de abastecimento.

Não é verdade.

Costa entrou na Petrobrás em 1979, quando participou da instalação das primeiras plataformas de petróleo na Bacia de Campos.

Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal se deram em governos tucanos.

Em 1995, sob a gestão de FHC, é indicado como Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas.

Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. Foi diretor, por exemplo, da GasPetro de 1997 a 2000.

Sua indicação para diretor de abastecimento em 2004, na gestão Lula, era o caminho natural de alguém cujas funções internas lhe permitiram deter informações estratégicas da Petrobrás.

Sob a gestão Dilma, Paulo Roberto Costa foi exonerado, primeiro, e depois preso pela Polícia Federal.

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • ... Agora, tem-se o horário da propaganda eleitoral no rádio e na TV! Por que não esclarecer a opinião pública? Ou o PT insistirá na tese de que o controle remoto selecionará o joio do trigo difundido pelo PIGolpista/fascista?...

    E a militância só comendo poeira! E ouvindo os desaforos proferidos pelo pessoal da DIREITONA [eterna] oPÓsição ao Brasil!...

    Ah, parabéns pelo excelente trabalho jornalístico desenvolvido pelos conspícuos jornalistas Miguel do Rosário e Fernando Brito!

    'Tijolaço' e 'Cafezinho', jornalismo de alto nível!

    • Quando a Bancada do PT Federal e Estadual, vão cobrar agilidade nas investigações do maior escandalo de corrupção em SP, que é o Trensalão Tucano, nos governos de Mario Covas, Jose Serra e Alckmin?

  • Miguel, quem o indicou em 1995?O que ele fazia lá?A PF e o juiz Moro vai também investigar épocas pretéritas e esse período?Porque só o período do atual governo? Afinal, será que não há documentos e vestígios de ANTES? Uai.É TUDO tão seletivo ASSIM?

  • Pois vou ao respeito do assunto,colocar uma ARENGA MENTAL que elaborei com meus botões,não em relação ao aludido senhor,senão ao que o senhor denomina MIDIA,que pra mim é média,de mediar,e que para o JORNALISMO PEQUENO BURGUES que ele é,ideologicamente,não produz além da mediocridade.Se fosse eu,candidato em alguma eleição majoritária,convidaria todos os editores de todos os meios de comunicação,seus âncoras e demais colaboradores,todos eles desde que falem,para um diálogo coletivo e ao vivo,dialogo e não inquirição a que são submetidos todos os candidatos de eventos eleitorais,e com eles,após discutir as pautas livres e formatos,tentaria saber deles,já que todos tem opiniões sobre qualquer assunto,o que acham dos programas apresentados aos candidatos e suas repercussões,se aplicados,às políticas implementadas após as eleições.Dissecar todos os temas que ali se expõe e saber deles,o que dever-se-ia incluir,ao juízo deles próprios,para enriquecer os aludidos programas,mesu e dos outros.A atividade dos FORMADORES DE OPINIÃO?...Se assim o forem,certamente traria para o DEBATE,o que pensam esses BALUARTES DA DEMOCRACIA,os jornalistas isentos,que pairam acima das nuvens,como se fossem,como hoje se colocam,MARINAS E MALAFAIAS,no cenário eleitoral que estamos hoje vivendo.Tentaria isso,sr.Fernando.

  • ... Ou seja, durante os nefastos períodos em que o (des)governo DEMoTucano FHC *afundou a Plataforma P-36 e gastou **75 milhões de reais para [tentar!] trocar o nome da empresa para Petrobrax... Lá estava o delator Paulo Roberto Costa! O delator que, pasme, fala (sic), segundo o fascista folhetim que responde pela famigerada alcunha de 'veja'!...

    Isto sim é que é ilação, candidata Marina [Silva?! Natura?! Companheira?!]!

    *Explosão na P-36 foi causada por erros de manutenção e projeto, diz ANP
    A P-36 afunda na bacia de Campos, após fracasso em tentar salvá-la; nove corpos ficaram presos nela

    **Petrobras muda de nome para PetroBrax
    Nova marca comercial melhoraria participação internacional; custos para refazer logotipo chegam a US$ 50 mi

  • Olha. O que tem de neoliberal nas diretorias das empresas públicas e de economia mista no governo do PT... tá cheio. No Banco do Brasil de Dilma, os diretores perseguem grevistas e nas entrevistas para cargos eles questionam a participação em greves... esse é o PT de Dilma. Dilma e Marina são idênticas. Essa é a verdade.

    • Eu trabalho como oficial de manutenção nas agencias da caixa econômica federal
      de uma região metropolitana com quase 100 agencias da caixa econômica , conheço a maioria dos gerentes e gerentes gerais destas agencias e não conheço nem 1 que seja do PT ou que fale bem do PT ,todos cospem no prato que estão comendo e conheço muitos brasileiros que mudaram de vida para melhor neste 12 anos do PT , mesmo assim não reconhecem que estão melhor agora,sei que mesmo sem notar a maioria dos brasileiros foram sistematicamente ,por jornais ,revista e canais de televisão que são verdadeiros partidos políticos de oposição ao governo do PT , analisem comigo quando foi que alguns deste órgão falou bem do governo,se 1 coisa melhora 95 % a manchete será sobre os 5 % restante , metendo pau no governo ,sempre arruma 1 jeito de desacreditar ou minimizar 1 melhoria, enfim antes de 2002 a revista veja ainda tinha cunho jornalístico investigativo ,agora é mais 1 partido de oposição , para refrescar a memória vale apena ver este acervo digital anteriores a 2002 ,pelo menos olhem as capas das revista já dizem tudo .
      dizem tudo .
      http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

  • Ok. Começou com os tucanos.

    Então, explique aqui o que ele fazia num governo do PT ?

    O que Delcídio faz no PT , se até as pedras sabem que ele é tucano ?

    O que Paulo Bernardo faz no PT ?

    O que Hélio Costa ( Rede Globo ) fazia no Ministério das Comunicações ?

    O que Cardozo faz para evitar vazamentos seletivos para a "revosta" Veja e para a rede Globo?

    São perguntas pertinentes. Ou não ?

    Se eu estiver errado, corrijam , por favor.

    • As diretorias técnicas das estatais não podem ser ocupadas por critérios políticos. No máximo o Presidente, deve ser um cargo político. Mas a vigilância dos Conselhos de Administração e Fiscal não podem deixar a esculhambação e a destruição das empresas, seja em nome de quem quer que seja. Pois o dono das estatais não é o partido no poder, mas o Estado Brasileiro, que representa os interesses desse Povo sofrido e esbulhado.

  • Esse personagem e sua história é o exemplo melhor que cabe para argumentar com a candidata Marina (PS(D)B do B) que propõe ter os 'melhores', independente de partidos e das alianças.Ou com Aécio do titio voador. Esse foi o tal 'melhor' que usa e abusa do poder e, quando acuado, usa seus 'conhecimentos e experiências' para chantagear, negociar e até se safar para não responder às suas ações criminosas.

  • Segundo "toda propaganda da oposição, mídia, PSDB, DEM..." a corrupção é causa do "aparelhamento do Estado".
    Pois bem, a cada denúncia se comprova que o grande problema, ou o maior deles, foi não se ter abolido os tentáculos desses "opositores" que, em conhecendo o caminho das pedras, em momentos cruciais, quando se vêm acuados pelas urnas, introjetam seu veneno na cabeça do eleitor.
    Seria fácil reconhecer profissionais com mérito, não vinculados a partidos políticos dentro das estatais.
    Tudo é comprovado em SP e MG, onde o aparelhamento é total, sem chances desse problema acontecer. Só eles detém o "conhecimento".
    O PT, infelizmente, não aprendeu a conviver com isso. Um mensalão não bastou, agora tem que conviver com toda essa problemática.
    Quanto a mídia, essa a cada dia se degrada dentro de sua libertinagem...
    Que todos sejam punidos, dentro da devida legalidade, mas que se preserve o pais.

Related Post